quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Plano de acessibilidade pedonal de Lisboa

No quadro das minhas funções no Núcleo de Acessibilidade da Câmara Municipal de Lisboa, estou a participar no desenvolvimento do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa.

Este Plano tem por objectivo tornar Lisboa acessível, impedindo a criação de novas barreiras, promovendo a adaptação das edificações existentes e mobilizando a comunidade para a criação de uma cidade para todas as pessoas.

A participação é essencial para o desenvolvimento deste Plano – ao longo de todo o processo, e logo desde o primeiro momento.

Em 18 de Setembro foi realizada a primeira sessão de auscultação, dedicada ao Espaço Público. Ao longo de um dia de trabalho, 40 cidadãos imaginaram uma Lisboa acessível, apontaram os problemas de hoje e geraram soluções para os resolver.

Este grupo integrou representantes de diversas organizações da comunidade, cidadãos com deficiência em nome individual e técnicos de serviços municipais com competências e intervenção em matéria de espaço público.

Tenho agora o prazer de lhe enviar, para conhecimento, o Relatório da Sessão. A quem vive em Lisboa, mostro o estamos a fazer, e deixo um convite para que se envolva no processo (escreva-me para pedro.gouveia@cm-lisboa.pt).

Para quem vive noutros concelhos, aqui fica um exemplo do tipo de trabalho que se pode fazer quando se quer desenvolver um Plano de forma participada. Os planos não têm de ser grandes nem complicados, e a participação não tem de ser uma "barafunda" - basta seguir um processo transparente e estruturado. Se alguém quiser trocar ideias, fico ao dispor.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Homem de Gouveia

Sem comentários:

Publicar um comentário