sábado, 10 de outubro de 2009

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA


Como tenho recebido muitos pedidos de informação sobre a sequência da minha preparação para implante Neuroestimulador Vesical, resolvi actualizá-la.

Como já sabem dia 29 de Setembro último, fui consultado pelo Urologista. Pediu que tirasse uma Ressonância Magnética à coluna.
Ao marcar exame clínica questionou-me sobre eventuais materiais contidos no meu corpo. Expliquei que tenho placas e parafusos introduzidos para restaurar minhas vértebras cervicais aquando do acidente em 1991. Responderam-me que sem uma autorização do hospital onde fui operado especificando o tipo de material e se ficam responsáveis pelo exame, eles não fazem a Ressonância.
Segundo clínica corre-se risco de vida fazendo este exame sem conhecer tipo de material que temos dentro do corpo. Agora restauram-se com titânio, naquela altura não faço ideia.

O QUE É RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

A RMN é um tubo largo envolto por um campo magnético circular, que utiliza dois fundamentos físicos, o magnetismo e as ondas de radiofrequência. Para efectuar este exame, o paciente deverá ser deitado numa marquesa movível que o leva para dentro do tubo magnético potente, que alinha os núcleos de hidrogénio da água do seu corpo. São então enviados curtos pulsos de radiofrequência fazendo com que o seu corpo emita sinais que são transformados em imagens por um computador.
1, Videos aqui com mais informação. , 2, e 3,

Pedi autorização ao Hospital São José e aguardo.

Quis também deixar aqui esta informação, pois quem eventualmente for fazer este tipo de exame, fica esclarecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário