Praias acessíveis galardoadas em 2016

A adesão ao Programa "Praia Acessível - Praia para Todos!" aumentou de novo em 2016, tendo sido classificadas como "acessíveis" 209 praias portuguesas.

Foram galardoadas 37 zonas balneares interiores e 172 costeiras - das quais 26 nas regiões autónomas dos Açores e Madeira - tendo-se registado a entrada de 11 novas praias no Programa.

A listagem das praias galardoadas na presente época balnear, apresenta-se organizada por concelhos, agrupados por regiões hidrográficas no referente ao território continental (Norte, Centro, Tejo e Oeste, Alentejo e Algarve), e por ilhas, no caso da Madeira e dos Açores.

Mais de dois terços destas praias disponibilizam já equipamentos que permitem o acesso ao banho, ou ao passeio na praia, das pessoas com mobilidade condicionada: cadeiras de rodas, canadianas e andarilhos anfíbios. Embora este requisito não seja obrigatório para a obtenção do galardão, constitui uma mais-valia recomendada pelo Programa.Felicitam-se os municípios e concessionários responsáveis por estas zonas balneares, pela forte capacidade de mobilização e de dedicação a este Programa que evidenciam, e que tanto contribui para a promoção de Direitos consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Fonte: INR

Comentários