terça-feira, 6 de abril de 2010

Densitometria Óssea...Osteoporose...Tetraplegia...

Alguns dos atentos e fiéis leitores do TETRAPLÉGICOS, devem ter lido o que escrevi sobre minhas dúvidas, de dar continuidade ou não, ao meu posicionamento de pé, numa cadeira de rodas de verticalização.

Como tenho um enorme grau de osteoporose. Há o perigo de meus ossos não suportarem o peso do meu corpo, e fracturarem.
Eu, e minha médica fisiatra, optamos por fazer alguns testes durante 7 meses. Alteramos a medicação e alimentação.

Fui fazer uma nova Densitometria Óssea.Iremos compara-la com a que realizei em Agosto de 2009 e verificar se houve alterações, e se houve, esperar que sejam positivas. Só desejo, que sejam o suficiente para que eu possa fazer verticalização sem correr perigo.

DENSITOMETRIA ÓSSEA é um exame feito através de um aparelho capaz de determinar a massa óssea de alguns ossos do nosso corpo, verificando assim a quantidade de perda óssea e o risco de fractura. Também ajuda a detectar a baixa densidade óssea antes de ocorrer fractura, a confirmar um diagnóstico de osteoporose numa pessoa que já teve uma fractura, a determinar a taxa de perda óssea quando o teste é feito anualmente, e a controlar os efeitos do tratamento em controlos anuais.

OSTEOPOROSE é uma doença causadora do enfraquecimento dos ossos, que pode levar a fracturas espontâneas ou com pequenos esforços.

Normalmente, a parte interna do osso parece uma esponja. Com a osteoporose é como se os buracos na esponja começassem a ficar maiores e mais numerosos. Os ossos ficam com a sua resistência diminuída e muito mais sensíveis a fracturas.

A osteoporose progride sem sintomas ou dor até que ocorra fractura, geralmente na bacia, coluna ou punho.

Para quem tem dúvidas sobre estado do seu esqueleto ósseo este é o exame aconselhado. Somente convém saber sua altura e peso.

Exame em pessoas sem dificuldade de mobilidade é-lhes pedido que substituam a sua roupa por um roupão. Nós basta-nos mostrar-lhes a nossa dificuldade em trocar de roupa, que pormenor é ultrapassado. Em cima do aparelho, afastam-nos calças e ou outra peça de vestuário para baixo, para que botões, fechos e fivelas de metal não intercedam com exame.
Mais informações sobre Densitometria Óssea e Osteoporose no site dos Médicos de Portugal

8 comentários:

  1. Espero que sejam positivos...
    Também já fiz uma densitometria óssea que acusou alguma descalcificação num joelho mas felizmente não é assim nada preocupante.

    ResponderEliminar
  2. Eu também, Ana!
    Falta-me só mais uma eco e análises, depois irei levar tudo até ao CMRA e logo se verá.

    Obrigado e fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Tomara q tudo ocorra como o esperado.
    Ai! Fiquei preocupada, não fico de pé só de joelhos, minha fisioterapeuta disse q é essencial para evitar a osteoporose. Vou voltar a esse assunto com ela.

    ResponderEliminar
  4. Espero sinceramente que os resultados sejam positivos e que te permitam tentares a verticalização, sei o quanto te faria feliz conseguires isso, das experiencias anteriores que tiveste e que te permitiu ver o mundo de maneira bem diferente daquela que estás habituado. Estou a torcer muito, amigo.

    ResponderEliminar
  5. ANDREA, não fazes posicionamento de pé, porquê?
    Sim, nada como estares informada.

    JORGE, tudo vai ser o que terá que ser. Nem quero pensar muito nisso agora.
    Obrigado pela força.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  6. Tomara que vc possa melhorar bem com os avances da densitometria ossea, tudo vão estar bem, não se preocupe. força que se pode sair adiante!

    ResponderEliminar
  7. Eu tetraparédica, estou com osteoporose com risco elevado de fratura. Faço descarga de peso mas, intercalo o tempo de uma hora, sentando e levantando. Será que surte efeito.

    ResponderEliminar