Após tornar públicas AQUI as minhas dificuldades em conseguir
informação por parte das empresas de adaptação veículos, recebi inúmeras sugestões e
queixas, que muito agradeço e aproveito para partilhar convosco mais abaixo.
Foi surpreendente a quantidade de pessoas com deficiência descontes e a passar, ou que já passaram pela mesma situação. Dá que pensar este tipo de procedimento por parte destas empresas para connosco.
No meu caso, após experimentar a Renault Trafic, verifiquei que a sua altura era insuficiente, optei pela Renault Trafic H2L2 e estou a ser
apoiado pela empresa de adaptações Transvetra e comercialização do veículo Roques.
1 - Em relação ao nosso caso, como já te tinha dito optamos
pelo http://www.ford.pt/tourneo-connect e este modelo só poderá levar uma
cadeira eléctrica e 5 passageiros. O veículo já está encomendado e em princípio
vamos optar pela VTE para fazer as adaptações;
2 - Já vou em 5 adaptações e foi sempre na Rutilar -
Campolide Lisboa - Sr. Carlos 939 916 619. Bons, baratos e podem sugerir a
melhor opção;
3 - Tenho as melhores referências e toda a confiança na VTE
e no Sr Vitor Lopes. Alias quando comecei a ler o seu email foi nele que pensei
até que cheguei á parte em que li que estava insatisfeito. Tente de novo ele é
um excelente profissional;
4 - Quanto a adaptações, recomendo-te o Sr. Carlos Jerónimo
da Electro Rutilar. Pequena oficina de adaptações na zona das Amoreiras em
Lisboa. Quando comprei o carro e o adaptei em 2009, fí-lo numa empresa grande
de adaptações de Santarém, entretanto falida. Aquela, ElectroRutilar, é coisa
bem mais pequena e tem-se mantido ao longo do tempo;
5 - O Dacia Lodgy é um veículo construido com base na
Renault com algum material mais pobre - mas esta viatura é mais barata e quem
não se importar muito com a estética creio que ficará bem servido. O motor a
gasolina é de pouca cilindrada devido aos impostos, mas como o meu amigo não os
pagará sugiro o conhecido diesel 1,5 da Renault que equipa os Dacia. Os motores
diesel de 90 cavalos ou o de 110 cavalos são mais do que suficientes. E são
económicos.
O novo Citroen C4 Picasso é uma excelente opção. O meu amigo
está muito satisfeito com o modelo anterior. Descubra o excelente Seat Alhambra
que, para mim, é a melhor opção preço/qualidade quando comparado com o Ford
Galaxy ou o Volkswagen Sharan (este é primo do Alhambra).
Mas estas viaturas são mais caras do que a Dacia mas também
são mais robustas e têm uma melhor cotação em caso de venda posterior. No
entanto, analisando a altura de acesso aos carros, creio ser o Dacia Lodgy o
que permite o acesso mais perto do solo;
6 - Se tens dinheiro na Mobilitec (Maia) tens a PARAVAN
(Alemanha) e a REHATRANS (Espanha). A PARAVAN faz o que tu quiseres, mas, THE
POWER OF MONEY, POIS É CARO
TENS O PROJETO kiwi NA iTALIA, NÃO É MAU, USAM UM kIA soul,
penso que a VTE é o representante;
7 –A Fiat também faz adaptações. Mas a adaptação feita na
fábrica de origem da marca, quando possível, é a melhor. E têm de lhe dar o
preço final do veículo com a devida adaptação, após as especificações e desenho
da adaptação seguirem para à fábrica, que para si é faturado sem IVA e sem ISV;
8 - EU TENHO A CADDY DAWW. DÁ PARA UMA CADEIRA ELECTRICA E 3
PASSAGEIROS (INCLUINDO O CONDUTOR). VEIO DIRECTAMENTE ADAPTADA DA ALEMANHA.;
9 – Dos modelos que
falaste, e das necessidades que precisas, os modelos mais pequenos não servem.
Quanto à Traffic, sendo de tracção dianteira, acaba por ter uma suspensão mais
rija na traseira e assim dar mais saltos e ficar desconfortável (tenho uma
Mastes que é idêntica).
