segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Vereadora em cadeira de rodas sem acesso a tomada de posse

A vereadora socialista da Câmara de Vila Franca de Xira, Manuela Ralha, sentiu dificuldades em aceder à sessão solene onde se realizou a tomada de posse dos eleitos da Assembleia de Freguesia de Alverca porque o edifício não tem acesso a pessoas com mobilidade reduzida.


O episódio marcou a noite da tomada de posse, realizada no quartel dos bombeiros de Alverca. Valeu a ajuda dos bombeiros que estavam no local e ajudaram Manuela Ralha a subir os vários lances de escadas mas ainda assim a situação gerou desconforto entre os moradores e na manhã de quinta-feira as redes sociais já lamentavam a situação.

Manuela Ralha é também presidente da associação Mithós e ao longo do mandato terá em mãos diversas situações semelhantes, de edifícios públicos e privados que não têm ainda garantidas acessibilidades para quem precisa. Já em 2015, a O MIRANTE, a agora vereadora reconhecia que as acessibilidades no concelho para pessoas com mobilidade reduzida eram “muito más”, havendo mesmo serviços públicos onde os utentes ainda têm de ser atendidos na rua, como as Finanças e o Tribunal.

“Não se percebe porque motivo escolheram este espaço havendo tantos outros na cidade com condições para receber mais pessoas e pessoas com mobilidade reduzida, realmente é triste”, lamentou João Nunes Bento, morador a O MIRANTE. A falta de espaço do salão nobre foi outro dos grandes problemas, com muita a gente a só conseguir ver a tomada de posse no corredor e nas escadas. 

A escolha do local foi feita pela presidência da assembleia que notou que tinha como objectivo reconhecer o papel importante dos bombeiros no combate aos fogos deste verão, os voluntários de Alverca também estiveram fortemente envolvidos. A bancada socialista ainda comunicou com antecedência à presidente da assembleia a inexistência de acessos para pessoas com mobilidade reduzida mas a cerimónia continuou marcada para o mesmo local.

Fonte: O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário