quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Norberto Mourão: Um biamputado a subir a escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Olá a todos os visitantes do "Biamputado", é assim que Norberto Mourão, começa a contar-nos a sua proeza da subida da escadaria que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego....

Tal como tinha informado antes de ir de férias, na terça-feira dia 2 de Agosto ia subir a escadaria da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego(Portugal), no total foram 565 degraus.

Tinha previsto demorar 4 horas para subir tudo, por isso fui bastante preparado a nível de alimentação e de bebidas para hidratar, ao todo levei: 4 bananas, cerca de 6 laranjas, umas 7 sandes com paté de atum e alguns chocolates, para beber levei 5 litros de água e 2 litros de uma bebida energética, também levei o meu relógio com o frequencímetro para controlar os batimentos cardíacos e as calorias perdidas em toda a subida.

Cheguei lá por volta das 6h da manhã, ainda era noite, estava fresco e quando me estava a preparar ainda caíram umas pingas de chuva, comi logo uma laranja para ter alguma energia rápida e comecei a subir às 6h16m, os primeiros degraus não foram fáceis, eram 7 e tive de os subir com duas canadianas porque não tinham corrimão, àquela hora ainda estava um pouco "enferrujado", a partir dali comecei a ter quase sempre um corrimão (à excepção dos primeiros degraus de cada patamar), quando cheguei às primeiras escadas com corrimão decidi subir pelo lado esquerdo, pensei que seria o mais fácil, mas não era, nos corrimões não dava para me agarrar, tive por isso de subir sempre com os joelhos trancados, em todos os outros corrimões subi pelo lado direito, já não precisava de me agarrar, apenas precisava de empurrar um pouco, assim era muito mais simples e mais rápido, no entanto também não dava para subir com o joelho destrancado, pelo meio da escadaria só necessitei de parar duas vezes para me alimentar e hidratar.

A subida acabou por ser muito mais rápida e mais simples do que tinha pensado, subi todos os degraus em 1h46m, só precisei de beber cerca de 0,5L de sumo energético, comi duas laranjas e uma sandes, os batimentos cardíacos no máximo chegaram aos 120 BTM, ainda assim até me sentar no carro gastei 1164Kcal.

Esta subida foi muito gratificante, consegui subir o que muitos pensavam ser impossível e consegui demonstrar mais uma vez que é possível voltar a fazer tudo.

Vejam o emocionante vídeo. Vale a pena. É de arrepiar...

4 comentários:

  1. Já tinha visto no Facebook, é impressionante mesmo!!! Parabéns ao Norberto! E também ao Eduardo, por comemorar com ele esta vitória e pelo seu excelente blog, sempre actualizado e com óptimos conteúdos!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Madalena, este rapaz fez da adversidade sua fonte de energia. Impressiona a maneira como tem conseguido ultrapassar tantos obstáculos.
    É este o caminho e não ficar á espera que a medicina e profissionais façam tudo.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. O Noberto é um GUERREIRO e tenho orgulho em o ter como um BOM AMIGO, um exemplo a seguir :)
    Beijo grande para TODOS os "GUERREIROS" q tenho o previlégio de conhecer e que me ajudam a continuar a LUTA...
    Muita Luz
    Isa

    ResponderEliminar
  4. Tens razão. Quem o viu e quem o vê!
    Só vitórias felizmente!
    Fica bem

    ResponderEliminar