Pela mesma gama, aconselhava algo de tracção traseira, como
a Mercedes Sprinter (modelo mais curto) ou a Volkswagen Transporter, que são
muito mais confortáveis em viagem. Esta é a experiencia que tenho em andar em
varias viaturas deste género. Há mais de 10 anos que ando em veículos do género
e tenho o conhecimento prático de andar em cadeira neles;
10 - A Renault Trafic é talvez um pouco volumosa mas é uma
boa carrinha. O preço é muito mais alto do que o do Dacia Lodgy e o material e
o fabricante é o mesmo - grupo Renault. Mas tem de experimentar ambas no
terreno.
O acesso é mais elevado uma vez que a Trafic é uma carrinha
de transporte de mercadorias adaptada a transporte de passageiros. Não é um
monovuleme de nascença.
Esta carrinha é mais baixa e também está muito bonita - se
calhar é pequena para o que pretende: Ford Courier. E tem também a Fiat
Talento, a Ford Transit Connect. Creio que a Fiat Ducato é parecida em tamanho
à Renault Trafic. Ainda tem a carrinha Citroen SpaceTourer.
No segmento dos grandes monovolumes, um pouco mais caro,
ainda encontra o Peugeot 5008. Mas o preço qualidade mais barato que encontra é
realmente a Dacia Lodgy.
Contate os concessionários das várias marcas da sua zona e
marque com um vendedor uma hora para o receber na presença dos vários modelos.
Tenha em atenção as alterações de caraterísticas necessárias à sua mobilidade e
família e ao preço que pode despender.
Terá de ficar com o carro durante 5 anos, pelo menos. E se
não viajar na viatura o condutor autorizado a fazê-lo por si só o pode fazer
sem si num raio de 60 kms da sua residência que constar no Documento Único.
Consigo presente pode dar a volta ao mundo;
11 - Optei pelo http://www.ford.pt/tourneo-connect e este
modelo só poderá levar uma cadeira eléctrica e 5 passageiros;
12 – Também passei pelos mesmos problemas, quando estava
quase a desistir apareceu a Auto Ribeiro que me salvou. Comprei um kangoo;
13 - Tens a Mercedes Sprinter, a VW Caravelle/Transporter e
a VW Crafter que penso adequarem-se. Acerca das empresas de adaptações de
veículos já adaptei duas na TotalMobility lda e, até agora tudo correu bem;
14 - No meu caso, preocupei me há 11-anos com o consumo,
capacidade para 2 cadeiras de rodas, segurança e resistência para aguentar
diariamente o peso de pelo menos de uma cadeira a ser "transferida"do
exterior para o interior, face a estes pressupostos escolhi carrinha Mercedes
Viano que retirei os bancos de trás e responde as necessidades, pontos fracos o
sistema eléctrico frágil devido ao esforço do elevador. Atualmente se tivesse
todos os mesmo requisitos escolhia a mesma. Pela segurança. Neste momento estou
a procura de carrinha híbrida e mais pequena comprei o elevador na H2visual com
montagem e coloquei adaptação no volante numa oficina em Campolide;
15 – Tenho uma Volksvagen transporter tem mais 2 assentos em
estilo fila indiana atrás do condutor, e a cadeira de rodas fica atrás do
assento do pendura. É mais prático e fico perto do condutor. E entro pela porta
traseira por uma plataforma dobrável e elétrica, que tem nome de fiorella e os
cintos são colocados no chão.
Mas a carrinha tem mais 2 assentos extra que colocamos quando queremos fazer um passeio maior e
levar mais pessoas. Mas quando é esse caso eu tenho que entrar pela porta
lateral e manualmente, mas isso só acontece de longe em longe, quando queremos
passear com mais pessoas...E sim, tenho uma visibilidade excelente porque a
cadeira fica mais ou menos centrada entre os 2 bancos da frente e tenho as
janelas laterais que dá para ver com perfeição para o exterior;
16 – Tempos atrás andei com meus pais a procurar as empresas
que adaptam mas eles desistiram. Ninguém nos respondeu;
17 - Pois informo-te que existe uma empresa que faz grandes
adaptações, e que tem varias soluções, é a IRBUS situada em Pinhal Novo -
Palmela. O responsável é o Sr André Ferreira, contacto: 219 817 320;
18 - Perante as finanças estas carrinhas são consideradas
comerciais, mesmo adaptadas logo não estão isentas de selo para deficientes
alertei o deputado Jorge Falcato que respondeu:
Se tiverem emissões abaixo dos 180gr CO2 mantêm-se a isenção
até 250 euros. Veículos ligeiros de passageiros até 9 lugares;
19 – Aconselho a fiat DUCATO, quanto a conseguires adapta-la
esquece, tens muito que pedalar, as empresas não querem saber de nós;
20 - Relativamente à dificuldade na transformação tivemos
exactamente com o mesmo problema. Temos de ser nós a correr atrás das empresas
para que elas nos façam orçamentos e a adaptação, algo difícil de compreender.
