domingo, 26 de fevereiro de 2012

Deficientes bolivianos manifestam-se em toda a Bolivia


As pessoas com deficiência marcharam 1.400 quilômetros pela estrada de cinco das nove regiões do país para tentar sensibilizar Morales, até agora sem sucesso, e tentou entrar na Plaza Murillo, Palácio Presidencial, sede da Presidência, guardado por centenas de policias anti motim.

Os policiais explicaram que a ordem do governo era impedir a passagem da marcha até a praça, o que provocou violentos confrontos que duraram quase duas horas.

As pessoas com deficiência, algumas nuas para mostrar seus ferimentos , usaram partes de suas muletas e cadeiras de rodas para enfrentar a polícia.

A polícia bateu nos manifestantes com seus escudos, gás lacrimogêneo e usou choque elétrico, aplicando-os nas cadeiras de rodas de metal, resultando em uma maior reação das pessoas com deficiência e da solidariedade das pessoas que passavam.

Feridos de ambos os lados

O tumulto deixou feridos em ambos os lados , além de alguns desmaiaram por gás , e a polícia prendeu quatro parentes dos manifestantes, que exigem um subsídio anual de 431 dólares .

Na caravana foram mães a carregar seus filhos com paralisia cerebral , mutilados e aleijados em graus variados, empurrando cadeiras de rodas, carrinhos e embarcações diversas improvisadas veículos de transição até mesmo desabilitado.

O choque teve um momento de grande tensão quando um deficiente subiu com dificuldade em uma van cheia de agentes anti-motim e com um soco quebrou o pára-brisa com uma pedra, e outros se juntaram para apoiá-lo.

Um grupo parcialmente nu para mostrar seus problemas físicos, saiu de cadeiras de rodas e se arrastou até onde estava a polícia para tentar vencer a barricada, novamente sem sucesso.

Haverá uma greve de fome

O representante do Provedor de Justiça, Gregory Lanza, que lamentou a violência policial contra um dos grupos mais vulneráveis ​​da sociedade , apesar de ele ter solicitado diálogo com o Governo em vão.

"Esses atos de violência tudo que eles fazem é degradar a democracia , porque no final não resolvem os problemas ", disse Lanza, e lamentou que o governo não queira conversar.

"Para evitar novos conflitos com os irmãos da polícia, porque eles também são mal pagos e vivem com um pequeno salário, nós tentamos evitar novos conflitos", disse o líder Camilo Bianchi, a partir de sua cadeira de rodas.

"Mas desde esta tarde, mesmo antes da luta, entramos em greve de fome, acrescentou, dizendo que querem se reunir com os ministros "e, se possível com Evo Morales."

Vários deficientes criticaram o presidente porque seu Palácio recebe produtores de coca, matéria-prima da cocaína, e outros foras da lei, mas eles não.

Os líderes do movimento, incluindo James deputado da oposição Estivaris, disse que o subsídio que governo lhes dá US $ 143 por ano, é insuficiente para as necessidades de pessoas gravemente incapacitadas.

A pensão paga aos presos é maior do que aprovada por Morales para eles. A soma representa um apoio diário de apenas 40 centavos de dólar, valores considerados baixos porque Morales em 2008 criou um fundo para eles neste momento deve ser de 23 milhões, mas o governo planeja dar apenas 10%.

Uma mulher que caminhava da Amazônia para La Paz, Julia Torrillo, cujo filho de 13 anos com paralisia cerebral, disse que só em medicamentos gastou US $ 600 por mês.

A caravana, que foi acompanhada por vigílias em várias cidades, teve duas mortes, a de uma criança que se afogou durante a viagem e um homem de 55 anos que morreu depois de deixar um dos protestos.

Veja aqui a reportagem em video da 20 minutos.es e da BBC Brasil

Enviado por Jorge Falcato

Sem comentários:

Enviar um comentário