domingo, 2 de junho de 2013

Menino de dois anos curado de paralisia cerebral com células estaminais

Médicos alemães divulgaram, nesta semana, que curaram uma criança de 2 anos que sofria de paralisia cerebral. O tratamento, feito com células-tronco do próprio paciente, foi realizado por especialistas do Hospital Universitário de Bochum, na Alemanha. O caso é o primeiro no mundo. As informações foram divulgadas em nota do hospital.

O menino, identificado apenas como L.B., teve uma parada cardíaca em novembro de 2008. Como sequela, ele sofreu graves danos cerebrais que o levaram a estado vegetativo. Os médicos alertaram os pais que as chances de sobrevivência do menino eram mínimas.
Os especialistas, então, começaram a pesquisar quais opções poderiam ser aplicadas para recuperar a criança. Mas descobriram que não havia nenhum tratamento conhecido para paralisia cerebral infantil.

“Em uma situação desesperada, os pais também pesquisaram na literatura terapias alternativas”, disse o Dr. Arne Jensen, da Clínica de Ginecologia do Bochum, que realizou o novo tratamento. “Eles nos procuraram e perguntaram sobre as possibilidades de utilização do sangue do cordão umbilical do filho, congelado após o nascimento”.

Nove semanas após o dano cerebral, em 27 de janeiro de 2009, os médicos começaram a administrar as células-tronco por via intravenosa. O progresso foi, então, sendo registrado. Meses após o dano cerebral grave, as crianças sobreviventes normalmente só apresentam sinais mínimos de consciência.

“O prognóstico para o pequeno paciente estava ameaçado, até impossível” os médicos do hospital afirmaram. Mas apenas dois meses após o tratamento, os sintomas melhoraram significativamente. A criança aprendeu a falar frases simples e começou a se mover. Cerca de 40 meses após o tratamento, a criança era capaz de comer sozinho, andar com ajuda e formar frases curtas.

“Nossos resultados, juntamente com os de um estudo coreano, dissipam as dúvidas de longa data sobre a eficácia do novo tratamento”, disse Dr. Arne Jensen da Clínica de Ginecologia do hospital.

Hoje, o menino continua o tratamento na unidade hospitalar. A expectativa é de novos progressos em breve. Dr. Jensen relatou o caso de sucesso na revista médica Transplantation.

Pesquisa

Estudos com animais revelam que as células estaminais (tronco) têm a capacidade de migrar para o tecido cerebral danificado.
Num estudo anterior com ratos, os especialistas revelaram que as células de sangue do cordão umbilical migram para a área danificada do cérebro em grandes números, 24 horas após a administração.

Em março de 2013, em um estudo controlado de 100 crianças, os médicos coreanos relataram pela primeira vez que tinham tratado com sucesso paralisia cerebral de um paciente com células-tronco de um doador.

Fonte: Deficiente Ciente

Sem comentários:

Enviar um comentário