quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TETRAPLEGIA E TREINO INTESTINAL

Todos nós tetraplégicos, sabemos o quanto é difícil e imprevisível controle do nosso intestino e por sua vez "treino intestinal". É óbvio que nuns mais difícil que nos outros.
Torna-se desconfortável maioria das vezes falar no assunto por se tratar de algo intimo. Mas é importante que o façamos para que nossas trocas de experiências nos possam ser úteis e ajudarmos-nos mutuamente.

Tenho recebido muitas mensagens sobre o assunto, e verifico que maioria fica aliviadissíma ao saber que não é o único a ter acidentes intestinais e problemas.

Todas as pessoas com uma lesão na medula espinhal têm o potencial para perdas intestinais involuntárias, devido à falta de sensação, e a incapacidade de sentir quando o recto está cheio. Nada a fazer.

Bem sei que estes acidentes intestinais,são um dos aspectos mais angustiantes das nossas vidas pós lesão. Têm um enorme impacto sobre a nossa auto-confiança, impacto social que reduz as nossas actividades recreativas, impacto negativo de oportunidades educacionais e de emprego, nessas horas até a dignidade desaparece.
Principalmente o que mais desejaríamos era não ter que nos entregarmos nas mãos dos outros quando nos acontece uma perda. Faria-mos tudo para que esses momentos não existissem.
Digo-vos: para mim é um momento que ainda não consigo viver sem constrangimento, angústia, vergonha...mas fazer o que?


QUAL É A FUNÇÃO DOS INTESTINOS?

O tubo digestivo é composto pelo estômago, intestinos grosso e delgado, cólon, recto e canal anal, sendo os intestinos a maior parte deste sistema. O intestino delgado é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos, conforme estes transitam por sua extensão.
Já o intestino grosso tem como função fermentar o alimento que não foi digerido e extrair a água de seu conteúdo, desidratando-o e transformando-o em fezes.

Fezes,que em seguida, são armazenadas no lado esquerdo do intestino grosso, até que sejam esvaziadas do corpo num momento conveniente, por meio de evacuação. Um movimento intestinal que acontece quando o recto, que é a última parte do intestino está cheio.

Quando o recto está cheio. Uma mensagem acciona os músculos para mover as fezes para baixo através do intestino. Outra mensagem permite que saibamos que é hora de ir à casa de banho, enviando uma mensagem para o cérebro através da medula espinhal, que também controla os músculos, na abertura do recto (ânus). Este músculo chamado esfíncter anal, permite-nos controlar a ejecção das fezes.
Nos nossos casos devido à lesão da espinal-medula perdemos a capacidade de controlar o reflexo de esvaziar o intestino quando o recto está cheio.

POSSÍVEIS MÉTODOS DE ESVAZIAMENTO INTESTINAL:

Cada programa intestinal deve ser individualizado visando atender as necessidade pessoais de cada um e o tipo de doença ou de lesão nervosa. Programa esse elaborado por técnicos especializados durante nosso internamento após trauma.

- ESTIMULAÇÃO DIGITAL E REMOÇÃO MANUAL DAS FEZES
Movimentos circulares com o dedo no recto causam relaxamento do esfíncter anal.Usar luva bem lubrificada. Deve-se evitar o mais possível para que não crie habituação.
Remoção deve ser feita principalmente quando se detectam "fecalomas", remoção essa com movimentos suaves e circulares.

- SUPOSITÓRIO
Dulcolax (estimulante do nervo final do recto causam contracção do intestino) ou glicerina (puxa água para dentro do bolo fecal estimulando a evacuação). Há quem necessite de 1/2, 1 ou até 2. Conforme indicação do médico.
Em geral administra-se supositório quando deitado em decúbito lateral esquerdo. Após alguns minutos de actuação ir para cadeira sanitária que facilitará defecação devido à gravidade.
Muitos impossibilitados de se sentarem fazem todo o processo na cama. Uns fazem treino de manhã, outros à noite. Deve-se fazer em dias alternados embora haja quem o faça com maiores intervalos, mas sempre no mesmo horário.
Também há quem necessite de em conjunto com supositório, tomar comprimido Dulcolax ou outra marca. Geralmente 6 a 8 horas antes do treino.

Maioria de nós sabe que nem sempre os métodos acima funcionam, por isso ficam abaixo algumas dicas usadas por muitos como auxilio:

Principal é fazer uma alimentação saudável, com ingestão do maior número de fibras possível, fruta e água; evitar beber bebidas gaseificadas, tomar uma colher de sopa de xarope (laevolac é o mais comum) diluído em água uma ou duas vezes ao dia, duas colheres de sementes de linhaça ao pequeno almoço misturadas com iogurte... leite...ou o que desejar, 1 colher de sopa de xarope de maçã reineta + kiwi ao dia diluído em água, crianças 1 colher de chá, 2 ameixas secas por dia ou umas horas antes do treino colocar 4 ameixas naturais num copo de água a ferver e antes do treino tomar o conteúdo, kiwis ao pequeno almoço, um copo de sumo de laranja natural diariamente, massagens na direcção dos ponteiros do relógio durante o treino,alimentos fortalecidos com fibras (como iogurtes, leite, próprias fibras), gelatina diariamente, etc., et.,

Mas mais importante que tudo, é cada um ir se conhecendo e ir verificando o que funciona consigo.
Nem sempre o que é bom para um o é para outro. Há quem nunca coma arroz, bananas e outros produtos porque lhes cria obstipação. Outros não comem feijão,legumes verdes, marisco, etc., porque lhes faz diarreia...eu nunca deixei de comer nenhum alimento. Dia de treino é que evito ingerir uma grande quantia de fibras. Eu diversifico o máximo minha alimentação. Cada caso é um caso.

