sábado, 9 de dezembro de 2017

Pesadelo na Pousada da Juventude de Lisboa

Reservei o quarto twin com wc, através do site da Pousada da Juventude de Lisboa situada na Rua Andrade Corvo nº 46, 1050-009 Lisboa, o único quarto dito adaptado desta pousada. Tive o cuidado de questionar a pousada através do telefone, se o quarto era realmente adaptado a utilizadores de cadeira de rodas elétrica, que é o meu caso. Sempre me responderam afirmativamente. Mas a realidade encontrada foi bem diferente. Um pesadelo. Ao chegar tive de entrar por uma entrada lateral onde o lixo era constante.

Sanita
Ao chegar ao elevador verifico que a cadeira de rodas não cabe no seu interior. Solução encontrada foi retirar o suporte de pés e uma parte do encosto e empurrarem-me lá para dentro, como se de uma mercadoria se tratasse,  com todos os perigos que daí advêm, de modo a permitir fechar a porta do elevador.

Poliban e sanita
Lá fui eu sozinho pois não cabia mais ninguém no elevador. O facto de ir só fez com que não conseguisse pressionar o botão do elevador de maneira a permitir a sua paragem. Depois de várias subidas e descidas, felizmente um desconhecido resolveu parar o elevador e abrir a sua porta o que me permitiu sair aliviado.

Poliban
Ao chegar ao quarto o pesadelo continuou. Como se pode verificar nas imagens, o WC de adaptado nada tinha. Chegar com a cadeira de rodas perto da sanita para a utilizar foi tarefa impossível. Entrar no poliban para tomar banho idem. Se já não bastasse o quarto era muito apertado e em estado degradado. Ou seja, tudo menos um quarto adaptado. Um quarto adaptado é muito mais que isso. Mais uma vez senti que não faço parte desta sociedade, e senti-me discriminado.

Quarto
O que fez com que reclamasse oficialmente para as entidades competentes. A Pousada da Juventude de Lisboa não pode vender um produto que não possui.

Conheça o Lei da Não Discriminação com Base na Deficiência e caso sinta as mesmas dificuldades que eu, aconselho-o a reclamar também. 

2 comentários: