João Manuel Marques, 38 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há três anos, já tinha ficado da outra vez sem transporte para regressar a casa após uma cirurgia e foi um irmão que pagou cerca de 50 euros de transporte na ambulância da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim. João desloca-se em cadeira de rodas porque devido ao AVC não consegue equilibrar-se em pé.
Trabalhava a assentar pedras em chão e fachadas e chegou a ganhar mais de 1500 euros quando trabalhou em Espanha. Agora vive com um irmão, que também está reformado por invalidez e faz hemodiálise três vezes por semana, numa casa do bairro Ancofa, em Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim. João, que frequenta o centro de dia de Fazendas, conta que o dinheiro que ganha é para os medicamentos, comprar alguma comida e ajudar nas despesas da casa. E por isso não compreende por que motivo o médico do centro de saúde lhe recusou o transporte por conta do Ministério da Saúde.
João sofreu o AVC quando se deslocava para casa e estava perto da habitação. Seguia de mota e despistou-se tendo embatido contra um poste de electricidade. A doença deixou-lhe sequelas no pé a que foi operado e agora aguarda que esta situação se resolva para poder iniciar tratamentos para recuperar das dificuldades de locomoção no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
Fonte: O Mirante
Sem comentários:
Enviar um comentário