Aconselho pedirem vosso médico prescrição de um medicamento para eliminar flatulência. Além de perderem aquele inchaço abdominal e eventual mal estar, evitam aquela desagradável situação de cheiros inoportunos quando menos se espera.

Existe também no mercado um "tampão anal" muito fácil de colocar e usar. Permite inclusive a passagem do flato.
Mais informações contactem a COLOPLAST PORTUGAL através da linha verde: 800203826. Visto existirem dois tamanhos de tampão, peçam uma amostra que vos será enviada para casa sem custo nenhum.
Chamo a vossa atenção para outros equipamentos contidos no site. Eu uso material deles há anos e além da simpatia e profissionalismo dos funcionários, seu material é de excelente qualidade e sempre que tenham dúvidas eles mandam-vos amostras para casa.

30 comentários:

  1. Este é o melhor e mais completo blogue sobre a temática da deficiência. Os meus parabéns e fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo elogio.

    Faço o que posso, mas longe do que desejaria.

    Apareça sempre.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de dizer que conhecemos bem o problema e conseguimos muito sucesso com um metodo natural. A cada tres dias faz-se uso de dois comprimidos de Sene 300 mg e uma xicara de chá , sempre a noite no dia anterior a ir ao banheiro. A colica é leve mais perseptivel e não é algo rapido , da tempo para se organizar e chegar em casa.

    ResponderEliminar
  4. Amandinha, muito obrigado pelo conselho.

    Para interessados aqui fica mais informação:
    http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=855&tipo_doc=fi

    Fique bem

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Meu noivo tem 10 meses de lesão e, conforme aprendemos no Hospital Sarah Kubitschek, fazemos a remoção manual das fezes diariamente. Desta forma minimizamos o risco de "acidentes" em momento inoportuno. Até então não tivemos problemas, e como ele não tem sensibilidade nunca sentiu desconforto. De uns 2 meses pra cá ele recuperou o movimento abdominal e consegue fazer um pouco de força para ajudar no esvaziamento.
    Porém há dois dias ele começou a reclamar muito de uma dor intensa na parte de trás da cabeça no momento em que introduzimos o dedo para a mobilização e retirada das fezes. A dor cessa momentos após interrompermos o procedimento e volta quase que instantaneamente se tentamos fazer novamente. A dor é tão intensa que ele não aguenta esperar que terminemos, pede para parar pois a cabeça dói muito, com fortes fisgadas.
    Não sabemos que relação há entre o intestino e a cabeça para isso acontecer, mas tudo indica que a dor de cabeça é proveniente do toque retal.
    Estamos sem saber o que fazer, pois isso tem tornado essa rotina intestinal penosa tanto para ele quanto para nós (a mãe dele e eu) que cuidamos dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcela, deve consultar o vosso médico. Um certo desconforto e subida da tensão arterial quando é introduzido o dedo para retirar as fezes, acontece com alguns tetras, mas dor intensa como descreve desconheço.

      Eliminar
    2. essa dor e neurogenia tambem tenho se o procedimento for feito deitado eu recomendo que treine intestino sentado cadeira de banho.

      Eliminar
    3. tenho 26 anos de tetra e treino intestino um dia sim outro nao e compro glicerina de litro e utilizo uma seringa de ponta de 60ml , adciono 20ml e aplico e aguardo e repito umas 3 vezes.

      Eliminar
    4. Meu filho é paraplégico a 21 anos pra ir ao banheiro ele usa minilax sentado na cadeira de banho quem passou pra ele foi o Sarah cubichek

      Eliminar
  6. Artigo muito completo e informativo. Se pretender aglomerar informação às dificuldades intestinais pode encontrar aqui.

    ResponderEliminar
  7. Artigo muito completo, muito informativo.
    Publiquei recentemente no meu perfil um artigo sobre o assunto se quiserem mais informação.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado pelo artigo, muito informativo

    ResponderEliminar
  9. Essa matéria tá de parabéns meu amigo ficou tetraplegia a poucos meses e Eu queria ajudar mais nao sabia como ajudar nem ele sabia qual seria suas dificuldades.muito obrigada pelo artigo

    ResponderEliminar
  10. lavagem com água morna é recomendável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alguns sim, mas deve consultar o seu médico.
      A pera com canula de 360 ml da PIC também costuma ser utilizada para lavagem.
      Boa sorte

      Eliminar
  11. Por favor, qual lado que devemos colocar para o utente para o esvaziamento intestinal, em DLE ou DLD !?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok, sendo assim pode-nos relembrar e informar o porquê!? A enfermeira na altura nos explicou mas,...

      Eliminar
    2. Penso que tem a ver com a posição do intestino grosso. Encontra-se ligado ao reto no lado esquerdo. Virado para esse lado facilita a saída das fezes.

      Eliminar
  12. Boa tarde, meu nome é Geovane fiquei tetraplégico mais voltei a andar, meu intestino só funciona óleo recino com suco de laranja pra mim foi que deu certo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas Geovane e boa sorte.

      Eliminar
    2. Geovane gostaria de fazer umas perguntas, como disse que voltou a andar.. por gentileza poderia me chamar no e-mail. A sua superação é uma história incrível e poderá ajudar muito o meu irmão Gleicienevs@gmail.com

      Eliminar
  13. Uso direto bisnaga matrilax para evacuar, única firma que encontrei,tem algum problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geovane gostaria de fazer umas perguntas, como disse que voltou a andar.. por gentileza poderia me chamar no e-mail. A sua superação é uma história incrível e poderá ajudar muito o meu irmão Gleicienevs@gmail.com

      Eliminar