domingo, 21 de fevereiro de 2010

FUTEBOL EM CADEIRA DE RODAS ELÉCTRICA


O futebol em cadeira de rodas eléctrica é um desporto colectivo que está em pleno desenvolvimento, que provoca muita adrenalina. É necessário o domínio de si próprio, uma boa destreza de movimentos e... ter uma cadeira de rodas eléctrica e jogar com uma bola de basquetebol.

Esta modalidade, criada em França em 1991, está aberta a todas as pessoas que utilizem cadeira de rodas eléctrica. Na parte da frente da cadeira eléctrica é aplicado um pára-choque, que no final de cada jogo é retirado, sem que a cadeira sofra algum dano ou alteração. Os jogos desenvolvem-se num campo de basquetebol normal aproveitando os seus limites espaciais. A duração do jogo é de quinze minutos, em cada uma das duas partes e as balizas são constituídas por duas traves. De forma a evitar que a bola não deixe o campo de jogo, existem planos inclinados nas partes laterais do campo. Apesar de os princípios do jogo serem os mesmos do futebol clássico, algumas regras foram acrescentadas, de forma a compensar a não existência da terceira dimensão.

O futebol é realmente o desporto por excelência em Portugal, praticado por todos , que por ele são apaixonados. Quantas crianças em cadeira de rodas, não gostariam de jogar futebol? Provavelmente, uma maioria! E então...Porque não?!

Ao futebol em cadeira de rodas não existem restrições de idade, de sexo, de patologia, mesmo se tratando de competição. Nesta prática, basta ter cadeira eléctrica, gostar de jogos colectivos e ter ou desenvolver o espírito de equipa. Posteriormente, desenvolver-se-á o sentido táctico e psicológico do jogo.

Veja o vídeo sobre o campeonato do mundo realizado no Japão, aqui.

Fonte e restante informação, no site da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

2 comentários:

  1. Incrível, Eduardo!!

    Que interessante esse tipo de esporte! Assisti o vídeo e pude perceber a alegria e emoção dos jovens jogadores.

    Realmente o esporte desenvolve a criatividade e o espírito de equipe.

    Abraços,
    Vera

    ResponderEliminar
  2. Vera, o mais interessante é que aos poucos vão criando modalidades diferentes de desporto e assim abranger um maior número de praticantes.

    Fica bem

    ResponderEliminar