sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cadeira de rodas Permobil. Fiquei convencido

Sempre me recusei a experimentar uma cadeira de rodas da marca Permobil. É daquelas coisas que não sabemos porquês, e nem queremos explicar. Nem sou de dizer que não gosto de algo que mal conheço. Embirrei com a marca e ponto final. Maioria dos meus colegas tetraplégicos usam-na, e os que não a usam desejam vir a fazê-lo. Bem tentava saber porque essa mania da Permobil, mas embora todos falassem nesta e naquela vantagem, continuava na minha. Acho que um dos grandes factores porque as rejeitava era parecerem-me enormes, nada práticas, desconfortáveis até. Mas acabei com essa minha intransigência e resolvi experimentar o modelo C400. Opção por este modelo não foi minha, deixei essa questão nas mãos do representante da marca para a Península Ibérica, que é a Mobilitec.
Gostei do que vi e pelo menos minha cisma desapareceu. Vou tentar conhecer outros modelos. Muito segura e adaptável à nossa postura e qualquer terreno. Circulei por cima de obstáculos, subi rampas inclinadas, andei sobre relva, piso de terra irregular, poças de água e aparentemente fiquei convencido. De certo que que foi só o inicio e por isso tenciono conhecer ao pormenor os outros modelos. Mas para quem até á pouco tempo recusava sequer chegar perto, é uma grande mudança.
(Tendo como referência os joelhos, vejam as diferenças de postura entre a Permobil acima, e minha Quickie Salsa abaixo.)
O que mais apreciei foi sem dúvida a segurança que a cadeira transmite e a maneira profissional como os representantes da marca, Sr Manuel Ribeiro e Daniel me fizeram a avaliação e me elucidaram sobre o equipamento. Quando na maioria das lojas que vendem este tipo de material, nem sequer se preocupam em ter acessibilidades (já me recusei a ser avaliado na rua por algumas casas), louvo o facto da Mobilitec ter nos seus quadros uma equipa multidisciplinar composta por profissionais desde terapeuta ocupacional a assistente social. Acho fundamental conhecerem nossa patologia, saberem o que vendem e a quem vendem. A nível de posicionamento também me agradou. Não consigo ter o tronco direito, uma postura nada adequada e que com o tempo me criará problemas, mas é única maneira que encontro para não começar logo a ter dificuldades em respirar. Neste modelo foi possível encontrar um meio termo através da basculação do encosto.
A minha Salsa só permite basculação do conjunto (encosto e assento). Ao nível do suporte dos pés fiquei agradavelmente surpreendido. A Quickie Salsa não me permite ficar com as pernas totalmente elevadas na horizontal. Fico com os joelhos dobrados e a fazer pressão no ísquio, com a Permobil isso não acontece. Ficam totalmente esticadas e sem pressão nenhuma, o que permite que fique totalmente na posição de deitado. Outra função do suporte de pés é a possibilidade de os encolher automaticamente, o que dá jeito por exemplo em certos elevadores. Agradou-me também a impossibilidade de se virar com facilidade. Devido a uma queda fiquei com fobia, com esta isso nunca acontecerá (ver vídeo).

Resumindo, a cadeira torna-se ainda mais pequena em cumprimento que a que uso actualmente. Todas estas vantagens deixaram-me com outra ideia sobre esta marca e provavelmente será minha próxima cadeira de rodas.

10 comentários:

  1. Deixo-vos comentários de dois amigos no facebook, sobre esta cadeira:

    Paulo Taneco Para mim a melhor e é a que tenho, Invacare TDX S.

    Fernando Luis 6 rodas..?nem de borla!! traçao traseira,isso sim

    Nós Tetraplégicos Porquê Fernando? Qual modelo aconselhas?

    Nós Tetraplégicos Já experimentas-te alguma Permobil Paulo Taneco? Vou experimentar outros modelos...

    Paulo Taneco Não, a minha foi a cadeira do ano em 2010 na feira de acessórios na Alemanha Dusseldorf.

    Sérgio Lino Guarani-kaiowá mas quanto custa? rs

    Paulo Taneco A minha foi mais cara porque tem todos os rebatimentos, ou seja: levanta as pernas, reclina toda para trás tipo cadeira de dentista, as costas são também ajustáveis, sobe em altura (eleva a base do acento), tem o kit de luzes enfim... foi tudo 12mil€

    Paulo Taneco é isto +/- http://www.osteopoise.com/wp-content/uploads/2012/06/2012-06-28-10.49.59-e1341223122636.jpg

    http://www.osteopoise.com/wp-content/uploads/2012/06/2012-06-28-10.49.59-e1341223122636.jpg
    www.osteopoise.com

    Sérgio Lino Guarani-kaiowá não dá, isso fica mais carro ke um carro usado ano 2002 aki no Brasil!!!

    Paulo Taneco Pois, esta cadeira é o meu carro, vou trabalhar e venho nela.

    Fernando Luis ...aquela k te falei ha tempos e k irei receber mt em breve,esta...https://skydrive.live.com/#cid=7B7BD86F0DDE78E0&id=7B7BD86F0DDE78E0%212118 ainda em acabamentos..

