sábado, 21 de novembro de 2009

CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA (CESD)

Com o Cartão Europeu de Seguro de Doença é mais fácil para os cidadãos dos 27 Estados-Membros da União Europeia, incluindo Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça, terem acesso os cuidados de saúde durante as visitas temporárias ao estrangeiro.

Portanto, se vai de férias, em viagem de negócios, tirar uns dias para descansar ou estudar no estrangeiro, não se esqueça de obter um cartão. Ajudá-lo-á a poupar tempo, transtornos e dinheiro se ficar doente ou sofrer ferimentos durante a sua estada no estrangeiro.

Na prática, quais são as vantagens do cartão?

O cartão garante o mesmo acesso aos cuidados de saúde do sector público (ou seja, um médico, uma farmácia, um hospital ou um centro de saúde) que os cidadãos do país que está a visitar. Se for necessário receber tratamento médico num país em que os cuidados de saúde não sejam gratuitos, o portador do cartão será reembolsado imediatamente ou mais tarde, quando regressar ao seu país. A ideia é receber os cuidados de que necessita para permitir a continuidade da sua estada.

No entanto, é importante referir que o cartão não cobre os custos de cuidados de saúde no estrangeiro caso a sua viagem tenha como objectivo obter tratamentos para uma doença ou lesões que já tinha antes de viajar. O cartão não abrange igualmente prestadores de cuidados de saúde do sector privado.

O cartão Europeu de Seguro de Saúde (CESD) deve ser pedido no centro distrital da Segurança Social da área de residência do requerente. Pode ainda ser pedido nos vários subsistemas de saúde (ADSE, SAMS, etc.), bem como na Loja do Cidadão.

Se tiver problemas de saúde, que devam ser conhecidos em situações de urgência, deve também levar consigo o Cartão Sanitário Europeu de Urgência.
É um cartão, utilizado a nível de todos os Estados-membros da União Europeia, destinado às pessoas que apresentam problemas de saúde, que precisam de ser identificados rapidamente em caso de urgência, como, por exemplo, problemas alérgicos, diabetes, ataques ou doenças neurológicas, glaucoma, etc. Este cartão não é obrigatório e não lhe dá acesso a cuidados de saúde gratuitos. É passado pelo médico de família, ou por médico privado, a seu pedido. Pode ser obtido no seu Centro de Saúde

No caso de viajar para países fora da União Europeia, pode informar-se junto do delegado de saúde, do Centro Regional de Segurança Social, da Embaixada do país para onde se desloca, ou da sua Companhia de Seguros, sobre o que fazer em caso de doença.

Outros países com os quais Portugal se encontra vinculado por Acordo ou Convenção bilateral de segurança social:aqui

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! participo de um curso a distancia e preciso apresentar um trabalho sobre a inclusão dos alunos tetraplegicos,preciso pensar em instrumentos que facilitem a vida desses meninos na escola,peguei algumas informações postadas aqui, no entanto queria algo especifico pra o meu trabalho. Agradeço caso possa me ajudar.
    denise

    ResponderEliminar
  2. Denise,
    terei muito gosto em ajuda-la no que me for possível.

    Responda-me por favor para o mail do blogue: tetraplegicos@gmail.com se reside em Portugal ou no Brasil.

    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. Amigo me chamo Victor Manoel e sou paciente renal crônico e faço hemodialise 3 x na semana dia de segunda/quarta/sexta, sou estudante de inglês e tenho muita vontade de viajar para estudar e ouvi falar nesse cartão europeu de seguro de doença so que não tenho muita informação sobre o mesmo, moro no Brasil em Belém/PA.Por favor peço que alguem me ajude com isso me explicando direitinho sobre isso.

    Desde ja agradeço a todos e obrigado pela atenção.

    Meu email: vic_mlp@hotmail.com
    Telefone celular: (91)8337-0803

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Victor este cartão destina-se aos residentes na União Europeia, como é o caso de Portugal. Para brasileiros não serve.
      Fique bem

      Eliminar