domingo, 7 de junho de 2009

A COLUA VERTEBRAL E TETRAPLEGIA


A coluna vertebral apoia a cabeça e inclui a espinal medula.

A coluna vertebral é composta de 26 ossos individuais, estes ossos são referidos como vértebras. A coluna vertebral é dividida em 5 diferentes áreas que contêm grupos de vértebras e são agrupadas do seguinte modo:

7 vértebras cervicais no pescoço.

12 vértebras torácicas na parte superior das costas correspondentes a cada par de costelas.

5 vértebras lombares na parte inferior das costas.

5 vértebras sacrais que se fundiram para formar o chamado 1 osso sacro.

4 coccígea vértebras que são fundidas para formar o cóccix ou tailbone.

As vértebras são referidas pelo seu nome e número, contando a partir do topo da coluna vertebral como se segue:

As vértebras cervicais são C1 - C7

As vértebras torácicas são T1-T12

As lombares são L1 - L5

O sacro e cóccix não têm números e cada uma é pensada como um osso. O canal espinal estende-se do forame magno até o hiato sacral, no seu interior está a MEDULA ESPINAL.

TETRAPLEGIA acontece quando há uma lesão medular nas vertebras cervicais C1 a C7. A medula espinal funciona como uma autoestrada, para transmissão rápida dos impulsos nervosos entre o cérebro e o sistema nervoso periférico. Quando acontece uma lesão a transmissão é cortada e ordens do cérebro são ignoradas. Daí a perda total dos movimentos e da sensibilidade (total ou não) do tronco e dos membros superiores e inferiores.
Fonte: SCML

10 comentários:

  1. Muito ilucidativo, penso que para quem teve a infelicidade de ser vítima, mas principalmente para que desconhece totalmente a Tetraplagia.

    Não querendo mudar de assunto, até porque tem muito a ver com os assuntos deste blog, VAMOS TODOS VOTAR, hoje para as europeias.

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns pelo trabalho maravilhoso que está fazendo,que é passar para todos o que você sabe.E melhor ainda, você está sempre buscando e repassando.
    Um grande abraço.
    Noêmia.

    ResponderEliminar
  3. qdo. se descobre um cancer na 6º e 7º vértebra, podendo atingir a medula, a pessoa fica sem os movimentos das pernas ou dos braços tambem.

    ResponderEliminar
  4. qual a possibilidade de um cancer na c6 e c7 acometer a medula, quanto tempo isso leva? e se isso acontecer vai para corrente sanguinea e há metastase?

    ResponderEliminar
  5. Viva,
    só com estes dados é impossível responder suas dúvidas.
    Diga-me por exemplo: câncer foi detectado há muito tempo...foi removido...seu tamanho e abrangência...atingiu a medula e a lesionou...?

    Desculpe só agora responder, mas devido volume e-mails ser enorme vou respondendo conforme posso.

    ResponderEliminar
  6. é possivel alguem com uma lesão na c6 voltar a andar?

    ResponderEliminar
  7. Não existem dois casos iguais. Se me perguntar se conheço algum caso? Digo-lhe que sim. Mas mais não consigo responder-lhe. Talvez em 1.000 aconteça 1 caso. Mas depende de imensas circunstãncias e é impossível responder SIM OU NÃO.
    Fique bem e boa sorte

    ResponderEliminar
  8. Oi a minha sobrinha foi atropelada ontem e teve uma lesão na c6, mas ela sente o toque nos pés, ela vai ter que fazer uma cirurgia ainda, há possibilidade dela ter uma recuperação boa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eliana, tudo é possível. Só o tempo lhe dará essa resposta.
      Interessa é continuar a reabilitação e manter a esperança.
      Boa sorte

      Eliminar