quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Convite: Hino à Vida no Teatro São Luiz dia 20 de Novembro

EU: Nem sei o que dizer perante tamanha força de vontade. Estas 3 pessoas que passam a vida ligados a máquinas num hospitral darem-nos esta lição de vida, de querer, força, determinação, vontade de viver...fico sem palavras. 
Há muito tempo que tento conhecer pessoalmente a Josélia, tendo inclusive já programado e marcado essa visita algumas vezes, através da Isa Barata, mas por uma ou outra razão nunca chegou a acontecer. A Isa Barata, sua amiga e também grande admiradora, chega-me agora com este convite irrecusável. Nem quis acreditar quando vi que estes seres que passam a vida deitados numa cama 24 horas, durante 365 dias, tiveram a coragem de estar a organizar este evento e há muito se dedicam a ajudar os outros. As suas limitações não os impediram de continuar a acreditar que a vida vale sempre a pena. 
Eu tudo estou a fazer para desta vez conhecer a Josélia e seus amigos. Será uma emoção enorme participar deste "Hino á Vida". Conheça melhor estes amigos, AQUI

Iremos apresentar-nos e explicar-vos a intenção deste evento!

Eu sou a Josélia tenho 61 anos e vivo numa unidade hospitalar do Hospital de Curry Cabral há 10 anos, tenho esclerose lateral amiotrófica que me paralisou os músculos e que me colocou dependente de uma máquina para respirar.

Eu sou o Paulo tenho 38 anos, tive um acidente de trabalho aos 29 anos fiquei tetraplégico e ventilado artificialmente. 

Eu sou a Irene, mãe do Miguel de 38 anos que tem paralisia cerebral e vive através de um ventilador para respirar, acompanho-o diariamente nesta Unidade e o meu Amor pelo Miguel é maior do que tudo, eu sou Ele e ele é Eu. 

O que temos todos em comum?! A dependência de um ventilador que precisamos para respirar e a dependência de terceiros para cuidarem de nós. Éramos Pessoas activas, livres na ascensão da palavra com vidas em construção, no momento em que tudo isto sucedeu nas nossas vidas TUDO mudou e a nossa realidade transformou-se radicalmente.

Eu, Josélia a mais antiga do grupo mantive o desejo de continuar a criar, a gerir e principalmente de VIVER! Concentrei-me nas capacidades e no potencial que me restava, na minha determinação e inteligência.

Conjuntamente com um grupo de amigos do hospital, com familiares e amigos de sempre e iniciei um Projecto de Ajuda. Associamo-nos e desenvolvemos actividades para angariar fundos para a construção da Escola Marie Riviére em Nampula que auxilia 3000 crianças carenciadas, e desde então já passaram 5 anos.

Eu, Paulo, cheguei à Unidade do hospital Curry Cabral no ano de 2009 transferido do Hospital Militar, sou Sargento do Exército e por isso a minha vida sempre foi muito activa, andei por esse mundo fora em missões e um acidente colocou-me nesta realidade diferente. Ainda sinto revolta do que se sucedeu mas resolvi criar novos objectivos de vida, adoptar novas lutas e por isso, associei-me a este projecto humanitário pois também sou Pai, sou filho e desejo poder ajudar a proporcionar condições de Educação e Saúde a estas crianças.

Eu, Irene mãe do Miguel que não pode expressar o que sente, falo e expresso-me por ele. Também nós nos associamos ao Projecto de Ajuda Humanitário e apadrinhamos uma criança em Nampula, eu pessoalmente adoro crianças porque arrancam-me sorrisos do mais íntimo do meu Ser mesmo quando não tenho vontade de o fazer. Eu e o Miguel queremos ajudar estas crianças de Nampula e apoiar esta Escola, tal como mais 25 crianças em São Tomé e Príncipe, ajudando na compra de material de construção para levantar as paredes e tecto de um barracão-creche de que tivemos conhecimento através de uma enfermeira que veio de uma missão nesta Ilha.

Depois de várias iniciativas ao longo destes 5 anos, falta-nos ainda algum dinheiro para estas obras terem continuidade, juntámo-nos aos nossos amigos e propusemos a realização de um evento de solidariedade que ajudasse as nossas obras, a ideia começou a ter forma, a crescer e a tomar proporções que nem nós imaginávamos. No decorrer destes acontecimentos a artista Maria Henrique propôs-nos a realização de um livro auto biográfico, projecto no qual estamos a trabalhar actualmente. O lançamento do livro será no dia do evento, as receitas decorrentes da sua venda reverterão para a Associação Nacional do Ventilado Crónico (ANVC) da qual somos Sócios Embaixadores e que tem como objectivo principal a criação de Unidades pensadas e estruturadas para acolher Pessoas que viram as suas vidas transformadas como nós, retirá-las do meio Hospitalar e dar-lhes uma Casa.

Por isso caros amigos,

Venho por este meio convidar-vos a participarem neste espectáculo de beneficência pelas 21h no dia 20 de Novembro que tem como propósito aquele que vos envio em anexo.

Gostaria muito que participassem e que estivessem presentes tal como eu lá estarei :)

Caso estejam interessados poderão adquirir o bilhete, este tem o valor de 15€ e podem comprá-lo presencialmente na bilheteira do Teatro são Luiz ou na BILHETEIRA ON-LINE através do link que se segue http://saoluiz.bilheteiraonline.pt/Comprar/Bilhetes/9567/39489/Sectores

Aos que estiverem interessados estar presentes juntamente com os restantes residentes da unidade de ventilados crónica (Miguel e D. Irene e Paulo), assistirão também ao lançamento do meu livro durante a 1ªparte do espetaculo também no dia 20 Novembro 2012, caso queiram estar presentes peço que me confirmem para reservar lugar na sala.
Beijinhos a todos e desde já o meu muito obrigada
Josélia Sequeira

APRESENTADORES

Helena Almeida, Teresa Silva João Baião / Catarina Furtado, Nicolau Brayner Eládio Clímaco Helena Ramos e Fernanda Serrano

PRIMEIRA PARTE
Ana Zanatti, Anita Guerreiro com participação dos Bombeiros Voluntários da Moita,  Maria da Fé, Teresa Tapadas, Janita Salomé e Vitorino, Lenita Gentil, Lúcia Moniz, Rui Andrade e Lara Li

SEGUNDA PARTE
Ruben Varela, Miguel Gameiro, Rita Guerra, Gabriela Barros, Susana Felix, Marco Paulo, Ricardo Soler, João Gil e Luís Represas, Simone de Oliveira com Nuno Feist

ENCERRAMENTO “HINO À VIDA” com interpretação de Ruben Varela acompanhado dos “Armazém Aéreo”

Enviado por Isa Barata

4 comentários:

  1. OBRIGADO AMIGO ESTA EXCELENTE.
    CONTAMOS CONTIGO:)
    EU JA RESERVEI E CLARO QUE NAO VOU SÓZINHA...
    UM FORTE ABRAÇO E MUITA LUZ (O SORRISO DA JOSELIA É SEMPRE LUMINOSO!!)
    ISA

    ResponderEliminar
  2. Sabes que tudo estou a fazer para lá estar. Não quero perder um momento tão importante como este e querer é poder.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  3. Espero ir... O espetaculo promete!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fixe António! Será desta que nos vamos conhecer?
      Fica bem e até lá

      Eliminar