Sobre os veículos é difícil emitir uma opinião pois depende
muito das suas necessidades. A Trafic é um modelo acabado de sair, com muitos
argumentos. Veja também a nova ford transit custom, que é parecida. Outro
exemplo, já que falou em VW Caddy, experimente ver a VW Caddy Maxi. Neste caso
irá ganhar em consumos e é classe 1 em portagem;
21 – Gostei do FORD TOURNEO, mas fui ver melhor e é muito
baixinho. Acho que deve-se denunciar as
empresas de adaptação. Também passei por isso. São arrogantes e não colaboram.
Ainda estou para entender porque fazem isso. Deve ser porque acham que não
pagamos;
22 - Concordando com
a sua opinião sobre o modelo Renault Trafic, em que aconselhamos a versão L2H2,
indicamos também a Opel Vívaro L2H2, a Fiat Talento L2H2 e também a Ford
Transit Custom L2H2.
Poderemos posteriormente apresentar-lhe uma proposta para a
transformação, mas aconselhamos uma primeira abordagem a concessionários das
marcas indicadas, até sobre o enquadramento fiscal, nomeadamente quanto ao ISV.
Por último, aconselhamos que solicite preço para viaturas já
vidradas e com 2 lugares apenas na cabine, de origem, e a restante
transformação será feita pelo transformador.
Para qualquer
esclarecimento, não hesite em contactar.
Miguel Carvalho
Departamento Comercial
Tel.: 91 3964600
E-mail:
miguelcarvalho@autoribeiro.com;
23 - Eu também ando nessa cruzada de querer mandar adaptar
uma carrinha Kia Ceed que tenho à 6 anos, para eu poder conduzir, pois eu tinha
um Vexel Quovis que eu conduzia na minha cadeira de rodas, mas com o tempo e
como os materiais não eram os mais fiáveis e acabei por ter que mandá-lo para a
sucata.
Agora e como eu tenho carta de condução queria mandar
adaptar a minha carrinha Kia Ceed, mas queria orçamentos para ver o que me
compensava mais: se mandar adaptar esta carrinha ou comprar carro novo já
adaptado. Desde Novembro do ano passado que entrei em contacto com vários
concessionários e tal como tu continuo aguardando respostas, as pessoas parece
que nem dinheiro querem ganhar, não há qualquer interesse em resolver as
situações;
24 - Vejo que já fizeste um importante trabalho de recolha
de informações sobre as soluções hipoteticamente disponíveis.
Também constatei que já sentiste o desânimo que é contactar
os estroinas que era suposto quererem vender, fazer negócio, e nem se dignam
responder a simples questões. Também passei por isso e, embora tenha encontrado
o veículo que considerei mais apropriado para as minhas necessidades;
26 - Vi a tua publicação sobre a escolha da carrinha e
adaptação automóvel e gostaria de trocar umas opiniões contigo. Estou a passar
pelo mesmo processo;
27 - Lamento que tenha formado tal opinião a nosso respeito
e que tenha demonstrado a sua incompatibilidade com a nossa empresa, a todos os
seus contatos. Pelo que refere, pelo menos nós respondemos. Não teremos
respondido em prazo, mas nunca deixámos de responder.
Não me recordo de me
ter dado conhecimento dos seus requisitos atuais (2 passageiros em cadeira de
rodas elétrica). Admito que seja lapso meu. Mesmo desconsiderando-nos, como fez
no seu email, atrevo-me a fazer alguns comentários sobre a escolha da viatura
ideal para si.
A Renault Trafic não
será a ideal pois, é uma viatura de classe 2 em auto estrada. Parece-me
demasiado grande. A Ford Tourneo Custom poderá ser uma alternativa mas, é
necessário ter presente qual a estatura dos passageiros em cadeira de rodas e
qual a sua linha de visão.
