sábado, 2 de fevereiro de 2019

Aplicação da Associação Salvador recebeu mais 650 queixas sobre acessibilidades

Aplicação da Associação Salvador recebeu mais 650 queixas sobre acessibilidades.


A aplicação para telemóvel "+ Acesso para Todos", da Associação Salvador, recebeu mais de 650 reclamações por problemas com acessibilidades, mais do dobro das recebidas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em 2017. Desde maio de 2018, a plataforma já recebeu mais de 2600 avaliações de espaços, entre estas avaliações contabilizaram-se cerca de 650 reclamações. Quando é feita uma reclamação ou avaliação neste serviço, a informação é reencaminhada para o INR e para as Câmaras Municipais.

Esta aplicação é gratuita e pode ser instalada por todos. Serve para avaliar locais quanto à sua acessibilidade tendo em conta três indicadores: casa de banho acessível, existência de estacionamento reservado a pessoas com deficiência, entrada sem impedimentos e circulação interna sem obstáculos.

De acordo com a Gestora de Projetos de Acessibilidades da instituição, Joana Gorgueira, a aplicação permite classificar os locais como acessíveis ou não acessíveis. "Muitas dessas reclamações que foram feitas são de locais que são de exceção à Lei. Isso quer dizer que todos os locais com menos de 150 metros quadrados não têm que ser acessíveis. Isso pra nós não faz muito sentido porque às vezes a barreira é um simples degrau, que pode ser resolvido com uma rampa à entrada". Ela conta ainda que existem casos de sucesso de empresários que melhoraram a acessibilidade de padarias e restaurantes, por exemplo, por causa da sensibilização.

A gestora de projetos diz que a chave para a mudança está em mais fiscalização. De acordo com Joana Gorgueira, a falta de vigilância feita pelas Câmaras Municipais e pelas restantes autoridades pode ser compensada com a participação da sociedade. "Se houver esse efeito multiplicador de todos nós individualmente na sociedade tivermos este papel ativo, se calhar conseguimos que a mudança aconteça mais rapidamente. Porque neste momento a fiscalização não está a acontecer, e isso tem que mudar para que Portugal se torne mais acessível. Para além disso, é importante que cada um de nós sensibilize o sítio onde vamos todos os dias", remata.

A ferramenta está inserida no programa “Portugal Mais Acessível” e foi criada há oito meses para denunciar situações de incumprimento com questões de acessibilidade.

Fonte: Rádio Comercial

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