A autarquia, focada na inclusão social das pessoas portadoras de deficiência, apresentou um Plano Municipal de Desporto Adaptado para que todos, sem exceção, possam melhorar a condição física, a confiança e autoestima.
A preocupação com a prática desportiva de pessoas com mobilidade reduzida não é de agora, mas, a partir de setembro, a autarquia vai “iniciar um programa concelhio, de caráter anual, que faz parte da preocupação com a coesão social, do Plano Municipal de Saúde e de quando se diz que ninguém fica para trás nas políticas sociais”, afirmou Joaquim Couto.
A novidade, desvendou, “é que a partir de setembro arranca o campeonato do desporto adaptado municipal, que terá várias modalidades adaptadas à deficiência”.
João Correia é uma das imagens de marca do desporto adaptado. Para onde quer que vá, este atleta paraolímpico leva Santo Tirso no coração. Começou a prática desportiva há 17 anos e na altura tinha que se deslocar a Braga para poder praticar desporto. Agora, diz, Santo Tirso está preparado para receber todos os atletas e é importante “tirar as pessoas portadoras de deficiência de casa, porque o desporto permite atingir metas que achamos inalcançáveis”.
Fonte: Jornal do Ave
Sem comentários:
Enviar um comentário