Contrariando a sua
opinião, e validando previamente os aspetos da estatura, o Kia Soul Emotion
será o veículo ideal para si, pois tratando-se do veículo mais compacto do
mercado (apenas 4 metros), permite ainda assim transportar 2 passageiros em
cadeira de rodas, podendo até permitir que um deles conduza e transportar mais
1 ou 2 em cadeira de rodas. Tem 7 anos de garantia Kia e 2 anos na
transformação, será também um dos mais económicos do mercado, quer em investimento
quer em custos de manutenção.
É verdade que tem um máximo de 4 lugares apenas mas, tirando
esse aspeto, cumpre com todos os outros. Admitindo que um dos ocupantes em
cadeira de rodas pretenda conduzir, também poderá proporcionar essa mais valia.
Ainda assim, haverão outros veículos a recomendar mas, só depois de uma
avaliação mais detalhada.
Assim, deixo aqui o
meu modesto contributo e faço votos para que encontre o fornecedor que
corresponda às suas expetativas, lamentando que já tenha descartado a nossa
empresa. Respeito a sua posição e não voltarei a este assunto novamente pois
não quero nem sinto que me estou a redimir de algum comportamento comercial
menos correto.
Cumprimentos
Vitor Lopes
VTE; e por último
28 - Como sabes tenho
um Kia Soul Emotion, e já transportei 3 cadeiras nele, a minha, uma a meu lado
e uma atrás. Sempre trabalhei com a VTE e nunca tive problemas.
29 - Na esperança do n/ contributo ir ainda a tempo temos a referir que a nossa experiência em viaturas adaptadas é com a Renault Master, a Citroën Jumper e a Toyota Optimo. Somente os dois primeiros modelos são de 9 lugares. Da n/ experiência, a Renault oferece outras (e melhores) garantias a nível de qualidade.
Acerca dos transformadores e apesar do “negócio” ter sido feito com representantes das marcas automóvel, sabemos que veem equipadas com adaptações da Roques, da Emergência 2000, da Futurvida e da Autoribeiro. A da Futurvida foi a mais morosa na colocação (houve um engano e outros pormenores a nível de prazos), mas taçvez seja o sistema mais facilitador /eficiente.
29 - Na esperança do n/ contributo ir ainda a tempo temos a referir que a nossa experiência em viaturas adaptadas é com a Renault Master, a Citroën Jumper e a Toyota Optimo. Somente os dois primeiros modelos são de 9 lugares. Da n/ experiência, a Renault oferece outras (e melhores) garantias a nível de qualidade.
Acerca dos transformadores e apesar do “negócio” ter sido feito com representantes das marcas automóvel, sabemos que veem equipadas com adaptações da Roques, da Emergência 2000, da Futurvida e da Autoribeiro. A da Futurvida foi a mais morosa na colocação (houve um engano e outros pormenores a nível de prazos), mas taçvez seja o sistema mais facilitador /eficiente.
APROVEITO TAMBÉM PARA DEIXAR OS BENEFÍCIOS NA AQUISIÇÃO DE
VEÍCULOS ADAPTADOS E CONDIÇÕES DE ATRIBUIÇÃO:
CISV – Código do Imposto Sobre Veículos
1 – Artigo nº 54: Estão
isentos do imposto os veículos destinados ao uso próprio de pessoas com
deficiência motora, maiores de 18 anos, bem como ao uso de pessoas com
multideficiência profunda, de pessoas com deficiência que se movam
exclusivamente apoiadas em cadeiras de rodas e de pessoas com deficiência
visual, qualquer que seja a respectiva idade, e as pessoas com deficiência, das
Forças Armadas,
2 - A isenção é válida apenas para os veículos novos que
possuam nível de emissão de CO2 até 160 g/km, não podendo a isenção ultrapassar
o montante de (euro) 7800;
3 - Quando o sujeito passivo com deficiência reúna todas as
condições para beneficiar da isenção, com excepção da carta de condução, sendo
tal falta devida exclusivamente à circunstância de inexistir veículo adaptado
ao tipo de deficiência em que possa efectuar a aprendizagem e exame de
condução, a isenção do imposto pode ser concedida para o veículo a adquirir, na
condição de que seja prestada garantia do imposto sobre veículos e do imposto
sobre o valor acrescentado, devendo o interessado, no prazo de um ano, provar a
obtenção da mesma, sob pena de ser accionada a garantia;
4 - O limite relativo ao nível de emissão de CO (índice 2)
estabelecido no n.º 2 não é aplicável aos veículos especialmente adaptados ao
transporte de pessoas com deficiência que se movam apoiadas em cadeira de
rodas, tal como estas são definidas pelo artigo seguinte, sendo as emissões de
CO (índice 2) aumentadas para 180 g/km, quando, por imposição da declaração de
incapacidade, o veículo a adquirir deva possuir mudanças automáticas.
