domingo, 9 de agosto de 2009

Nelson Mendes

Nunca tínhamos tido oportunidade de falar e nem sequer sabia seu nome., embora nos corredores, refeitório e departamentos do Centro, nos tenhamos algumas vezes encontrado. Já tinha ouvido falar muito carinhosamente do Nelson e das suas pinturas várias vezes, mas nunca tinha associado nome ao rapaz que de vez em quando via de cadeira rodas eléctrica por ai.
Quando soube mais sobre ele e também que estava acamado com algumas complicações, resolvi visitá-lo no seu quarto.
Sua simpatia, serenidade, alegria e disponibilidade deixou-me espantado. Impossível ficar indiferente.
Desde esse dia nunca mais deixei de ir diariamente visita-lo. Tem sido um prazer tremendo privar com ele e conhece-lo melhor. Quanto mais sei sobre sua vida, mais o admiro. Como é possível um ser que sofreu os horrores que ele sofreu manter esta paz, brilho nos olhos , alegria e vontade de viver?
Sinto-me mesquinho e egoísta ao seu lado. Com ele tenho aprendido muito.
Nelson é pintor e escritor. Acabou de fazer uma exposição pintura no Centro e felizmente venderam-se quadros todos.
Finalidade era juntar dinheiro para compra material pintura e assim Nelson poder ir continuando a pintar.
Montante conseguido com vendas não poderia ser significativo porque quadro mais caro tinha preço de 3,50.
Continua a pintar mesmo na cama, só com uma mão com pouca mobilidade e sempre deitado na mesma posição.

Hoje estou a dar-vos a conhecer o artista. Mais tarde gostaria que conhecessem sua história de vida.

DOIS DOS SEUS SONHOS É CONHECER QUIM BARREIROS E PAULA REGO. SE ALGUÉM PUDER AJUDÁ-LO
A REALIZAR ALGUM DELES SERIA UM GRANDE PRESENTE PARA ELE.

Chamo-me Nelson Mendes, tenho 37 anos de idade, resido em Rio do Mouro.
Sou tetraplégico há 19 anos, devido a um Tumor Cervical.
O meu passatempo preferido é ver filmes de acção, leituras de livros policiais, de fazer artes plásticas, mais concretamente, de pinturas e de escrever e ilustrar livros de contos infantis.
Falo muito pouco e gosto de observar tudo o que está á minha volta.
Apesar de ter uma vida dura, porque dependo de outras pessoas para tudo, sou feliz da minha forma e detesto que me tratam por coitadinho, devido a forma de como me encontro.
Já consegui publicar dois livros ilustrados para crianças e também já fiz várias exposições de pintura plásticas, duas das quais, aqui no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão.

5 comentários:

  1. Olá Sr.Eduardo, gostei muito deste pequeno discurso sobre o Nelson, pois ele é um exemplo de vida para todos nós e apesar de ultimamente já não o ir visitar muitas vezes sempre q passava naquele corredor lembrava-me dele, é verdade que cada conversa com ele se torna entusiasmante e com vontade de ouvir todas as suas histórias. Já passei muito tempo com o Nelson, de vez em quando depois do jantar lá ia ter com ele para pormos a conversa em dia e fazer-lhe um pouco de companhia, por vezes o meu pai até ficava com ciumes (estou a brincar)! :D Sinto-me sempre muito bem ao pé dele e fico feliz por saber que não sou a unica a preocupar-me com ele, espero que todos os sonhos dele sejam concretizados e prometo que vou tentar contribuir para que se realizem, pois ele merece isso e muito mais! Espero que lhe leia este comentario se não ele ainda pensa que me esqueci dele, mas nãooo ;)
    Um beijinho para ele
    Ass. Maria João

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Joãooooooooooo!!!! Que saudadesssss!!!
    Espero que teu pai continue a melhorar. Dá-lhe cumps nossos e agradece tua Mãe lindas palavras que manda pelo Srº Jacinto.

    Quando apareces? Não é só o Nelson, mas todos nós q temos saudades da tua irreverência, ternura, vontade de ajudar e alegria.

    Bem sei q verão...praia... namoradito...e tempo falta rsrs.

    Em relação ao NELSON está tudo dito. Infelizmente falta-nos a varinha mágica para ilustramos sua vida somente com momentos felizes.
    Resta-nos nunca deixarmos de amá-lo.

    ResponderEliminar
  3. Eu mais uma vez sinto-me um previligiado porque já tive o prazer de conhecer o Nelson e até de ver uma exposição dele. É sem dúvida um exemplo de e para a vida.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sr Eduardo,
    Eu faço parte de um grupo da Escola Secundaria Domingos Sequeira, em Leiria. E no ambito da disciplina de area de projecto estamos a desenvolver um projecto acerca da tetraplegia, onde pretendemos dar a conhecer a realidade em que vivem os tetraplegicos, conhecer o seu dia-a-dia, saber como sao vistos pela sociedade.Para tal gostariamos de saber se era possível entrevistá-lo para termos o verdadeiro testemunho de uma pessoa nestas condições. Já enviamos uma carta para o Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão da qual não obtivemos qualquer resposta.
    Obrigada pela atenção, se quiser contactar-nos pode fazê-lo para musculoesqueletica.mccn@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Sr. Eduardo, muito obrigada pela disponibilidade.
    Área de projecto é uma disciplina, onde temos uma professora que nos ajuda a desenvolver um projecto e o avalia. Dentro de cada turma existem vários grupos de trabalho, o nosso tem quatro elementos. Saliento ainda que a professora tem conhecimento acerca de tudo o que fazemos, uma vez que precisamos a sua autorização.
    O nosso projecto intitula-se de “Tetraplegia- Vale a pena lutar?”, escolhemos este titulo porque temos grande interesse em saber se vale a pena os tetraplégicos lutarem contra o preconceito e pela inserção social, se vale a pena lutar por uma reabilitação parcial ou mesmo total. E porque muitas pessoas nem sequer sabem o que é a tetraplegia.
    No nosso projecto temos três objectivos gerais, são eles os físicos, onde abordamos questões relacionadas com a reabilitação ; os sociais, onde pretendemos saber se são aceites pela sociedade, nomeadamente na questão da empregabilidade; e os psicológicos, onde gostaríamos de conhecer a dimensão psicológica que advém do facto de terem de mudar a sua vida drasticamente. Dentro destes temos ainda objectivos mais específicos. Resumidamente pretendemos dar a conhecer à sociedade a realidade que os tetraplegicos vivem, as dificuldades com que se deparam diariamente e como as superam.
    Pretendemos divulgar os resultados que obtivermos na reportagem e nos inquéritos que já realizámos no nosso blog (tetraplegia.mccn.blogspot.com), que ainda está em formação.
    Muitos Cumprimentos
    Nancy Curado

    Mais uma vez muito obrigada

    ResponderEliminar