sexta-feira, 13 de maio de 2011

Novo software livre para melhor usar o rato do PC

Uma equipa de pesquisadores dos EUA desenvolveram uma aplicação de software que ajuda os utilizadores com dificuldades motoras para melhorar seu uso do rato. A ferramenta oferece duas novas formas de alargar o alvo do cursor área visual e motor para aumentar a precisão do ponteiro e reduzir o tempo necessário para clicar no local indicado.

Quando uma mão vira um rato de computador e o cursor não se move para o lugar certo, você pode se incomodar. Se a segunda tentativa o cursor sobe mais que sua meta, o assunto começou a incomodar. Mas se a terceira tentativa, a flecha erra o alvo, a frustração é praticamente garantida. Esta situação ocorre com mais freqüência quando quem usa o computador sofre algum tipo de deficiência motora que limita a sua flexibilidade com o rato, ou apenas os usuários mais velhos.

Para resolver este problema, uma equipa de pesquisa da Universidade de Washington desenvolveu dois cursores do rato que permite começar a clicar nos seus objetivos com mais facilidade do que os ratos tradicionais e não exigir a instalação de nenhum hardware adicional, apenas um programa de software livre que pode ser baixado gratuitamente da Internet, segundo um comunicado da universidade. O único inconveniente que os cientistas esperam receber para a sua invenção é que os usuários escrevem seus comentários na web.

O sistema, que temos chamado de "Lupa Apontamento", estende a área visual e motora, onde o cursor é direcionado, reduzindo a necessidade de um sinal muito preciso. O objetivo do grupo de pesquisa da Universidade de Washington, arquiteto do "vidro ponteiro lupa", é demonstrar que os usuários possam mais facilmente alcançar seus objetivos com o rato, e uma taxa de sucesso superior a 23% que a dos ratos tradicionais.

"Apontando Lupa

O "vidro ponteiro lupa" funciona com qualquer sistema operacional Windows. Substitui um cursor circular convencional maior, que ainda pode ser prorrogado se os usuários precisam de um motor mais difícil.

Para localizar o ponto exato onde o usuário coloca o cursor em qualquer lugar no alvo grande e clique em OK. Então, a lente do ponteiro estende a área sob seu sinal até que ele preenche o ecrã, ampliando objetos ainda menores. Isso é quando o usuário é capaz de clicar o cursor onde você quer dentro dessa grande área e alcançar seu objetivo.

Embora a "lente do ponteiro" requer dois cliques, é muito mais fácil de usar do que um mouse convencional, que pode levar muitos cliques para chegar a um objetivo específico. Os ampliadores de tela para pessoas com deficiência visual têm existido durante muito tempo, mas só trabalhou como ampliadores que afetam o tamanho do pixel na tela, e não o espaço do motor em que os usuários ato, que não oferece vantagem usuários com problemas de mobilidade. A "lente do ponteiro" nova expande tanto o espaço visual e motora.

O software necessário para usar essa ferramenta inclui um painel de controle que permite ao usuário ajustar a cor, o nível de transparência, a ampliação eo tamanho do cursor na área. As preferências do usuário são salvos quando você fecha o aplicativo eo usuário também tem a capacidade de usar os comandos de teclado para ativar ou desativar o "vidro ponteiro lupa", que em breve será atalhos personalizáveis, e os avanços da equipe da pesquisa em declaração.

Na mesma nota, o professor da Escola de Informação da universidade americana e diretor do grupo de pesquisa também diz que "é menos caro para criar soluções para pessoas com deficiência, se o trabalho se concentra no software ao invés de hardware especializado porque o software é mais fácil obter o hardware. "

O documento em que este novo projeto é refletida cursor melhorada, incluindo a "lente do ponteiro" foi apresentado no Simpósio de Tecnologia de Software e Interface do Usuário, realizada em Nova York. Em maio, a equipe emitiu um novo comunicado sobre o assunto.

"Mouse Angle"

Outra das tecnologias desenvolvidas por esta equipe de pesquisa é chamado de "Ângulo Mouse", algo como "ângulo de mouse." Assim como a "lente do ponteiro", o seu objectivo é ajudar as pessoas com deficiência para gerenciar melhor o mouse. O software pode ser baixado , junto com dois vídeos explicando, uma para o público em geral e uma para os acadêmicos.

Quando um usuário começa a se mover o cursor para uma trajetória de destino da mesma, mesmo para pessoas com deficiência de mobilidade tende a ser limitada, ou seja, se aproxima de uma linha reta, neste caso Mouse Ângulo mantém a velocidade de circulação . No entanto, quando o cursor se aproxima do alvo eo usuário tenta alcançá-lo, os ângulos formados pelos movimentos diferem consideravelmente, o caminho se torna mais difusa, em seguida, Ângulo Mouse retarda o cursor e amplia a imagem, alcançando uma meta mais fácil de alcançar.

Professor Wobbrock compara o "ângulo de rato" com um carro de corrida: "Em uma reta quando a estrada está aberta, o carro passa como um chicote, mas em uma curva acentuada, desacelera e tem uma série de correções para garantir a precisão .

Em um estudo com 16 pessoas, metade delas com deficiências de mobilidade, o "ângulo de mouse" melhor desempenho na capacidade de segmentar os participantes em 10% em comparação com o mouse que vem de fábrica com os sistemas operacionais Windows e 11% dos "ícones pegajoso", uma inovação anterior era de parar o cursor quando a área estava dentro da meta.

"Denunciar é uma parte essencial na utilização de um computador, mas pode ser bastante difícil e mais demorado se a qualificação é um problema. Mesmo guardar um tempo em cada segundo uma pessoa pontos de um objeto da tela do computador pode ser uma economizando horas durante um ano ", disse Wobbrock, que sugere que os usuários tentam tanto o" ponteiro de lupa "como o" ângulo de mouse "antes de decidir qual preferem.

Fonte: TIC e Deficiência

Sem comentários:

Enviar um comentário