quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DETESTO A CAMA


Ontem tive que ficar acamado dia todo. Detesto! Mas meu auxiliar também tem vida própria. Precisou ficar dia fora.

Felizmente tenho um enfermeiro que me vem dar apoio. Virou-me de 3 em 3 horas conforme combinado com antecedência. Almoço desenrasquei-me sozinho. Ficaram umas sandes e fruta perto da cama, água com fartura, e resto foi por minha conta.

Hoje consequências: tensão arterial baixa. Ao passar da cama para a cadeira tonturas daquelas bem chatas, ainda me sinto cansado e bem frágil. Mas almoço foi uma tremenda feijoada, depois um café bem forte e coisas melhoraram. rsr
Dores no pescoço e braços terríveis. Meu braço direito dói muito devido a atrozes e afins. Como tive que ficar por duas vezes, 3 horas de cada vez, deitado em decúbito lateral direito e neste caso para cima dele dores acentuam-se.
Em geral evito este decúbito, mas quando fico deitado não tenho outra alternativa. Tenho que variar o máximo.Mas tudo passa. Não perco tempo a dar confiança a estas dores e fragilidades. Interessa é que hoje estou na cadeira.

Ás vezes perguntam-me se não é chato estar dia todo só e ainda por cima acamado. Agradável não é. Até porque somente posso ter companhia da TV (e documentários que adoro) quando estou virado para um dos lados.
Do outro lado vejo-a por um espelho, mas legendas não consigo ler. Estão ao contrário.

Mas ontem e como sempre, tive a excelente e fiel companhia do meu amigo Tintin (que vos apresento na foto acima). Não houve um minuto graças a ele que me sentisse só.

Nestas horas é que eu reforço minha grande admiração por aqueles/as valentes que passam maioria do seu tempo acamados, pois tetraplegia é sinónimo de muitas horas na cama.
Como é difícil…eu também já fiquei 3 anos seguidos acamado e sei dar valor ao sofrimento deles/as.
Para vocês que estão nessa situação um abraço solidário cheio de esperança e admiração.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente com tudo o que dizes nesta mensagem, gostaria apenas de enaltecer um pequeno e maravilhoso ser, que neste caso em particular é o Tintin, mas em geral são os nossos fiéis animais de estimação.
    Uma homenagem aos sempre presentes amigos do homem.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, amigo!

    Estes nunca nos abandonam.

    Fica bem e bfs.

    ResponderEliminar