domingo, 13 de dezembro de 2009

ALMOFADAS ANTI ESCARAS

Todos nós tetraplégicos sabemos o quanto é importante para nós usarmos uma boa almofada anti escaras quando sentados nas nossas cadeiras de rodas. E neste caso não há grandes dúvidas em afirmar que as da marca ROHO são das melhores.
O contra é que são muito caras. Para os segurados como eu, felizmente esse problema não se põe. Daí a importância de quando forem pedir seguradora almofada anti escaras peçam esta marca.

A maioria pertence ao SNS-Serviço Nacional de Saúde. Neste caso quando vão a consultas ou internamentos peçam para médicos vos prescrever esta marca e em geral é-vos fornecida a almofada com um preço muito reduzido. Outra parte é comparticipada pelo estado.

Até podem consegui-la sem custos, caso vossos rendimentos mensais sejam inferiores aos do Salário Mínimo Nacional (€ 475,00 a partir Janeiro de 2010) e tenham a sorte de serem atendidos por uma Acção Social justa.
Também podem tentar no Centro de Saúde da vossa área candidatando-vos ao abrigo fornecimento de Ajudas Técnicas/Produtos de Apoio.

ALGUNS MODELOS DE ALMOFADAS ANTI ESCARAS ROHO:

ALMOFADA QUADTRO SELECT ALTO PERFIL (bombocas com 10cm): a almofada que define o padrão da indústria para o desempenho global em cadeiras de rodas. Cada usuário irá beneficiar de um ajuste personalizado através do simples premir de um botão. O revolucionário ISOFLO oferece recursos de controle de memória de forma a mudar enquanto o usuário está sentado, permitindo ajuste procura rápida e fácil para maximizar a função. Com a built-in estabilidade e simplicidade do LOW PROFILE QUADTRO SELECT Almofada, já não vai ter que sacrificar a protecção da pele, máximo para conseguir a estabilidade, posicionamento ou conveniência.

Já usei muito tempo. Gostei, mas não achei para mim tão importante assim a questão do ajuste do ar. Eu aconselho para quem tem muito pouco equilíbrio ou nenhum.

Também há BAIXO PERFIL (bombocas com 5cm). Aconselhadas para pessoas mais activas e com mais mobilidade.
ALMOFADA ALTO PERFIL: (10 cm)de altura das células (bombocas) células aéreas interligadas oferecem excepcionais propriedades terapêuticas. Almofada recomendada para individuos com menos mobilidade e com elevados riscos escaras.

É a almofada que uso actualmente e gosto muito.

ALMOFADA BAIXO PERFIL: (5 cm)de altura das células (bombocas) células aéreas interligadas, maximizar a estabilidade do usuário ao protege-lo de um risco potencial do tecido quebrar. Leve e portátil, esta almofada é ideal para o indivíduo activo.
ALMOFADA ENHANCER: design único e sistema colector da linha média reforçada para canalização dos fêmures, estabilidade lateral e protecção de tecidos.

ALMOFADA LTV SEAT: o segredo para o conforto extraordinário desta almofada é a válvula. Ela permite que você personalize o banco para o seu nível de conforto específicos. É feita células de ar interligadas que permitem que o ar seja lentamente transferido de câmara para câmara e distribuir uniformemente a pressão do peso corporal. Ela pode ser facilmente transportado de sua scooter, para carro ou onde quer que você pode precisar de uma almofada para uso fora de uma cadeira de rodas.
ALMOFADA MINI-MAX: projectada para o indivíduo activo com baixo risco de ruptura da pele, oferece um poder de choque significativo e absorção de impacto, protecção da pele e da estabilidade. Excelente para desporto.

ALMOFADA MOSAICO: a mais simples de todas e por sua vez a mais barata também. A almofada mosaico é especialmente indicado para usuários que necessitam de uma almofada de protecção básica do nível da pele, apoio e conforto. Usando a tecnologia de flotação por ar, a almofada MOSAICO não é apenas confortável, mas o uso de células de ar interligadas para distribuir uniformemente as forças da almofada permite que seja utilizada de forma eficaz para a protecção da pele de baixo risco.

