segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Adaptable: projeto de vestuário inclusivo

Chama-se ADAPTABLE e tem como objetivo desenvolver vestuário inclusivo, através da adaptação
de peças de vestuário disponíveis no mercado às necessidades específicas de pessoas com necessidades especiais (deficiências e incapacidades, temporárias ou permanentes), englobando também uma vertente de formação na área do tailoring, orientada para pessoas com deficiências ou incapacidades, de forma a potenciar a sua integração no mercado de trabalho.

Enquanto instituição que visa promover o reforço da qualidade de vida das pessoas com deficiências e incapacidades, nas suas diversas vertentes, o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia é um dos parceiros deste projeto. Neste participam igualmente o Instituto do Emprego e Formação Profissional, MODATEX – Centro de Formação Profissional da Industria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios e várias associações e entidades do setor têxtil e vestuário. A responsabilidade do projeto é da ADAPTABLE – Associação para a Integração e Valorização das Pessoas com Necessidades Especiais.

No âmbito deste projeto, o Centro promoveu um conjunto de sessões de formação para técnicos do MODATEX e da ADAPTABLE. Estas visavam, entre outros objetivos, compreender o impacto das alterações das estruturas e funções do corpo no desenvolvimento das atividades diárias das pessoas com deficiências e incapacidades e identificar técnicas básicas de modelagem e/ou costura para execução do vestuário adaptado e/ou inclusivo. Uma das sessões decorreu nas instalações do Centro, tendo contado com a participação de clientes do CRPG. Estes serviram de modelos para os formandos, partilhando as suas necessidades em termos de vestuário.

Fonte: CRPG

Sem comentários:

Enviar um comentário