sábado, 24 de março de 2018

LinkedOut: projecto de apoio à inclusão sócio-profissional de pessoas com Spina Bífida e/ou Hidrocefalia

O LinkedOut é um projecto de apoio à inclusão sócio-profissional de pessoas com Spina Bífida e/ou Hidrocefalia, desenvolvido pela ASBIHP e co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos do INR, IP. É a primeira plataforma online que funciona como portefólio digital de candidatos com deficiência, centrada na competência técnica das pessoas, e não na deficiência.


Cerca de 10% da população, isto é, cerca de 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência, constituindo a maior minoria do mundo. Na maioria dos países da OCDE a incidência da deficiência é mais elevada entre as mulheres do que entre os homens, constituindo uma dupla vulnerabilidade desta população, logo, alvo de múltipla discriminação.

Cerca de 386 milhões de pessoas em idade activa são deficientes, segundo a OIT, sendo que, o desemprego atinge, em média, 80% desta população, devido à crença dos empregadores de que uma deficiência implica uma incapacidade para o trabalho. Por esta razão, as pessoas com deficiência continuam a estar sub-representadas no mercado de trabalho.

A falta de recursos económicos é um dos problemas que mais afecta esta população, sendo que o ciclo de pobreza dificilmente é interrompido, devido à grande inexistência de rendimentos de trabalho, da dependência de subsídios estatais e da solidariedade das suas famílias. A empregabilidade é o pilar Base deste problema. 

Enviado por Andrea Tican Fernandes. Fonte e mais informação: ASBIHP LinkedOut

Sem comentários:

Enviar um comentário