sexta-feira, 29 de junho de 2012

Faleceu o Dr Carlos Lima

Um dos médicos e investigadores portugueses mais reconhecidos internacionalmente, Carlos Lima Costa, morreu na sexta-feira, 22 de Junho, vítima de enfarte. Na altura estava na sua casa em Badalinho, Vila Franca de Xira. Carlos Lima Costa, 57 anos, neurologista e investigador no Hospital Egas Moniz em Lisboa, era coordenador de uma equipa responsável por devolver aos doentes paraplégicos e tetraplégicos a possibilidade de voltar a caminhar através de uma técnica que usava células da mucosa olfactiva para tratar lesões da medula espinal.

Numa entrevista concedida a O MIRANTE em Outubro de 2011 dizia que se Portugal investisse em ciência como investe em futebol seria o melhor do mundo. Dizia-se alarmado com a fuga de jovens investigadores para o estrangeiro e confessava que Vila Franca de Xira era uma cidade deprimida. Na sessão da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira de 25 de Junho foi aprovado um voto de pesar pela morte do investigador. O presidente da assembleia, Orlando Sequeira (Coligação Novo Rumo), destacou o carácter íntegro de Carlos Lima Costa e a sua notoriedade internacional.

Fonte: O Mirante

8 comentários:

  1. tive a honra e o privilégio de ter conhecido pessoalmente o homem, a pessoa e menos o médico, Carlos Lima, com muita pena mais um grande homem e ciêntista desapareceu, e como ele dizia, se tivesse sido um homem do futebol, toda a gente lhe prestava vassalagem, assim só soube quem o conhecia e os da sua terra, muitos ainda nem sabem que já não se encontra entre nós, paz á sua alma, morreu mais um grande vilafranquense, onde foram colocadas novos nomes em ruas, não ficava mal uma com o seu nome

    ResponderEliminar
  2. Hoje estou triste …. Muito triste.
    Tive a honra e o privilegio de conhecer pessoalmente este fabuloso Medico e toda a sua equipe, foi um Medico que me disse á 4 anos quando me operou … “Tó, posso não te por a correr, mas que farei tudo para melhorares isso não tenhas menor duvida de mim”
    E é verdade, melhorei bastante e continuo a melhorar graças aos conhecimentos científicos deste Homem.
    Adoraria o poder dizer vezes sem conta como todas as vezes que estive com ele “ Dr… Eu nunca vou desistir de continuar os tratamentos que tanto você se esforçou para que eu venha melhorar ”.
    A prova disso é que melhorei bastante, não ando como andava é verdade, mas com dificuldade e ajuda de umas ortóteses e moletas eu ANDO, o meu organismo melhorou como o meu equilíbrio, e a pouco e pouco isto vai dando mais sinais de melhoria, devagar é certo, mas Roma e Tavira não se fizeram num dia…. .
    OBRIGADO Dr. Lima por me ter ajudado.
    Descanse em paz, um dia eu estarei ai para o abraçar.

    “Peniche, 22 de Julho de 2012”
    (Paraplégico)
    António Pereira

    ResponderEliminar
  3. Como é possível!
    Foi um choque e uma dor tão grande que senti ao ter conhecimento da existência de mais uma estrelinha a brilhar no Céu!
    Porquê tão cedo? Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz!
    Muito obrigada Dr Carlos Lima pelo ótimo médico e homem que foi nestas bandas e até sempre!
    Os meus mais sentidos pesâmes a todos os entes queridos e amigos.
    Maria Adelaide Sousa

    ResponderEliminar
  4. nunca tive o prazer de conhecer esse GRANDE HOMEM PORTUGUES,tinha a esperança de ele poder ajudar o meu filho que é tetraplegico, mas quero acreditar que mesmo nao estando entre nós vamos pensar muito nele e na sua força e ele nos ajudará.Que descanse em paz

    ResponderEliminar
  5. El ha muerto físicamente pero su conocimiento es el camino que Dios va a usar para ayudar a mucha gente que está sufriendo.Su nombre va a permanecer para siempre.

    ResponderEliminar
  6. Só hoje li esta notícia e fiquei em choque. Foi o médico mais humano que conheci. Fez me acreditar na vida, na força de vontade e coragem. Tenho muito orgulho de o ter conhecido, mesmo que tenha sido na urgência do Egas...

    ResponderEliminar
  7. Sentida homenagem a um grande homem, num país pequeno.
    Partiu quando tanto havia a esperar e tantos o esperavam.
    Repouse em Paz, Senhor Dr. Carlos Lima Costa.
    Até um dia - Costa Esteves

    ResponderEliminar
  8. Grande homem com letra bem grande um senhor da inovação era e será sempre um grande amigo

    ResponderEliminar