A história dos Jogos Paralímpicos: da reabilitação de soldados feridos na Segunda Guerra a competições de alto rendimento

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 chegam 128 anos depois da primeira competição que se tem notícia entre pessoas com deficiência ser organizada, em Berlim. Mas o que se convencionou chamar de "Movimento Paralímpico" começou na Inglaterra, como parte da reabilitação de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial.

Dos primeiros Jogos Paralímpicos - em Roma 1960 -, até hoje, houve uma grande expansão, com a inclusão de atletas com diferentes capacidades e condições físicas. Nas últimas décadas, a tecnologia fez as competições evoluírem. 

Hoje, atletas de esportes Paralímpicos testam equipamentos que serão desenvolvidos para uso da sociedade em geral, de modo semelhante ao que acontece com os pilotos de Fórmula 1. Nos Jogos de Londres 2012, recordes de público e competições antológicas ratificaram: o movimento que derruba preconceitos e promove inclusão social também é pop, capaz de emocionar e divertir as massas.

Comentários