domingo, 5 de março de 2017

Livro: Pessoas com Deficiência em Portugal

A deficiência pode ser perspectivada de formas diversas, cada uma delas com potenciais de emancipação distintos para as pessoas com deficiência. Na sociedade portuguesa a deficiência tem sido reduzida às incapacidades dos corpos e a uma narrativa fatalista de tragédia pessoal.


Segundo este modelo de entendimento, as restrições e obstáculos vivenciados pelas pessoas com deficiência resultam directamente das suas supostas limitações funcionais. Tais concepções têm validado a construção da imagem das pessoas com deficiência como sujeitos passivos e dependentes, o silenciamento das suas vozes e alimentado políticas sociais opressoras e excludentes das pessoas com deficiência em Portugal. 

O presente ensaio pretende abrir uma reflexão sobre esta realidade, de forma a contribuir para um questionamento cultural e sociopolítico dos fenómenos de menorização, opressão, pobreza e exclusão social vivenciados pelas pessoas com deficiência na sociedade portuguesa e para a construção de novos caminhos emancipatórios.

Podem adquirir AQUI o livro por somente €3,15

NÓS: Ensaio da autoria do investigador do CES Coimbra, Fernando Fontes. um grande estudioso e conhecedor da nossa causa e responsável pela maioria dos estudos sobre deficiência em Portugal, e a quem agradeço o fazer favor de ser meu amigo.

Não deixem de ler também uma das excelentes entrevistas que deu. Neste caso ao jornal i:

Fernando Fontes. “A lei infantiliza os deficientes, pode até incitar os agressores”

Sem comentários:

Enviar um comentário