TEM - Todos com a Esclerose Múltipla em Braga


Exmos. Senhores,

No âmbito do Dia Mundial da EM, a TEM vai participar em várias iniciativas em dois dias desta semana de Maio.

No dia 24 (terça-feira):

· às 12h00, vai assinar um protocolo com o Hospital Privado de Braga.

No dia 25 (quarta-feira):

· às 14h30, vai ser recebida na Câmara Municipal de Braga;

· às 18h30, estará na Av. Central (junto ao chafariz) em Braga, com os senhores deputados Eng. Agostinho Lopes (CDU), Dr. António José Seguro (PS), Dr. Miguel Macedo (PSD), Dr. Pedro Soares (BE) e Dr. Telmo Correia (PP);

· às 19h00 participa no “Move-te”.

1. A TEM e o Hospital Privado de Braga (Trofa Saúde SGPS SA) vão celebrar um protocolo para os associados da TEM, cônjuges, descendentes e ascendentes em 1º grau. Este protocolo é bastante vantajoso para aqueles que não tenham seguros, ADSE ou SAMS, etc. com descontos de 50% nas consultas. O protocolo é válido para Consulta Externa, Urgência, Meios Auxiliares de Diagnóstico e Terapêutica, Fisioterapia, Internamento e Blocos (operatório e de partos).

2. A TEM vai entregar, apresentar e discutir eventuais apoios da CMB com o Sr. Vereador Hugo Pires para o projecto do Centro de Reabilitação para Doenças Neurológicas em especial as Neurodegenerativas (Alzheimer, ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica, EM - Esclerose Múltipla e Parkinson), podendo albergar doentes de outras patologias (AVC, Oncológicos) com fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional.

A TEM nasceu em Outubro de 2008 e nunca teve qualquer apoio do Estado. Este ano, viu-se privada de 0,5% do valor do IRS dos cidadãos que quisessem. Este é um exemplo de como elementos da sociedade civil se propõem a construir algo de útil, com empresas a apoiar. Temos o apoio de uma empresa internacional de construção civil (JGomes) que nos cedeu o espaço no centro de Braga (Rua André Soares nº 216). Contamos com o apoio da Universidade do Minho (UM), do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE), de 3 advogados voluntários e da Delegação de Braga da Ordem dos Advogados. O Departamento de Matemática e Aplicações da UM está a fazer um estudo epidemiológico da EM no distrito de Braga. O Departamento de Psicologia da UM faz apoio psicológico aos doentes de EM no Laboratório de Neuropsicofisiologia por falta de instalações da TEM. E ainda não contamos com o apoio do ISAVE na fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional também por não termos instalações.

Queremos ter as instalações funcionais para depois podermos prestar apoio domiciliário àqueles que, por algum motivo, não se possam deslocar às nossas instalações.

Contamos ter o nosso Centro pronto, no pior dos cenários, em Junho de 2012 e no melhor dos cenários, em Janeiro do mesmo ano.

No entanto, a TEM precisa de mais apoios que serão sempre bem vindos.

A TEM convidou TODOS os deputados cabeças de lista do distrito de Braga para estarem presentes na Av. Central (junto ao chafariz) para estarem com os doentes e familiares dos doentes de EM às 18h30 e para estarem presentes no “tiro de partida” às 19h00 na 3ª Edição do “Move-te pela Esclerose Múltipla” organizado pelo Gang da EM, grupo informal organizado, de auto-ajuda a doentes de EM. A TEM está a colaborar nesta iniciativa. Quem quiser participar, deverá inscrever-se junto da Enf. Conceição Azevedo (963431650) ou do Dr. Vítor Rodrigues (965860203) ou por email para a TEM ou para o email do Gang da EM.

O convite da TEM aos deputados foi feito com o intuito de chamar a atenção da classe política para a doença e problemas associados.

Foi institucionalizado pela MSIF - Multiple Sclerosis International Federation (Federação Internacional de Esclerose Múltipla) que a última quarta-feira do mês de Maio é assinalado o Dia Mundial da EM. Este ano, é no dia 25 de Maio com o tema trabalho e a EM, com um enfoque sobre o papel que os empregadores podem desempenhar, permitindo que pessoas com EM possam continuar a trabalhar. No site http://worldmsday.org/ está uma petição mundial da MSIF que incentiva os empregadores e os decisores políticos a remover os obstáculos que impedem as pessoas com EM de ficar ou permanecer no trabalho.

Com os nossos melhores cumprimentos,

O Presidente da Direcção da TEM,

Paulo Alexandre Pereira

(917505375)

Comentários