segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Apoios da CP a pessoas com deficiência

Toda a pessoa com deficiência com uma incapacidade igual ou superior a 80% pode fazer-se acompanhar por outrem em viagens para qualquer percurso, excepto suburbano, nos Caminhos de Ferro Portugueses (CP), tendo o acompanhante direito a ser-lhe emitido um bilhete a título gratuito, válido para o mesmo comboio e percurso em 2ª classe.

A pessoa com deficiência pode beneficiar da Tarifa 2 em 1, mediante a apresentação à CP do Bilhete de Identidade e da Declaração Multiuso.

Para obtenção do bilhete gratuito, quer nas bilheteiras da CP quer em transito, sempre que for o caso é obrigatória a apresentação da Declaração. Caso deficientes das Forças Armadas. Apresentarem cartão respectiva entidade..

O SIM - Serviço Integrado de Mobilidade, é um serviço centralizado através de uma linha telefónica – 808 208 746, orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE), e está disponível nos dias úteis das 07h00 às 18h00.

Através deste serviço o Cliente com Necessidades Especiais poderá:
Obter informações sobre o que a CP tem para lhe oferecer, a nível de
- acessibilidade dos comboios da CP e estações da rede CP;
- acessibilidade equipamentos;
- condições comerciais;
- outros serviços orientados para este Cliente;
- outros pontos de informação ou envio de sugestões;
- serviço de assistência no embarque, em viagem e no desembarque;
Ajuda a planear a viagem oferecendo-lhe as melhores condições de conforto e segurança;
Solicitar assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque.

Serviços que têm que ser solicitados com 48 horas de antecedência e já com compra feita dos bilhetes.

DESCONTO 25%

O que é?

Decorre de um Protocolo celebrado entre a CP – Comboios de Portugal e o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. que prevê descontos de 25% na aquisição de bilhetes mediante a apresentação do “Cartão de Deficiente”.

Em que serviços é válido?
Este desconto é válido nos serviços de longo curso (Alfa Pendular e Intercidades) e regional (Regional e Inter-Regional).

Como posso beneficiar deste desconto?
Podem pedir o cartão e beneficiar deste desconto as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% e com baixos rendimentos. O cartão pode obter-se nas bilheteiras da CP (Longo Curso e Regional) e tem a validade de dois anos.

Observações:
Os Deficientes das Forças Armadas não são abrangidos por este Protocolo, na medida em que já beneficiam de descontos específicos.

Fonte e informação completa: CP

Sem comentários:

Enviar um comentário