O cidadão deficiente apenas pode usufruir de isenção do ISV
até aos 7800,00 euros. Se o imposto devido for superior, terá de pagar a
diferença.
IVA – Imposto Sobre o Valor Acrescentado
A isenção do IVA na compra de veículos é um dos benefícios
fiscais para cidadãos com deficiência.
Nos termos do n.º 8 do art. 15.º do Código do IVA (CIVA), a
aquisição de triciclos, cadeiras de rodas, com ou sem motor, automóveis
ligeiros de passageiros ou mistos para uso próprio de pessoas com deficiência,
de acordo com os condicionalismos previstos no Código do Imposto sobre Veículos
(CISV), estão isentas de IVA.
O reconhecimento da isenção depende de pedido dirigido à AT,
anterior ou concomitantemente à apresentação do pedido de introdução no
consumo, acompanhado da habilitação legal para a condução, quando a mesma não é
dispensada, bem como de declaração de incapacidade permanente, das quais
constem os seguintes elementos:
-A natureza da deficiência (pessoa com deficiência motora de
grau igual ou superior a 60%, pessoa com multideficiência profunda de que
resulte um grau de incapacidade igual ou superior a 90%, pessoa com deficiência
que se mova apoiada em cadeira de rodas, com grau de incapacidade igual ou
superior a 60%, pessoa com deficiência visual que tenha uma alteração
permanente no domínio da visão de 95% e pessoa com deficiência, das Forças
Armadas, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%);
-O grau de incapacidade atribuído;
-A comprovação da elevada dificuldade de locomoção na via
pública ou no acesso ou utilização dos transportes coletivos convencionais; e,
A- inaptidão para a condução, caso exista.
Se os proprietários dos veículos adquiridos com isenção
pretenderem proceder à sua alienação antes de decorridos 5 anos sobre a data de
aquisição ou importação, devem pagar, junto das entidades competentes para a
cobrança do imposto sobre veículos, o IVA correspondente ao preço de venda, que
não pode ser inferior ao que resulta da aplicação ao preço do veículo novo à
data da venda, com exclusão do IVA, das percentagens referidas no n.º 2 do
art.º 3.º-A do Dec.-Lei n.º 143/86, de 16 de junho.
IUC - Imposto Único de Circulação
Quais são as viaturas isentas?
Tal como acontece com a isenção de ISV para deficientes,
também no IUC é limitado o leque de viaturas que concedem ao portador de
deficiência a isenção de pagamento desse imposto anual.
Saiba que só fica isento se for proprietário de um veículo
automóvel das categorias A, B e E (motociclos, automóveis ligeiros de
passageiros e reboques).
Só tem direito a isenção para uma viatura por ano e até 250€.
Se o IUC a pagar for de 260€, por exemplo, será necessário pagar 10€ de IUC. Na
prática, é preciso pagar às Finanças o valor total do IUC, mas a diferença é
devolvida posteriormente através de cheque. Para estar isento, o veículo tem de apresentar um nível de
emissão de CO2 igual ou inferior a 180g/km, de acordo com o Decreto-Lei n.º
41/2016.
Quando é concedida a isenção?
Já lá vai o tempo em que todos os anos os cidadãos com
deficiência tinham de solicitar a isenção do imposto anualmente. Desde 2004 que
só têm de o fazer no primeiro ano em que o imposto seria devido. Não havendo
mudança de viatura, o benefício mantém-se de forma automática.
Como pedir?
Cerca de um mês antes de completar um ano de matrícula, deve
dirigir-se a uma repartição de finanças com os seguintes documentos:
Atestado Médico de Incapacidade Multiusos comprovativo da
incapacidade igual ou superior a 60%;
Título de propriedade da viatura.
Caso a situação de incapacidade já faça parte do seu
cadastro tributário, poderá solicitar a isenção do IUC através do Portal das
Finanças > Entregar > IUC > Declaração > Escolher a Viatura e pedir
a Isenção. A partir daí, poderá imprimir o comprovativo do pagamento sem ter
que se deslocar às finanças.
Venho por este meio aqui deixar o meu testemunho quanto a VTE e ao senhor vítor lopes.
ResponderEliminarSou deficiente tetraplégico encomendei e paguei um carro kia no mês de junho 2016 ao senhor vítor lopes, hoje dia 9 de maio 2017 ainda não tenho o carro legalizado.Por isso não vejo nenhum profissionalismo neste senhor passo a explicar desde o dia que o cheque foi entregue ao senhor vítor lopes, este senhor nunca mais me atendeu o telemóvel, percebam bem nunca mais me atendeu o telemóvel, unicamente manda-me a emails enganadores tal como, o senhor não se importa com o seu carro seja cinzento para ser mais rápido, a entrega seria em outubro 2016, em outubro recebo outro e-mail me dizendo se eu não me importava se o carro fosse preto que este estaria pronto mais rápido do que o cinzento. O Que se passou com o carro cinzento? Por fim o carro chegou em dezembro de cor preto hoje faz 6 meses e o carro ainda não está legalizado não tem matrículas e continuo sem poder falar com este senhor vitor lopes.
Olá Eduardo, estive a ler estes testemunhos e, já agora, deixo também o meu. Já adaptei e legalizei 2 carros ( um smart fortwo e mais tarde, com as mesmas peças, um volkswagen UP) no Autopédico, no Porto, e fiquei muito satisfeita. Recomendo.
ResponderEliminarElsa Margarida Branco
Obrigado Elsa.
EliminarCom o Sr. JERÓNIMO, da Rutilar em Campolide, não há " espinhas ": marcar, deixar lá o carro no dia, pagar ( também facilita ), levantar e ir embora. Não há nada mais fácil...
ResponderEliminarBoa tarde, ando a ver se compro carro, para posteriormente fazer a adaptação. Já ouvi dizer que carro tem de ter caixa automática. É verdade? Os de caixa manual não permite adaptação? Obrigada
ResponderEliminarPelo que sei o veículo não precisa ter caixa automática. Depende de quem o vai conduzir.
EliminarCara Catarina não sei se já fez a sua adaptação mas como sou proprietário de uma empresa de transformação de viaturas para mobilidade reduzida e tenho mais de 20 anos de experiência na área da mobilidade reduzida gostaria de falar consigo sobre o que pretende fazer
EliminarDeixo o email da minha empresa caso está interessada mdynamic.info@gmail.com 914010943
Boa tarde
ResponderEliminarSou paraplégico, se comprar um carro de segunda mão não fico isente de pagar o selo?
ResponderEliminarobrigado pelas atenções
Achei mais simples comentar como anônimo. Porém, meu nome é Helena e necessito coisa mais simples: Alugar um carro adaptado por 30 dias em Portugal. É uma adaptação simples: carro automático, direção hidráulica e aceleração nas mãos ou no lado esquerdo. Alguém para ajudar. Grata.
ResponderEliminarBoa tarde, conheço uma empresa de aluguer de carros para transporte e para pessoas conduzirem na Maia, a TOTALMOBILITY, também fazem adaptações.
EliminarSou cliente e gostei muito!
ResponderEliminarVenho por este meio aqui deixar o meu testemunho quanto a VTE e ao senhor vítor lopes.
Sou deficiente tetraplégico encomendei e paguei um carro kia no mês de junho 2016 ao senhor vítor lopes, hoje dia 9 de maio 2017 ainda não tenho o carro legalizado.Por isso não vejo nenhum profissionalismo neste senhor passo a explicar desde o dia que o cheque foi entregue ao senhor vítor lopes, este senhor nunca mais me atendeu o telemóvel, percebam bem nunca mais me atendeu o telemóvel, unicamente manda-me a emails enganadores tal como, o senhor não se importa com o seu carro seja cinzento para ser mais rápido, a entrega seria em outubro 2016, em outubro recebo outro e-mail me dizendo se eu não me importava se o carro fosse preto que este estaria pronto mais rápido do que o cinzento. O Que se passou com o carro cinzento? Por fim o carro chegou em dezembro de cor preto hoje faz 6 meses e o carro ainda não está legalizado não tem matrículas e continuo sem poder falar com este senhor vitor lopes
JA adaptei tres viaturas na Rutilar deixo o carro de manha e no mesmo dia esta pronto, pessoa espetacular e excelente profissional, o primeiro foi um DAF 66
ResponderEliminarObrigado pela informação.
Eliminar