    Nós Tetraplégicos Paulo Taneco, a minha Salsa: http://www.sunrisemedical.com/products/product_detail.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=845524447450520&FOLDER%3C%3Efolder_id=1408474395811499&ASSORTMENT%3C%3East_id=1408474395301479&bmUID=1268925060124&bmLocale=es_ES com as mesmas funções que a tua. Nunca me seduziu a Permobil. Achava-as muito grandes e nada práticas. Mas hoje fiquei com outra ideia. Esta que experimentei hoje tem todas as funções que referes e muito mais. O suporte de pés é muito mais fácil para transferências, encolhe para caber em espaços pequenos e a nivel de basculação tem outras vantagens.

    Fernando Luis da permobil so a street c traçao traseira...vi ha tempos 1 cad. 6 rodas a tentar sair na CP-alges......k filme!! 2 rodas peq. na carruagem..as outras 2 eq. no cais,e pasme-se as centrais d traçao no ar!! p mim,n obg.

    Nós Tetraplégicos Não acedo teu link Fernando.

    Nós Tetraplégicos Sérgio Lino Guarani-kaiowá aqui idem. Infelizmente são carissimas, assim como tudo que se relaciona connosco.

    Nós Tetraplégicos Explica-me melhor isso da tração. O que preferes Fernando.

    Nós Tetraplégicos Referes-te a esta Fernando Luis? http://www.permobil.com/Portugal/Products/Alla_modeller/Street-Corpus/

    Portugal - Produtos - TODOS OS MODELOS - Street Corpus - Permobil
    www.permobil.com
    Com propulsão traseira, motores mais rápidos, design robusto e moderno, Street é...Ver mais


    Fernando Luis traseira claro,ve isso...http://www.wheelchairdriver.com/Quickie-Sunrise-f55s.htm

    Quickie F55s Sunrise Medical MODIFIED Powerchair
    www.wheelchairdriver.com
    Modified Sunrise Medicsl Quickie F55s Powerchair Specs

    Fernando Luis sim essa street,ja viiste a foto k envioei

    Natalia Pereira Obrigada por partilhar.

    Nós Tetraplégicos Ah, lembro-me. Se nunca quis permobil por parecerem uns monstrengos, imagina esta! Não gosto. Como andarias com ela em casa?

    Nós Tetraplégicos Que cadeira usas atualmente Fernando Luis? Explica-me melhor a importância que dás á tração.

    Fernando Luis 66cm largura,1,10cm comprimento...axas monstrengo?' e...esses pneus c 15cm dao-te mt conforto+sao tubeless=menos furos,bateria d litio =+++autonomia,fichas anderson k permitem cargas rapidas=45m=90% carga,13.5kph.........k + keres eduardo?

    Fernando Luis ja te dei+acima exemplo d traçao...má traçao

    Fernando Luis uso esta meyra sprint gt..tb alterada a bombar 13kph..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Edú! Nunca considerei de ter uma cadeira motorizada, sequer em testar, mas olhando seu post e o test-drive, deu até vontade de ter uma.
      Fica bem meu camarada rsrs!

      Flávinho Caldeira

      Eliminar
    2. Flavinho, não consigo comandar uma manual. Só destas.
      Fica bem

      Eliminar
  2. Olá Fernando estás tão orgulhoso pela tua arrastadeira bombar 13 km h, não estás interessado a vir aqui ao norte fazer um test-drive ao lado duma storm x da invacare? trás o Eduardo para contar os copos!

    ResponderEliminar
  3. Excelente artigo, até dá vontade de também experimentar essa máquina! ... E já que estamos a falar delas... Vocês quando têm que enviar para a assistência, quanto tempo em média costumam esperar que a cadeira volte? Eu comprei uma há cerca de 1 ano, e infelizmente já teve que ir por 2 vezes à casa por problema electrónico. Sorte que ainda está na garantia. Mas também o que é chato é o tempo que tem demorado a assistencia... Da 1ª vez fiquei sem a cadeira 1 mes e meio, e agora já estou sem ela faz 1 mês :( Ai e que tanta falta faz... Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, depende do estrago. A mim já me aconteceu ficar 2 meses sem uma. Pedi logo outra ao seguro. Neste momento tenho uma de melhor qualidade que uso no dia-a-dia e uma mais fraca que uso quando viajo e serve também para substituição.
      Mas a tua é modelo Permobil?
      Fica bem

      Eliminar
    2. Ah então pelos vistos já e tempo normal este tipo de demoras... Esqueci de mencionar esse fato, não, a minha não é da Permobil, é da Invacare.

      Obrigado pela resposta :) E tudo de bom para ti.

      Eliminar
    3. Posso saber o nome da loja que te a vendeu?
      Fica bem também

      Eliminar
  4. olá
    sou o viriato percina e conheço mt bem a c400 c500 street e conheço o sr Manel ribeiro há mais de 18 anos, acho k as cadeiras são excelentes,n ker dizer k as quieckie ou as invacare n tenham bom amterial, mas a permobil são bastante boas, agora temos de ver é para k cada um ker a sua cadeira electrica, abç

    ResponderEliminar