domingo, 31 de janeiro de 2010

Minha ida à dentista


Minhas idas ao dentista (neste caso à dentista) nunca foram problema. Pelo contrário. Ir à Clinica Dentária Ribadente em Abrantes, é tudo menos complicado.
Escolhi-a por ser acessível e porque funcionários sempre tentaram ajudar e nunca complicar.

Carla, (quase, quase, dentista. Falta-lhe um bocadinho assim…) a anfitriã perfeita. Alegre, descomplexada, profissional…tudo sempre fez para que minha cadeira de rodas e minha falta de mobilidade ali não se notassem. E consegui-o.
Nem sequer da cadeira de rodas saio. Meus tratamentos dentários são feitos comigo sentado na minha cadeira.

Até Drª Adriana, (conheci-a pela 1ª vez. Minha dentista habitual está dói-dói. Desejo-lhe rápidas melhoras) que me consultou pela primeira vez, se adaptou, e até pareceu que trata seus pacientes habitualmente naquela posição. Uma simpatia! E olhem que não é fácil! Precisa ser feita uma grande ginástica.

Ainda fiquei reticente ao saber que não iria ser atendido pela minha dentista habitual. Acontece que noutras clínicas sempre foi ponto assente ter que me transferirem da minha cadeira, para a fixa do dentista. E além do inconveniente da transferência, era a minha impossibilidade, depois de sentado, dobrar o tronco e chegar com a boca ao recipiente que absorve bochechos.

Era um terror! Mesmo que me auxiliassem eu nunca conseguia fazer rotação do tronco sem uns belos e contínuos espasmos.
Mas não. Drª fez logo questão de me por á vontade e acrescentar que tudo faria para facilitar as coisas. E assim foi. Como provo nas fotos.

Sei de muitos tetras que passam pelas mesmas dificuldades. Mas aqui fica a prova de que facilitar as coisas só depende dos profissionais que lidam connosco. Se bem que nem todas as clínicas têm funcionárias tão prestáveis e sensíveis como esta.

AGORA O PESADELO:

Mas enquanto uns tudo fazem para nos facilitar as coisas, outros fazem o contrário. Neste caso Câmara Municipal de Abrantes. O incrível é que conseguiram mais um feito. Bloquear a única entrada acessível que me levava até á entrada da clínica.

Até parece que andaram a estudar ao pormenor onde havia rampa de acesso ao passeio para ai pregarem um banco de jardim. Bem em frente á passadeira e em pleno passeio. Isto na Urbanização de São José em frente ao Lidl.

16 comentários:

  1. Olá Eduardo! Adorei esse post!!

    Que encanto essa doutora e a quase dentista! (rss) Elas estão de parabéns!!
    É tão bom ver pessoas que se preocupam com o bem estar da outra, não é mesmo?

    Quanto ao banco de jardim, que absurdo! Faz muito bem em divulgar.

    Abraços e fique bem!
    Vera

    ResponderEliminar
  2. O senhor Eduardo ainda se espanta com estas coisas de falta de acessos em Abrantes?

    Vai ser cada vez pior.

    Não votaram para a mudança na Camara? Agora sofram as consequências.

    Era pedir demais aquela presidente ter preocupações com essas coisas.

    Custódia Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Bonita cumplicidade.

    Bem haja aos funcionários.

    Aí está a prova de que basta a socieade querer e a vida destas pessoas torna-se mais fácil.

    A Camara de Abrantes só tenho que me envergonhar de tal barbaridade.

    Se não ajudam também não compliquem.

    Rui Pedro

    ResponderEliminar
  4. Olá Sr. Eduardo, agradecemos os elogios dispensados e queremos que saiba que para nós é um grande prazer poder ajudar e facilitar as coisas para os que necessitam de cuidados especiais.Estaremos sempre à inteira disposição. Um grande beijo!!! Carla e Drª Adriana

    ResponderEliminar
  5. VERA, sabe tão bem postar noticias boas...esta funcionária (Carla)é uma simpatia, melhor impossível.
    Dentistas são todos teus compatriotas (brasileiros), também só tenho a dizer bem.

    CUSTÓDIA, eu não conheço esta presidente. Não a vou julgar.
    Mas através de canais normais já mostrei minha indignação e aguardo resposta.

    RUI, tem razão. Problema é que maioria não tem a sensibilidade destas funcionárias.
    Concordo. Se Camara não complicasse já era bom.

    CARLA E DRª ADRIANA, obrigado por tudo. Graças a vocês pude editar uma notícia positiva.
    É que quase sempre são negativas. Vocês são um bom exemplo de solidariedade.

    Fiquem todos bem e tenham uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  6. Afinal Camara de Abrantes não tem que ser responsabilizada pela colocação do banco e sim a Junta de Freguesia de São Vicente.

    Agradeço resposta da Camara.

    Já expus o caso á respectiva Junta de Freguesia, aguardo respostas.

    ResponderEliminar
  7. Senhor Eduardo se todas as pessoas fossem como a Carla e a Dra Adriana situações como essa do banco não aconteceriam. Fez muito bem em divulgar. É uma vergonha ninguém se preocupa com quem precisa de cuidados especiais. Bem haja
    Élia Branco

    ResponderEliminar
  8. Senhor Eduardo é bom saber que existem pessoas como a Carla e a Dra Adriana. Quanto ao banco fez bem em divulgar. Bem haja

    ResponderEliminar
  9. Salve Salve Simpatia! Adorei tua ida à dentista, Eduardo Jorge.
    Carla e Drª Adriana s mesmo adoráveis e deixaram-te literalmente bo-qui-a-ber-to( as fotos comprovam) rsrsrs...
    Meninas de Ouro, fazendo toda diferença com atendimento personalizado, esbanjando profissionalismo e delicadeza, Muito Bom!!!
    A julgar pelas feições do paciente, tudo estava perfeito: conforto, carinho e bom trato.
    Como é aprazível ser bem cuidado, zelado em qquer situação da vida. E até mimado mesmo.. pq não?
    Continue c esse brilho nos olhos e Luz em seu Caminho...
    Abraços
    Aaatchin, dodói continua...(rsrsrs)

    Rebecca Maria

    ResponderEliminar
  10. Rebecca, se o PC me permitisse mostrava-lhe meu sorriso que não consigo e não desejo que pare.

    Ler suas mensagens tornou-se uma delicia. Vou confidenciar-lhe uma coisa, sei que fica só entre nós: hoje foi dia de um tratamento, que comigo torna-se quase sempre um enorme sacrifício. Hoje então deixou-me num estado terrível.
    Estive ao sol, a desfrutar a natureza que é uma das únicas coisas que me aliviam a alma até agora.
    Chego aqui vejo esta mensagem que me pôs em gargalhadas continuas. Que belo antídoto para meu estado Rebecca!

    Você precisa começar a escrever guiões. Sabe dar dramatismo, alegria, suspense ás palavras.

    Tadinha! Ainda dodói? Melhoras. Tome kestine 10mg que passa a alergia.
    Mas antes consulte o médico. Não me responsabilizo. rsrs Comigo funciona.

    Seja feliz Rebecca e continue positiva.

    Fique bem

    ResponderEliminar
  11. Elia, você disse tudo. Mas o problema é que cada cabeça cada sentença.

    Se leis fossem fiscalizadas e estas pessoas pagassem caro por infringi-las, de certeza que aprendiam.

    Carla e Drªs são excelentes. E sempre com sorriso enorme.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  12. Pois é padrinho! Você é uma pessoa normal embora com algumas limitações e por isso tem direito a tudo o que qualquer outra pessoa tem, ainda bem que ainda existem pessoas que se preocupam com o próximo, se todos fossem como as Drªs viviamos num mundo melhor!! Não só para quem é tetra mas para todas as outras pessoas... ás vezes parece que anda tudo doido e que ninguém respeita ninguém, mas estas notícias levam-nos a lutar por um mundo melhor, só depende de mim, de si e de um bocadinho de todos... ;)

    Por norma ninguém gosta de ir ao dentista! Ora aqui está alguém que faz dessas idas ao dentista uma viagem maravilhosa! Mas ainda bem que assim é... Só revela o respeito que têm por si e você por elas! ;)

    Beijinhos, Carina

    ResponderEliminar
  13. Afilhada, bom ter-te por aqui!

    Sábias palavras as tuas.
    Mas enquanto houver este tipo de insensíveis, parece-me que nunca teremos melhoras.

    Preocupam-se somente com eles. Se houvesse uma punição a sério para quem não cumpre a lei tudo seria diferente.
    Não há fiscalização, não há punição.

    Bjo linda!

    ResponderEliminar
  14. Olá, Eduardo.

    Saiba que estou sorrindo de sua ida ao dentista, pois na próxima semana será minha vez.
    Sua dentista tem muitas semelhanças com a minha quanto ao carinho e cuidado. (Ela é uma das grandes amizades de infância.)

    As duas grandes diferenças são:

    1- Não dá para ficar na própria cadeira e preciso ser tranferido.
    2- É necessário subir 2 lances de escada com um medo terrível.

    Muitos têm medo de debtista, eu tenho de escadas.
    Quanto ao banco? Uma palavra: Indignação.

    Abraços,

    Angelo.

    ResponderEliminar
  15. Angelo, imagino a ginástica que tens que fazer nessa cadeira de dentista!

    Não há uma clinica acessivel? Eu partilho o mesmo receio/medo/pavor que tu quando sou levado braçalmente obstáculos acima. Detesto e evito sempre.
    Tento levar rampas portateis que tenho e assim não ter que sofrer esses medos.

    Banco recebi resposta que vai ser retirado. É o minimo que devem fazer.

    Angelo, manda-me um e-mail para tetraplegicos@gmail.com que assim não corro o risco de errar no teu endereço. Logo que o receber responderte-ei.

    Fica bem e boa sorte nessa grande aventura que é tua simples ida á dentista. rsr

    ResponderEliminar
  16. Um bem haja a estas dentistas na Clínica Dentária Ribadente. Grandes médicas com vocação. Pelo seu testemunho posso constatar que são excelentes médicas e grandes pessoas que colocam o bem estar do paciente em primeiro lugar.

    ResponderEliminar