ALMOFADA HYBRID ELITE: combina a protecção da pele de forma fantástica corresponde à capacidade de ROHO SECO FLOATATION com a estabilidade da tecnologia de base Jay. Permite um novo alinhamento pélvico e estabilidade melhoradas para melhor posição e função, mantendo óptima imersão e envolvimento de ambas as tuberosidades isquiáticas e trocanter maior. Prevê redistribuição da pressão crítica em torno da área da bacia proporcionando-lhe protecção da pele superior.
RECOMENDADA: pessoas que estão em um risco moderado a elevado de ruptura da pele, necessitem de um bom posicionamento da pelve e membros inferiores,
ter dificuldade com o posicionamento de membros inferiores e alinhamento e tenham posturas dificultadas.

ALMOFADA NEXUS SPIRIT: oferece protecção para o esquio, sacro e cóccix através da colocação de uma almofada de apoio ROHO SECO flutuação. Incomparável na perfomance.é diferente de qualquer outra ROHO, você nunca viu antes. Ele combina a estabilidade de uma base de espuma contornada com o cuidado terapêutico para que ROHO SECO coxins são conhecidos. A base de espuma de contorno é desenhado para permitir uma maior estabilidade para as transferências e proporciona excepcional posicionamento da pelve e extremidades inferiores para postura sentada reforçada.




CUSTOM RECLINER SISTEMA: projectadas para as dimensões da cadeira do cliente, este sistema DRY FLOATATION fornece protecção atrás das costas e da superfície do assento.


ALMOFADA DE CADEIRA DE BANHO "COMMODE": projectada para cadeiras de sanitárias, assento muito cómodo, oferece os benefícios terapêuticos da almofada BAIXO PERFIL.
(tamanhos personalizados disponíveis)

Já usei mas não gostei porque ao sentar-me bombocas viravam-se para o lado e ocupavam muito espaço do orifio central da cadeira.

A ALMOFADA DE ABERTURA FRONTAL É A TOILET SEAT

NESTE CASO PARA A CADEIRA SANITÁRIA EU PREFIRO A ALMOFADA MULTICURE CUMFY (foto abaixo). Só se adquire por encomenda.
Tem um orifício central que pode ou não ser removido. Muito resistente. Tamanho: 40x40x3,0 cm e 45x40x3,0 cm.


ALMOFADA PACK-it: projectada para várias funções, ideal para as necessidades de usuários activos, a PACK-IT recheio é excelente para competição atlética, tomar banho, usar em viagem, ou como um suporte de escape, lombar e sacral. Peso 0,5kg. Tamanho: 16 "x 9,5"/41 cm x 25 cm.

ALGUNS EXTRAS INTERESSANTES:
PAD HEAL: para múltiplos usos, ajustável, oferece um auxilio terapêutico que ajuda na cicatrização do calcanhar, cotovelo e úlceras isquêmicas. Minimiza a pressão e fricção.
ALMOFADA DE APOIO LOMBAR: está disponível em um modelo padrão, ou pode ser personalizado para as necessidades de cada um. Design proporciona alívio de dores nas costas ou fadiga. Padrão em (10 cm de altura da célula). Peso: 1kg.
APOIO SACRAL: almofada de apoio personalizado Sacral destina-se a especificação do usuário. Projectada para ajudar a prevenir úlceras sacrais. Incentiva o posicionamento adequado.

O ROHO PLANAR SOLID SEAT INSERT: leve (1kg), base moldada que fornece uma base sólida para o assento da cadeira. Facilmente se encaixa sobre o assento ou até por dentro da capa de almofada ROHO. Melhor assimetria, evita a rotação do fémur.
CAPA UNIVERSA ou PERSONALIZADA (como é o caso da capa da foto): Capa protege almofadas ROHO do desgaste, furos, fluidos e os efeitos da degeneração do ozónio. Convém ter sempre mais que uma capa. Em caso de necessitar lavar uma, é só mudar. PERSONALIZADA: pode mandar fazer uma capa conforme seu gosto e estilo. Um video com mais informações
Aqui conheça melhor os produtos e principalmente a maneira correcta de usar as almofadas.


