sábado, 11 de maio de 2019

Canudo Articulado acessível para beber. Hidratação com independência

Tomar água é uma orientação médica válida para todas as pessoas. A lenda diz que devemos tomar pelo menos dois litros de água por dia, mas isso não é uma verdade absoluta, e isso depende de vários fatores. Para saber a quantidade ideal de água para o seu corpo, você deve considerar o nível de atividade física, clima, metabolismo, peso, dieta, estado geral e até o consumo de álcool. Veja as orientações do Dr. Dráuzio Varella assistindo o vídeo Quanto de água devemos beber.


Muitas pessoas levam pequenas garrafas para terem sempre uma reserva de líquido disponível, afinal nunca se sabe quando teremos algum lugar para tomar água e não se deve tomar água em grande quantidade de uma vez. Ficar preso no trânsito é um bom exemplo, a não ser que algum ambulante se aproveite da situação para vender água nos congestionamentos.

Existem opções feitas para esportistas, que são mochilas de caminhada que possuem um reservatório de líquido com um canudo plástico flexível. Nada impede também que você use uma dessas no seu cotidiano, ou até adaptar essa idéia numa mochila ou bolsa que combine mais com o seu estilo.

Pessoas que possuem uma mobilidade mais reduzida, como tetraplégicos que não conseguem ou tem dificuldade de movimentar os braços, geralmente dependem de ajudantes para poder conseguir beber algo. É muito com quando se pode eliminar tarefas importante e corriqueiras, para ter uma maior independência, o que resulta numa melhor qualidade de vida. Poder conduzir a própria cadeira de rodas, por exemplo, mesmo com um equipamento motorizado é uma enorme satisfação para essas pessoas. Ingerir líquidos, principalmente água, também é muito importante e deveria ser uma rotina de todas as pessoas.

A foto da capa mostra uma garrafa chamada Giraffe Bottle com um canudo conectado na tampa. O nome quer dizer Garrafa Girafa em português, e faz uma comparação humorada porque é como se o longo canudo fosse o pescoço de uma girafa. O canudo é feito de dezenas partes ligadas, que tem uma certa resistência, mas também se movimentam. Com esse sistema, você pode colocar o canudo na posição que quiser, e ele fica parado do jeito que você deixou. Então você pode praticamente personalizar a posição dele. Além disso, a garrafa pode ficar em diferentes lugares, como na cadeira de rodas, cama, mesa e onde mais achar conveniente.

Serve também para idosos com mobilidade reduzida. Minha mãe teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tem dificuldade de esticar os braços e segurar objetos. Então quando está na sala assistindo televisão, por exemplo, fica difícil pegar um copo de água na mesinha, mesmo estando do lado. O canudo funcionaria parecido com aqueles microfones de mesa com hastes flexíveis, que você puxa para falar e depois empurra para o lado quando terminou. É só um movimento e não precisa ficar segurando.

E para completar da melhor forma, numa época de práticas sustentáveis, ter um canudo permanente evita usar os canudos descartáveis, que em muitos lugares já são proibidos. Até mesmo em bares, restaurantes ou qualquer lugar onde servirem uma bebida, pode pedir para colocar o equivalente, quando é comprado, diretamente na garrafa. Assim colabora ainda mais, pois os copos descartáveis ainda são amplamente utilizados.

Fonte: Turismo Adaptado


Sem comentários:

Enviar um comentário