Deficiência: nesta cidade imaginária, a “inclusão é uma realidade”

Nesta cidade imaginária, as pessoas com deficiência vivem em plena inclusão: são líderes políticos, artistas, barbeiros, automobilistas e até fora-da-lei.


O projecto fotográfico Fora da Caixa, produzido pelo fotógrafo John Gallo para os calendários e agendas da APPACDM - Viseu e do município, tem como objectivo alertar para "a necessária integração" dos cidadãos com deficiência. 

As fotografias narram "estórias em que a inclusão é uma realidade", onde o foco não está sobre a deficiência dos intervenientes, mas sim sobre os seus papéis em sociedade. "Nesta sequência assistimos a um ajuste de contas entre fora-da-lei, espreitamos a produção de um filme mais ou menos underground, surpreendemos dois graffiters pela calada da noite, partilhamos a cela com dois condenados e, entre outras cenas, assistimos a uma corrida ilegal com duas grandes bombas da época", explica Gallo na descrição do projecto. "Este foi um trabalho diferente, muito diferente. (...) 

Feito com o coração, sentido na alma, fundo. Esta é uma causa próxima, não podia deixar de ser solidário", partilhou o fotógrafo no seu blogue. Os calendários e agendas que incluem as fotografias de Gallo podem ser adquiridas através da APPACDM - Viseu; as receitas revertem a favor da associação.

Fonte: Público

Comentários