Não se têm indícios de como os primeiros grupos de humanos na Terra se comportavam em relação às pessoas com deficiência. Tudo indica que essas pessoas não sobreviviam ao ambiente hostil da Terra. Basta lembrar que não havia abrigo satisfatório para dias e noites de frio intenso e calor insuportável; não havia comida em abundância, era preciso ir à caça para garantir o alimento diário e, ao mesmo tempo, guardá-lo para o longo inverno.
NA GRÉCIA POR EXEMPLO:Platão, no livro A República, e Aristóteles, no livro A Política, trataram do planeamento das cidades gregas indicando as pessoas nascidas “disformes” para a eliminação. A eliminação era por exposição, ou abandono ou, ainda, atiradas do aprisco de uma cadeia de montanhas chamada Taygetos, na Grécia.
Veja aqui um resumo muito completo da História da Pessoa com Deficiência.
EXEMPLOS DA EVOLUÇÃO DA CADEIRA DE RODAS:
O primeiro registo da combinação de uma cama com rodas surge na imagem de um vaso grego do ano 530 AC. Neste caso é uma mesa para o transporte de uma criança.
Século VI: 1a. imagem de uma cadeira de rodas escavada em pedra em um sarcófago na China.Século XVI: Rei Felipe II da Espanha usou uma cadeira bem elaborada com descanços móveis para braços e pernas.Stephen Farfler era paraplégico e em 1655, na Alemanha, construiu uma cadeira de rodas para se locomover. Era feita em madeira, com duas rodas atrás e uma na frente, acionada por duas manivelas giratórias.Cadeira de Bath, Inglaterra, inventada por John Dawson, 1783.Século XIX, XX: Após a Guerra Civil Americana e a 1a. Guerra Mundial: cadeiras eram construídas de madeira, assentos de palha, apoios ajustáveis para braços e pés.1932: Everest e Jennings projetaram a 1a. cadeira dobrável. Eles fundaram a empresa Everest & Jennings.
1950: Everest & Jennings desenvolveram a 1a. Cadeira motorizada.
Eduardo,
ResponderEliminarAdorei essa matéria!
Posso postar no blog deficiente ciente uma parte da matéria e indicar seu blog para que os leitores continuem a leitura?
Abraços
Vera
Vera, como anteriormente te disse: podes usufruir de tudo o que quiseres e sempre que quiseres.
ResponderEliminarNão precisas pedir autorização.
Fica bem
Absolutamente demais!
ResponderEliminarAbordagem muito bem feita, com riqueza de detalhes, ilustrações, enfim do jeito q é bom prá ler e aprender. Não se trata de "rasgação de seda" como se diz aki no Brasil, é pura constatação mesmo!!!
Obrigada moço português.
Saúde e paz!!!
Abraços
Rebecca Maria
Rebecca Maria, também foi dos resumos editados que gostei mais, por isso o postei.
ResponderEliminarMas mérito não é meu, mas sim dos autores do trabalho.
Tudo de bom para si também.
Muitíssimo interessante.
ResponderEliminarHorrível a forma como os deficientes eram eliminados... Ainda assim me pergunto se a humanidade terá deveras evoluído?
Boa dúvida Cabelos Brancos...
ResponderEliminarEu acrescento: uns evoluíram outras regrediram e outros fingem que sim.
Fique bem.
Eduardo,
ResponderEliminaramei essa materia. vc sabe onde posso encontrar mais imagens de cadeiras de rodas antigas? preciso de algo da epoca vitoriana.
Agradeço qualquer ajuda.
Célia, infelizmente tudo o que encontrei sobre o tema, pouco mais acrescenta.
ResponderEliminarDesculpe não poder ajudar.
Fique bem.