A Vida Independente já está em marcha…lenta. E, em jeito de protesto foi organizada uma marcha com o intuito de apelar ao empoderamento das pessoas com deficiência. Em causa está o facto do Governo não garantir a participação das pessoas com diversidade funcional nas diferentes fases do processo de desenvolvimento da VI. Em entrevista à Plural&Singular, o Centro de Vida Independente, criado para gerir o primeiro projeto piloto implementado em Lisboa, além de explicar as motivações para a manifestação de 5 de maio, também esmiúça os contornos de um decreto-lei publicado em outubro de 2017, que não satisfaz as necessidades de quem deseja, precisa e tem direito a uma Vida Independente. É este o destaque da secção Saúde e Bem-estar.
A secção de Desporto apresenta o perfil de “Luís Costa – o atleta superação” que descobriu a modalidade por altura dos Paralímpicos de Londres2012 quando viu o antigo piloto de Fórmula 1, Alessandro Zanardi, a competir. Três meses depois de se iniciar no paraciclismo já estava a defrontar o campeão paralímpico e mundial. Entretanto já conseguiu ultrapassar a referência e agora o foco está em Tóquio 2020.
“Stephen Hawking: a prova de que a mente não é prisioneira de um corpo” e “Esclerose Lateral Amiotrófica: um balde de água fria na vida de doentes e familiares” são os artigos que preenchem a rubrica Plural&Singular da revista digital. Depois de uma homenagem à vida de Stephen Hawking, o físico britânico que morreu a 14 de março aos 76 anos de idade contrariando todas as expetativas do tempo de sobrevida médio de uma pessoa com ELA, fala-se desta patologia no contexto português e do apoio que a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) dá a doentes, familiares e amigos que se confrontem com esta doença.
Fonte: Plural&Singular
Sem comentários:
Enviar um comentário