A ROHO faz almofadas projectadas para suas necessidades específicas.
Muitas almofadas por norma podem ser personalizadas com qualquer combinação das seguintes técnicas: variar o número de válvulas, compartimentos e altura das células, adicionar ou eliminar linhas de células para além dos modelos de dimensões de tamanho padrão. retirar as secções, ventilação / aberturas de drenagem através da base do assento, adicionar variações à almofada como apoio lateral que ligue directamente a cadeira de rodas aos apoios laterais, almofadas para senhoras, ambos os modelos ocidentais e Inglês, elaborar especificações para minimizar o choque, impacto, fricção e pressão.

ROHO pode produzir uma variedade de configurações baseadas nas necessidades individuais do cliente e as recomendações de seus fornecedores e prestadores de cuidados.

38 comentários:

  1. Gostei muito dessa postagem, porque é muito informativa e de grande utilidade para os cadeirantes. As imagens são ótimas!
    Eduardo, posso colocar o link dessa matéria no blog deficiente ciente? No mês passado postei algumas matérias sobre escaras, e essa postagem sobre almofadas será um complemento.

    Abraços!
    Vera

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma das Almofada ROHO citadas acima.
    A minha é a modelo QS99PLC tamanho 42x42cm baixo perfil.
    Nova sem uso. vendo barato.
    Almofada+capa+bomba R$ 900,00
    Se alguem interessar pode entrar em contato.

    Aguinaldo Jose
    Fones 31-3397-1810 // 31-8664-4525
    e-mail: aguinaldojose@oi.com.br

    ResponderEliminar
  3. Eduardo,
    Fiquei mt. interessada em adquirir uma dessas almofadas, o problema é o alto custo e n. temossituação financeira para tal.Gostaria de mais informações de como adquirir através do sistema único de sáude, ou seja,SNS.Se for possível me fornecer tal orientação ficarei imensamente grata.
    Gilda
    e-mail- gematne@bol.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho 1 almofada dessa e não valke nada abriu foi mas escara em me

      Eliminar
  4. Sim...muito bom as informações sobre o produto ,porém o mais importante da pesquisa vc ñ disse...onde compra ?? qual o sait ? o valor ??
    tudo isso né ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Pode adquirir no site: www.medicalshop.pt.
      Obrigado

      Eliminar
    2. Eduardo, só se for os modelos da Roho, este modelo: ALMOFADA MULTICURE CUMFY não têm.

      Eliminar
    3. Viva Eduardo, têm razão! O Eduardo não nos consegue facultar a marca, ou nome do fabricante? Pois com esse nome não conseguimos chegar a nenhum fabricante. Obrigado.

      Eliminar
    4. Eduardo, com os mesmos dados que vos facultei o Centro Ortopédico Phoenix consegui-me a almofada. Já a encomendei.
      Obrigado

      Eliminar
    5. Boa noite ! Tenho almofadas ROHO baixo perfil novas ! Posso vender por 300€ ! Se estiver interessado diga me !

      Eliminar
  5. Denise, em Portugal (onde vivo) todas as lojas da especialidade vendem este produto. É facílimo encontra-lo. Temos quase 400 lojas, nunca poderia referi-las todas.
    De qualquer maneira, no lado esquerdo do blogue pode conhecer algumas. Essas vendem.
    No Brasil infelizmente não sei. Mas basta fazer uma pesquisa. Conheço amigos que vivem aí e a encontram com facilidade. Se quiser que faça essa pesquisa e a informe, farei com gosto. É só avisar-me pelo mail do blogue.
    Quanto aos preços, diga-me o modelo que deseja saber o preço, que também lhe direi.
    Fique bem e disponha.

    ResponderEliminar
  6. Falando de almofads anti-escara.
    Alguém por aqui se lembra dumas almofadas que existiram à muitos anos, para quem está Tetraplégico à 27 anos como eu.
    Diziam que eram de geleia de carne. Fabricadas em Inglaterra. Havia 2 tipos. Umas a capa exterior era verde, a outra transparente.
    Naquele tempo em termos de almofada anti-escara era sempre o aconselhável. Era dificil alguém fazer escaras mesmo que muitas horas nelas.
    Se alguém souber alguma coisa, se deixaram de as fazer ou ainda continuam?
    Agradeço alguma imformação.

