sexta-feira, 23 de abril de 2010

Concavada - Gosto de aqui morar









Já vivi e trabalhei em grandes cidades. Mas nada se compara ao viver num lugar assim.Sair de minha casa, e poder circular com a cadeira de rodas pela localidade toda, sem obstáculo nenhum, e ou necessidade de transportes, este contacto com a natureza e sossego não tem preço. Para nós que temos muitas limitações, é uma sensação de liberdade incrível...

Nos dias de hoje, interior felizmente já não é sinónimo de isolamento e esquecimento. Escolhe-se viver aqui por opção e pela boa qualidade de vida. Até porque estamos servidos de excelentes vias terrestres. 15 minutos separam-nos de Abrantes, sede do Concelho e 1h30 de Lisboa. Para já não falar dos caminhos-de-ferro. Estação das Mouriscas a 10 minutos e Rossio ao Sul do Tejo a pouco mais.

Conheçam um pouco mais sobre esta freguesia com menos de 800 habitantes: Concavada foi em tempos uma terra de pescadores e oleiros. Situa-se na parte oriental do concelho, a sul do Tejo. Tem uma estreita fronteira com o concelho de Mação a norte, e os restantes vizinhos são as freguesias de Alvega a leste, São Facundo a sul, Pego a oeste e Mouriscas a norte. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com as Mouriscas e com Mação.Concavada é o berço de um grande poeta, António Botto, que nasceu aqui em 1897. Foi escritor, viveu no Bairro de Alfama, em Lisboa. Empregou-se muito novo numa livraria, tornando-se amigo de Fernando Pessoa.



10 comentários:

  1. Não conheço...mas parece-me um local agradável para viver. Acima de tudo, que sejas feliz! Beijo amigo. Susana Duarte

    ResponderEliminar
  2. Então estás convidada a conhecer.

    Pelo menos aqui sou livre. Feliz não direi. Mas quase...

    Bom ter-te por aqui. Beijo também para ti.

    ResponderEliminar
  3. Parece ser uma localidade muito simpática e agradável para viver com tranquilidade.Realmente deve ser fantástico poder andar para todo o lado sem ter que recorrer ao carro ou aos transportes.Eu moro numa vila por opção(não gosto muito da confusão das grandes cidades)mas apesar de ter a tranquilidade e o ar puro,que também senti na tua descrição e nas imagens que colocaste,nas tenho essa facilidade na circulação.
    Obrigada pela partilha desse cantinho do teu mundo.Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Também tenho sorte porque Concavada fica numa planície. Tudo plano...

    Eu vivo no campo literalmente. É maravilhoso!

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  5. Que lugarzinho lindo! Fiquei encantada! Tbm moro no interior mas nem de longe lembra essa maravilha de poder ir e vir com liberdade. Adorei conhecer!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. E nem 800 habitantes existem, Andrea! É uma maravilha circular sem limites. É outra qualidade de vida.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  7. Linda cidade, Eduardo!! Aconchegante, tranquila e muito limpa! Viver numa cidade assim significa saúde e qualidade de vida.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Gosto mesmo muito de morar no interior. Foi aqui que tive o acidente e aqui também resolvi ficar.

    Tive o acidente ao serviço de um restaurante onde era o responsável. Depois do acidente voltei a exercer as mesmas funções e acabei por compra-lo. Um dia falo sobre esses tempos.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  9. Sr Eduardo, antes de mais, mesmo antes de me apresentar, queria felicitá-lo por todas as batalhas já vencidas e por todos os novos objectivos que vai sempre "arranjando" e tentando cumprir ou ultrapassar. Espero que o Sr esteja bem e, espero que se esteja a dar bem com o estatuto de trabalhador-estudante. Podia felicitá-lo em qualquer uma outra página, em que fosse abordado um outro assunto, história ou conquista, mas faço-o nesta, pois é onde apresenta uma localidade tão especial para ambos, por falar nisso, passo agora a apresentar me, sou o Zé (zézito), como a minha avó trabalhava no seu restaurante, eu almoçava algumas vezes convosco enquanto andava na primária, também me lembro de ir com ela visitá-lo quando foi para a sua nova casa, sim, é verdade, os anos que já passaram, mas apesar de ser ainda miúdo (na altura(;-D)), mas lembro-me de si, uma força de vontade e motivação enormes, como pude ver, ao ler certos artigos, essa imensa força de vontade ajudou-o imenso e sempre acabou por lhe dar mais vontade de viver e marcar a diferença, fico muito feliz por isso e por si. Aqui fica um grande abraço, muitos parabéns por todas as suas vitórias

    ResponderEliminar
  10. Ó Zézito, obrigado pelas lindas palavras! Lembro-me bem de ti, da tua irmã Zélia e pais. Sempre foste muito educado, pelo comentário parece-me que o continuas a ser. Nunca mais nos encontramos. Quando passares por aqui diz alguma coisa. Será um prazer dar-te um abraço.
    Espero que tudo esteja a correr bem na tua vida.
    Fica bem
    Eduardo

    ResponderEliminar