sábado, 20 de agosto de 2016

Este concurso de fotografia quer “desmistificar a deficiência”

O prazo de candidaturas ao concurso de fotografia "A Inclusão na Diversidade", iniciativa que pretende "captar através da imagem o verdadeiro sentido da inclusão ou que denuncie a falta dela" decorre até 15 de Outubro, indicou esta quarta-feira a organização.

Trata-se da terceira edição de um concurso organizado pela Plural&Singular, portal digital que se dedica à área da deficiência, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), local que acolherá a 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a cerimónia de divulgação de resultados e de premiados. As candidaturas podem ser apresentadas via correio postal ou electrónico, conforme refere o regulamento (em pdf), e o grande objectivo da organização este ano é ultrapassar a centena de participantes, depois de uma edição de arranque que contou com 61 imagens a concurso, número que evoluiu para 85 no ano seguinte.

"Pretendemos com este concurso estimular o olhar atento das pessoas ao verdadeiro sentido de inclusão e à presença ou ausência dela no meio que as rodeia. E pretendemos fazer com que reflictam sobre o que é uma sociedade caracterizada pela diversidade", explica Sofia Pires, da Plural&Singular. Nesta terceira edição, entre outras, é novidade o cartaz da iniciativa, inspirado no jogo electrónico Tetris e desenvolvido pelo designer Nuno Pires que partiu das diferentes cores, formas e tamanhos das peças para ilustrar o tema do concurso "A Inclusão na diversidade".

Em prol de uma sociedade inclusiva
Podem concorrer fotógrafos, amadores e profissionais, de todas as nacionalidades, a título individual ou em representação de alguma entidade. Como elementos do júri constam o fotojornalista do jornal Público Paulo Pimenta, o presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho Álvaro Laborinho Lúcio, bem um representante do CPF.

Ainda a propósito desta iniciativa, a organização também destaca que foram criadas no site da Plural&Singular galerias dedicadas às edições anteriores deste concurso. A ideia é que, e "indo ao encontro do conceito base desta iniciativa", conforme refere Sofia Pires, "num concurso dedicado a todos, seja dado protagonismo a todos e não apenas aos vencedores".

"Desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência e combater os actos discriminatórios associados às diferenças" são outros propósitos deste concurso de fotografia que é "promovido em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva na diversidade".

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário