terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ASAS DE FERRO


São quase sempre associados a doentes mentais, intelectualmente incapazes de fazerem uma vida normal.

Quantas vezes já não nos cruzamos com alguém numa cadeira de rodas e pensámos imediatamente num deficiente mental? A verdade é que a paralisia cerebral pode significar apenas um problema motor, cujos sintomas podem variar desde uma leve contracção até uma deformidade severa.

Há casos de doentes com paralisia cerebral que conseguiram tirar cursos superiores, com médias verdadeiramente surpreendentes, mas que depois esbarram com todos os problemas ligados à deficiência em Portugal: falamos da falta oportunidade de emprego, os apoios sempre insuficientes por parte do estado, a discriminação e ainda e sempre o olhar indiferente dos outros.

O Governo fala num investimento nunca visto no nosso país: cerca de 80 milhões de euros para serem aplicados numa área, que é pouco dizer, tem sido negligenciada ao longo dos anos.

O caminho a percorrer ainda é longo, muito longo... Esta reportagem foi encontrar velhos abandonados, à espera de um fim de vida com dignidade, adultos que cresceram atrofiados em cadeiras feitas à medida de uma criança. Quem tem dinheiro, consegue ainda pensar num futuro, quem não tem, resta a essas famílias imaginar o que poderia ter sido feito.

«Asas de Ferro» é uma reportagem Ana Leal, com imagem de Júlio Barulho e montagem de Miguel Freitas, que fala da angústia de todas essas famílias, mas também da força e da coragem de quem, apesar de tudo, não quer desistir.

ACRESCENTO: ONTEM AO ASSISTIR ESTA REPORTAGEM FUI INVADIDO POR SENTIMENTOS VÁRIOS. CHOREI, GRITEI BEM ALTO NO MEU SILENCIO DE SEMPRE, ENVERGONHEI-ME, QUIS MORRER, REVOLTEI-ME... ACOLHI COM TAL INTENSIDADE A DOR E REVOLTA DESTES MEUS COMPANHEIROS/AS DE LUTA QUE ME FOI IMPOSSÍVEL DORMIR.
E, EU, QUE ESTOU INFELIZMENTE ACOSTUMADO A LIDAR COM CASOS DRAMÁTICOS RELACIONADOS COM DEFICIÊNCIA, MAIS VEZES QUE DESEJAVA.

Não deixe de ver o vídeo, AQUI.
Fonte: TVI

2 comentários:

  1. Olá Eduardo!
    Gostaria de congratulá-lo por este excelente blog.Tem imensa informação interessante e relevante, e de certeza que o Eduardo é uma inspiração para muitas pessoas que vivem o mesmo problema.Tomei a liberdade de lhe enviar um pequeno filminho, que é uma verdadeira lição de esperança e de força de vontade. Espero que o consiga ver!
    Eu não sou tetraplegica mas trabalho diariamente com pessoas com diferentes problemáticas e sei que este país é "padrasto" para a resolução de muitas situações. Acredito no entanto que existe uma maior sensibilização para a deficiência (seja ela qual for) e que já se nota uma mudança comportamental.
    Pelo menos eu quero acreditar nisso! :)
    Continue com este excelente blog e acredite que as suas palavras podem fazer a diferença.
    Um abraço de admiração
    Magda

    http://www.youtube.com/watch?v=GwFUPARx3cw&feature=related

    ResponderEliminar
  2. Magda, obrigado pelas lindas palavras.
    Eu já conhecia esta força da natureza e exemplo para todos nós que é o Nick.
    Ele tem uma paz de espírito e age com uma naturalidade deliciosa.

    Também já estive a conhecer o seu: http://vislumbresdaoutramargem.blogspot.com/ muito
    sensivel! Gostei.

    Magda, eu também acho que muitas coisas estão pouco a pouco a melhorar. Mas quando me deparo todos os dias com aberrações tremendas, volto á realidade e tristeza aparece.

    Fique bem.

    ResponderEliminar