sábado, 18 de outubro de 2014

Universia e Fundação Universia favorecem a inclusão de pessoas com deficiências nas universidades ibero-americanas

Fundação Universia lança a Plataforma ‘Universidade e Incapacidade na Ibero-américa’, um portal que tem como objetivo sensibilizar e favorecer o acesso de pessoas com deficiências ao ensino superior. Este portal, que recolhe exemplos reais de boas práticas, oferece um diretório de livre acesso, único até ao momento, onde se podem consultar os serviços especiais para pessoas com deficiências, de todas as universidades dos países ibero-americanos.

A Fundação Universia, juntamente com a colaboração do Universia, acaba de lançar este portal que tem por objetivo ser o ponto de referência para a difusão das boas práticas já existentes, e de consulta das unidades ou serviços responsáveis pelas questões relacionadas com estas matérias, de todas as universidades ibero-americanas.

De caráter permanente, a plataforma ‘Universidade e Deficiência na ibero-américa’, que conta com a colaboração da Fundação ONCE e da Fundação de PwC, tem um duplo objetivo: sensibilizar e favorecer o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior e incrementar o desenvolvimento de uma universidade inclusiva. Para conseguir este objetivo, o site conta com duas secções, cuja missão é divulgar a informação sobre as universidades participantes.

A secção de “Boas Práticas” que visa desenvolver e divulgar um catálogo de ações inclusivas que podem ser partilhadas e replicadas noutras universidades, serve também como repositório de experiências positivas. Entre as distintas categorias, encontram-se propostas sobre o acesso ao emprego de universitários com deficiências, novas tecnologias da comunicação, procedimentos de recolha e orientação de bolsas, ajudas e prémios a estudantes com deficiência, entre outras áreas temáticas.

Relativamente à secção "Espaço Universidades ibero-americanas", pretende-se contar com um diretório de áreas/serviços especiais para os estudantes ibero-americanos com deficiência, único até ao momento, e aberto para consulta a qualquer pessoa interessada. Com este objetivo, toda a comunidade universitária que desenvolve trabalho no âmbito da igualdade de oportunidades está convidada a participar, partilhando as suas experiências positivas e os seus programas.

III Encontro de Reitores

O lançamento desta plataforma enquadra-se no III Encontro Internacional de Reitores Universia. Fruto de um acordou assinado entre a Fundação ONCE, a Fundação de PwC e a Fundação Universia para fomentar a formação superior de pessoas com deficiência, contou com a colaboração do Ministério dos Assuntos Exteriores. O acordo foi celebrado no âmbito de um painel em que foram analisadas as questões relacionadas com a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito universitário.

Participaram neste encontro Marcelo Fernandes de Aquino, reitor de UNISINOS (Brasil), Ignacio Sánchez Díaz, reitor da Pontifícia Universidade Católica (Chile), Jose Eduardo Hernández Nava, reitor da Universidade de Colima (México), José Eduardo Hernández Nava, reitor da Corporação Interuniversitária Ibero-americana (Colômbia), Rafael Stand Niño, presidente do Centro Internacional de Responsabilidade Social & Sustentabilidade (Colômbia) e Manuel López Pérez, reitor da Universidade de Zaragoza (Espanha) e presidente da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas (CRUE).

Para além disso, fruto do III Encontro de Reitores, foi assinada a Carta do Rio, uma espécie de roteiro para as Universidades Ibero-americanas. Neste documento, especialmente no ponto 2, será abordada a questão social: http://issuu.com/universiario2014/docs/carta_rio_final_pt_d87a0851130b82?e=0/8837835http://estudos.universia.net/portugal/curso/tipos-de-curso/licenciatura

Fonte: Rostos

Sem comentários:

Enviar um comentário