quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO E ACESSIBILIDADE HUMANAS

Em 2010, Portugal vai formar os primeiros licenciados europeus em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. O curso abriu no ano lectivo 2007/2008 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O curso tem como objectivo formar técnicos capazes de utilizar a tecnologia ao serviço da melhoria das condições de vida das populações com necessidades especiais - pessoas com deficiência, idosos e acamados.

O plano curricular da nova licenciatura da UTAD aposta na interdisciplinaridade e atravessa áreas que vão desde as tecnológicas (Informática, Engenharia Mecânica, Electrónica e Automação, Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade) até às ciências sociais (Reabilitação, Gerontologia, Gestão, Serviço Social).

A Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas é um curso de 1º ciclo criado em 2006 de acordo com o modelo de Bolonha, com a duração de três anos (seis semestres) e com 180 ECTS.

A licenciatura responde às necessidades de formar novos profissionais nesta área, como aliás ficou identificado no Programa Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação e no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade aprovados em Conselho de Ministros em 2003 e 2006 respectivamente.

Mais detalhes: aqui e aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário