domingo, 30 de agosto de 2009

HELIOTERAPIA E ÚLCERAS DE PRESSÃO


O banho de sol (ou helioterapia) foi utilizado pelos antigos terapeutas da Índia, da Grécia e do Império Romano.
  A luz é incontestavelmente a nossa primeira fonte de vida: todos os processos bioquímicos da natureza dependem dela, em particular o ciclo de transformação do carbono. A luz solar pode se decompor, através do prisma, em sete cores principais. Os raios que tem o maior comprimento de ondas são os raios vermelhos e infravermelhos, fontes de calor. Na extremidade oposta, os raios violetas visíveis, mais os ultravioletas, têm um comprimento de ondas mais curto. Os poderes curativos dos raios solares muitas vezes foram atribuídos aos raios ultravioletas.
Mesmo que este se encontre escondido por algumas nuvens, os efeitos benéficos do prâna matinal se manifestarão na qualidade da respiração.
De acordo com a ciência ocidental, além da regeneração da pele e ajudar na cicatrização ulceras pressão, também são atribuídas as seguintes virtudes terapêuticas aos raios solares (incluindo os raios ultravioletas):

Estimulação de todas as funções do corpo;

Estimulação da digestão e da assimilação;

Efeito positivo sobre a circulação sanguínea;

Efeito positivo sobre a circulação da linfa;

Pigmentação natural da pele - tisnado (e não bronzeado);

Aceleração da eliminação pelos poros da pele;

Acção sobre o processo de síntese da vitamina D (anti-raquítica);

Acção bactericida;

Acção analgésica.

Portanto, a radiação solar, particularmente intensa sobre o litoral, provoca um aumento dos efeitos benéficos sobre o organismo humano, mas também dos perigos em que se incorre no caso de exposição excessiva.
Esta intensidade explica-se pela pureza do ar, mas também pelo papel de espelho reflector que desempenha em parte, á superfície do mar.
As radiações solares têm uma tripla acção: elas fornecem a luz, o calor e provocam acções químicas. Sob o efeito dos raios infravermelhos, a temperatura da pele eleva-se, os capilares dilatam-se, a terminações nervosas são estimuladas. Além disso, os poros abrem-se e a eliminação dos resíduos é acelerada.
Estes raios, de um grande comprimento de ondas, penetram em profundidade. Contrariamente aos ultravioletas ( de fraco comprimente de onda ) que morrem desde que encontram a pele. Eles provocam, entretanto, antes de desaparecer, reacções químicas interessantes:

O bronzeado que, para além de considerações estéticas submetidas ás flutuações das modas, prova que a pele endureceu, ganhando em resistência e em vitalidade.

A síntese de certas substâncias entre elas a vitamina D.

Portanto A helioterapia só lhe traz benefícios, desde que bem aplicada e por técnicos especializados, pois as radiações solares aumentam a produção dos glóbulos vermelhos e são dotadas de um poder anti-microbiano.

ACRESCENTO: via algumas vezes colegas na sua cama, em lugares apropriados e com feridas expostas por alguns minutos aos raios solares e só mais tarde me apercebi do porquê.

Sem comentários:

Enviar um comentário