quarta-feira, 27 de abril de 2016

Macedo de Cavaleiros: Praia fluvial Fraga da Pegada recebe prémio acessibilidade

A praia fluvial Fraga da Pegada, concelho de Macedo de Cavaleiros, recebeu o prémio de “Praia+Acessível” pelas condições proporcionadas a pessoas com deficiência, dá conta a câmara local em nota publicada no seu site.

Esta é a praia fluvial com mais bandeiras azuis da Europa, ficando situada na albufeira do Azibo.

A distinção é da responsabilidade do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal e o prémio atribuído foi uma cadeira de rodas.

A Fraga da Pegada é a mais antiga das praias fluviais deste espaço de veraneio e educação ambiental do distrito de Bragança, em que se inclui também a praia da ribeira grande.

Ambas foram projetadas, segundo vinca a autarquia, “a pensar também nas pessoas com deficiência, procurando atenuar as suas dificuldades em usufruir destes espaços.”

Aliás, toda a zona disponibiliza estacionamento próprio, posto de socorro adaptado, banhos acompanhados, painéis informativos específicos, inclusive em braille para pessoas com deficiência visual.

No seu site a câmara conta como decorreu a cerimónia de entrega do prémio na passada semana, uma sessão que contou com a secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A governante felicitou os Municípios de Loulé (Praia de Vila Moura – 1º classificada) e de Macedo de Cavaleiros pelo “excelente trabalho na promoção da acessibilidade para todos às suas praias”.

“As praias são um incomparável património de Portugal e as políticas de inclusão devem ser exploradas cada vez mais. Um turismo inclusivo, não é exclusivo das pessoas com deficiência. Estas serão sempre as grandes beneficiárias, mas acima de tudo é um trabalho para todas as pessoas, independentemente das suas características físicas”, referiu Ana Sofia Antunes.

Já o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, Manuel Duarte Moreno, evidenciou as características das praias da Albufeira do Azibo, onde garantiu que “se tem realizado um grande trabalho focado nas pessoas com deficiência, procurando atenuar as suas dificuldades em usufruir destes espaços”.

Fonte; Plural&Singular

Sem comentários:

Enviar um comentário