Acrescentando que «muitas famílias têm hoje a seu cargo pessoas com deficiência ou outro elevado grau de dependência», o Ministro explicou que «muitas vezes essas famílias também precisam de descansar e assim encontram um local onde podem deixar o seu dependente». E adiantou que muito em breve terá mais novidades sobre esta matéria.
Pedro Mota Soares inaugurou dois equipamentos sociais em Mira Sintra, de iniciativa do Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, onde anunciou esta nova medida, que vai permitir criar vagas em lares de idosos para familiares dos dependentes.
Este tipo de alojamento coloca-se em situações de necessidade de afastamento por motivos vários, que impossibilitem temporariamente o assegurar os cuidados do familiar.
O acolhimento em Convalescença e/ou para Descanso do Cuidadorserão rigorosamente avaliados pelos serviços de saúde e serviço social, que validarão a pertinência do acolhimento.
Mais informações: RNCCI
Este é um tema que penso ser URGENTE, não só porque a população vive cada vez mais anos, como há cada vez mais desempregados e a qualidade de Vida é cada vez menor!!
ResponderEliminarQue interessa ter mais Anos de Vida se não damos Vida aos Anos?
Viver só para esperar a Morte? NÃO!
Totalmente de acordo. Mas como sabe, nosso Governo prefere a institucionalização a proporcionar-nos uma vida independente.
ResponderEliminarFique bem
Valha-me Deus Sr Mota Soares..OS CUIDADORES MUITAS VEZES PRECISAM DE DESCANSAR... Pense bem Sr porque não arranjam pessoas para dar uma ajuda a estas familias. O sr sabe que em outros Países mandam assistência distipulada para cada caso uma vez por semana a casa e não só...Com tanto desemprego não falta profissionais para estes cargos...
ResponderEliminarO Sr Mota Soares não pode perder seu precioso tempo connosco. Tem mais que fazer.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário.