quinta-feira, 28 de julho de 2011

CMR de Alcoitão: Laboratório de Análise da Posição de Sentado (LAPOSE)

Está apetrechado com equipamentos que permitem uma avaliação completa e precisa do posicionamento em cadeira de rodas. Utiliza um sistema computadorizado de análise de pressões e uma vasta gama de sistemas e dispositivos de posicionamento e segurança, de forma a obter o posicionamento mais cómodo, mais funcional e mais seguro para cada pessoa (independentemente da idade) na cadeira de rodas.

Para cada caso, são também levados em conta a idade, a biometria, o diagnóstico, o prognóstico, o contexto social e familiar.

A equipa é multidisciplinar sendo coordenada por um médico fisiatra, inclui terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Texto: CMR Alcoitão

Fiz ontem este exame e gostei muito. Profissionais que me atenderam (uma fisiatra, duas futuras colegas (estagiárias), uma fisioterapeuta e uma enfermeira) foram muito profissionais. Aprendi bastante e aconselho todos a fazerem-no.

Enquanto sentados na nossa cadeira de rodas, colocam-nos uma base entre nossa almofada antiescaras e corpo. Essa base está ligada a um computador que vai mostrando os resultados do meu posicionamento, se almofada é mais apropriada, que tipo de pressão faço, em que regiões do corpo… depois é corrigir essas anomalias e se for necessário aconselhar almofadas antiescaras apropriadas e postura correcta.

No meu caso aprendi que basta um pequeno movimento com o tronco, para aliviar imenso a pressão na região do rabiosque. Achava que só ficando com corpo suspenso na cadeira, seria satisfatório. Mas não. Assim, sempre que esteja com horas em demasia na cadeira, faço aqueles pequenos movimentos e activo a circulação. Muito bom para prevenir escaras/úlceras de pressão. Podem ver pela imagem da foto, em azul no ecrã, as partes do meu rabiosque que faço mais pressão enquanto sentado (são aquela duas manchas em azul), mas sendo em azul nada de grave. Do lado direito do ecrã, existe visível uma escala, com outras cores, que correspondem aos graus de pressão. Acho que vermelho é o máximo e algo tem que ser feito.

Fiquei também com a certeza que para mim as almofadas Roho, ainda são as melhores.

2 comentários:

  1. Meu amigo Eduardo Jorge!
    Interessante! Muito bom esta sua informação! gosto de ler coisas assim para me manter informado, pois também sofro por viver numa cadeira de rodas. Adoro ler o que ecreve.

    Estive um tempo ausente por motivos de doença com minha mãe, mas tudo melhorou graças a Deus.

    Se ainda não conheces o meu "Transpondo Barreiras", vai lá e me acompanha no filme da minha vida!
    Um grande abraço e passa um bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que tudo bem com sua mãe.
    É importante passar este tipo de informação. Só assim mais poderão beneficiar.
    Irei com muito prazer conhecer teu site.
    Boa sorte

    ResponderEliminar