domingo, 21 de junho de 2009

COMUNICAÇÃO HOSPITALAR


A formação de médicos e enfermeiros para comunicar notícias negativas aos utentes não é uma prioridade dos Hospitais Portugueses: apenas 33% o fazem, ou seja, somente 3 em cada 10 unidades de saúde. No total, 71% das instituições sentem necessidade de formação específica em técnicas de comunicação. Estas são algumas das principais conclusões reveladas pelo 1.º Estudo Nacional “Comunicação Hospitalar em Portugal”, realizado junto de 90 Hospitais gerais, públicos e privados, de todo o país. Uma iniciativa conjunta da Breathe Health®, divisão de saúde do Grupo Inforpress, e Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa.

Os resultados da investigação foram apresentados esta semana, na ENSP, a que se seguiu uma mesa redonda “A definição de médico competente engloba a vertente do ‘saber’, conseguir transformar ‘saber em acção’ e habilidade de comunicação. A ciência de tratar, que é o fim da medicina, exige grande competências comunicacionais e é fundamental a comunidade médica ter esta premissa presente. Em última instância, um médico que não sabe comunicar eficazmente é um profissional incompleto”, considera o Dr. Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos”.

Acontece Srº Bastonário que maioria dos médicas são inatingíveis para seus pacientes. Contacta-los para saber algo só através familiares que muitas vezes vindos de longe com todo o incomodo que isso implica, e não encontram nunca o Senhor Doutor disponível.

Eu recebi a bombástica noticia que era tetraplégico muitos dias depois de continuamente perguntar qual era meu problema. E um belo dia um Senhor Doutor teve tempo de friamente me dizer: TU NUNCA MAIS VAIS ANDAR JOVEM. Ao acordar segundos depois e tentar ver se era sonho. Senhor Doutor já não estava. Isto em 1991. Fico muito triste por muitos Eduardos e Marias que assim ainda aconteça.

“As conclusões do estudo são muito claras e confirmam o diagnóstico inicial. Os Hospitais estão despertos para a importância da comunicação, mas não estão a formar os especialistas para essa área. Num universo em que o factor comunicacional tem um peso preponderante, é imperativo que as administrações não se fiquem pela preocupação e materializem esse sentimento através de investimentos e acções concretas de comunicação”, defende o Prof. Paulo Kuteev-Moreira, Professor da ENSP e Coordenador Científico do estudo.
Fonte:Inforpress

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