    ResponderEliminar
  7. José Carlos, sou tetraplégico há 20. Lembro-me de um modelo que usei durante muito tempo. O 3M. Com capa exterior verde não me recordo. A transparente sim. Será que se refere a esse modelo?
    Fique bem

    ResponderEliminar
  8. Há 20 anos ainda era a que os médicos receitavam no Alcoitão. Eu usei-a até mais tarde, não me lembro o ano. Naquele tempo só um hospital ao nível do Alcoitão podia passar uma receita dessas.
    Nunca liguei à marca ou ao modelo (é pena). Eram tão boas que julgava que iriam continuar para sempre. Sempre usei a verde pois a transparente fazia-me deslizar até cair da cadeira.
    Se alguém tiver a marca e o modelo, agradeço que diga pois poderia pesquisar na Net.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Acabei de falar com a responsável por uma das lojas mais velhas de Lisboa. Disseram-me que se lembram perfeitamente. Modelo era 3M. Tanto verde como transparente. Mas já não são comercializadas.
    Você precisava de uma? Talvez consiga já usada. Terei que ver com velha guarda...
    Não gosta da ROHO, VICAIR...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Eduardo,sou mãe de um tetraplegico com 26 anos e 09 de acidentado.O meu filho tem uma escara há +- 3 anos e quando fecha ele vai para a cadeira e abre novamente, creio que por falta de uma almofada especifica.Vi os comentários sobre esse modelo antigo de almofada.vc consseguiu mais informações e será que consegue uma usada para meu filho?Lhe ficaremos agradecidos.BH-MGerais.Me responda pelo e-mail zeliaalmeida_7@hotmail.com

      Eliminar
  10. Meu tio ficou tetraplégico recentemente. Ainda está internado no hospital. Está sendo bem difícil para ele e para toda a nossa família.
    Que tipo de almofadas devo levar para ele no hospital, que só fica deitado?
    Em quais locais devo colocar essas almofadas?
    Já levamos para ele o colchão articulado, mas como ele voltou para UTI, o hospital colocou ele novamente no colchão "casca de ovo".

    abraço e obrigada pelo blog!

    ResponderEliminar
  11. Leidiane, estas almofadas são para cadeira de rodas. Quando ele for para a cadeira, precisará usa-las.
    Na cama, basta o colchão antiescaras.
    Fique bem e melhoras para seu tio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMIGO BOM DIA!!SOU CADEIRANTE A 13 ANOS E JA TVR 2 SCARES,GOSTARIA SABER QL ALMOFADA ROHO POSSO USAR??PESO ACIMA 90 KLOS E NAO TENHO POUQUISSIMA SENCEBILIDADE.AHEI AQ ROHO Almofada Roho QS1010C High POR 1.000...OQ VC PODE FALA SOBRE ISSO// MEU EMAIL rodriguesbhcosta@hotmail.com

      Eliminar
  12. ZEZIN1955@HOTMAIL.COM23 de janeiro de 2012 às 04:24

    SOU PARAPLEGICO A 20 ANOS E SOU ATIVO NA CADEIRA MAS RECENTIMENTE PASSEI POR SERIOS PROBLEMAS ESTOU A PROCURA DE UMA ALMOFADA PARA PROTEJER DE NOVAS ESCARAS QUAL SERIA A IDEAL NO MEU CASO PESQUISEI ESSAS ROHO ACHEI INTERESSANTE MAS DEVIDO O PREÇO E NESSESSARIO ESCOLHER A QUI SE ADAPETA CERTO POIS O VALOR É ALDO PARA NÃO USAR E ONDE É O MELHOR LUGAR DE COMPRAR

    ResponderEliminar
  13. Se é ativo aconselho a modelo baixo perfil. Onde vende no Brasil desconheço.
    Também são comercializadas as almofadas da Tempur no Brasil:
    http://www.tempur.com.br/ são mais baratas e também muito competentes, mas continuo a preferir marca Roho.
    Boa sorte e fique bem

    ResponderEliminar
  14. Eu já usei roho e gostei. O problema para além de ser muito caras, furam com muita facilidade. Vou ter de comprar agora outra porque a minha acabou de furar com apenas 3 anos. Possivelmento vou trocar de marca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geralmente consegue-se remendar os furos. Existem remendos próprios. As próprias almofadas trazem alguns.
      Se quiseres experimentar outro modelo tens mais exemplos no blogue.
      Boa sorte

      Eliminar
  15. Tenham atenção ao facto da Roho ser de borracha e, o ar que está no seu interior, vai aquecendo (demasiado!) em contacto com o corpo. Poderá ser excelente, não digo que não, para quem passa pouco tempo sentado sobre a mesma almofada. Boas, boas, excelentes, eram as velhinhas 3M! Sempre frescas e não se escorregava, como diz um colega, se trocassemos a capa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reis, no meu caso a almofada 3M estava sempre a fugir pelas laterais do assento. Estavam sempre a empurra-la para dentro. Neste caso não era eu que escorregava e sim a dita.
      Obrigado pela dica.

      Eliminar
  16. Se o dizes, claro que acredito na tua experiência, Eduardo. Possivelmente terá a ver então com o tipo de cadeira, marca, concretamente com o tipo do assento, não é? No meu caso, falo numa 3M sobre um assento de tela, cadeiras velhinhas, claro, com 20 e mais anos. Mas, tinha sempre um cuidado: na(s) fronha(s) da almofada eram colocadas SEMPRE duas tiras autocolantes de forma a "colarem" nas outras que eu já instalara no assento da cadeira (ou que já vinham de fábrica).
    Até sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura não tinha os conhecimentos de hoje. Eu usava a 3M somente com aquela capa branca que a envolvia. Nem sabia que existiam esses autocolantes para a manterem fixa.
      Minha cadeira elétrica foi-me dada em 1991. Tinha base de assento parece-me num género de plástico. Modelo era idêntico ao das normais manuais de agora. Fazia um buraco no meio. rs
      Fica bem

      Eliminar
  17. tenho um filho tetraplégico ,ha 9 anos.Há quatro anos ele apareceu com uma ulcera de pressão que sara e volta.Ele usa uma cadeira motorizada freedon.Por favor alguém sabe como fechar essa ferida e que tipo de almofada ele deve usar?Ele pesa mais ou menos 60 quilos.Me respondam pelo e-mail zeliaalmeida_7@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Oi,adorei a sua postagem. Quando você fala em segurado quer dizer o que? Pedir para o plano de saúde?

    ResponderEliminar
  19. Oi. O que quer dizer "segurado"? Conseguiu pelo plano de saúde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivo em Portugal e segurado significa por aqui quem está protegido por um seguro.
      A minha tetraplegia foi devido acidente de trabalho e tinha um seguro de trabalho.

      Eliminar
  20. Olá! Quais requisitos é avaliado para se considerar um paraplégico ativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem tem uma vida mais ativa: pratica desporto, trabalha, realiza as tarefas em casa, viaja sozinho e não depende de terceiros para quase nada.

      Eliminar
  21. Olá meu querido Eduardo sou a Carla Martinho e como sabes tenho a minha mãe semi acamada, ela passa o tempo todo sentada no cadeirão conforto mas preciso de uma almofada anti escara pois a nádega dela num lado esta a ficar com uma rodinha vermelha e pode desencadear escara , e como conheces infelizmente montes de marcas , qual a melhor para ela que passa o tempo todo sentada e ainda para a cadeira de rodas? Obrigada e beijinhossss , se quiseres dá a resposta no face.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Na minha opinião a marca "roho" (acima) continua a ser a melhor. Mas existem outras marcas muito competentes também como é o caso da "stralock": http://tetraplegicos.blogspot.pt/2015/03/starlock-star-cushion-minha-nova.html e não só.
      Mas cada caso é um caso. O que aconselho é solicitares que os técnicos das lojas se desloquem a tua casa e avaliem a tua mãe e vos aconselhem.
      Tens a Ergométrica, Mobilitec, Ortomedicinal, etc.
      Boa sorte e dispõe

      Eliminar
  22. Ola Eduardo preciso comprar uma almofada roho quadtro select low profile cushion medidas 41 x41 e 5,5 cm de altura aonde posso comprar e o preço no Brasil se puder no estado de São Paulo ...preciso urgente Desde já fico grato .
    Paulo

    ResponderEliminar