domingo, 7 de junho de 2009

ESPASTECIDADE

Todos nós sabemos bem o que são ESPASMOS, aqueles movimentos bruscos e involuntários que nalgumas vezes quase nos atiram da cadeira ao chão e que sempre aparecem sem aviso prévio .Quando ocorre um ferimento na medula espinal, o corpo entra em choque espinal. Durante este tempo ocorrem mudanças nas células nervosas que controlam a actividade muscular.
ESPASTECIDADE é um exagero dos reflexos normais que ocorrem quando o organismo é estimulado em determinadas maneiras. Em um corpo dito normal, um estímulo na pele é sentido, e um sinal sensorial é enviado para o arco reflexo que viaja para o cérebro através da medula espinal, o cérebro, em seguida, avalia o estimulo, e se o sinal enviado não é perigoso, há um sinal inibitório estabelecido na espinal medula, que anula o reflexo do movimento do músculo.Em uma pessoa com uma lesão medular este sinal é bloqueado pelos danos estruturais na medula, e os reflexos naturais são autorizados a continuar resultando em uma contracção do músculo.
A melhor maneira de gerir ou reduzir espasmos excessivos é a fisioterapia diária. Existem medicamentos utilizados para tratar a espasticidade. Todos têm alguns efeitos colaterais e não eliminam completamente a espasticidade.
Atenção que espastecidade também pode servir como um mecanismo de alerta para identificar dor ou problemas em áreas onde não há nenhuma sensação. Muitos de nós sabemos que temos uma infecção urinária, um problema na pele ou outro problema qualquer devido aumento dos espasmos musculares. Por estas razões, o tratamento é geralmente iniciado apenas quando espasticidade interfere com o sono ou os limites da capacidade funcional de cada um de nós.
A cirurgia é muitas vezes indicada no tratamento da espasticidade grave. Outro tratamento da espasticidade grave é a implantação de um infusor intratecal de Baclofeno. A bomba fornece uma quantidade de Baclofeno programável directamente para o fluido em torno da medula espinal. A droga, em seguida, inibe o sinal no arco reflexo da medula e para a estimulação do músculo para espasmo. Porque a droga é entregue directamente à medula espinal, uma pequena quantidade pode ser usada em comparação com uma grande quantia que poderá ter de ser tomado por via oral. Quando uma bomba Baclofeno é implantada, os tratamentos orais são geralmente parados.
Posso adiantar que eu tomo Lioresal 25mg ( aí está o Baclofeno em acção) comprimidos e tem resolvido meu problema com espastecidade.

6 comentários:

  1. Sou tetraplégico (7anos) e pela segunda vez isto acontece cmg. Uso blaclofeno (comprimido) mas pras pernas... minha barriga ficou dura hj e tremendo quando eu respirava fundo... muito medo... E cada movimento tbm, sentar-me na cadeira. Achei Q teria um troço.
    Tomo blaclofeno, oxibutinina, carbamazepina e diazepan 10mg. O Q fiz de errado hj? Sensação horrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem calma.
      Isso pode acontecer por variadíssimas razões. Espera para ver se passa. Se não passar consulta o teu médico.
      Melhoras

      Eliminar
  2. Olá Eduardo,
    Antes de mais quero agradecer do fundo do coração o contributo que dás com o teu blogue, que esclarece tantas dúvidas (a mim tem-me ajudado muito) e que dá noções do que é estar na tua situação e na situação de tantos portugueses.
    Com isto queria pedir-te ajuda, pois o meu pai caiu há 3 meses e ficou tetraplégico. Já tem 83 anos e está a ser muito complicado estar nesta situação pois ele era muito activo. A idade era apenas um número no caso dele.
    Agora andamos todos muito perdidos. Tentamos confiar em médicos e assistentes sociais, mas eles não vivem o que o meu pai e o que tu vives todos os dias. Na passada semana deram-lhe alta do hospital (estava no hospital de Santa Maria) e ag encontra-se numa unidade de cuidados continuados.
    Bem, mas vou à minha questão, desde que caiu ficou logo com espasmos. Inicialmente pequenos, mas têm vindo a piorar e a tornar-se muito fortes. Antes de sair do hospital pareciam mais controlados através de medicação mas com a mudança para o unidade os espasmos aumentaram mt... pelo que referes no post com fisioterapia e medicação poderão ser controlados é isso? Irá melhorar com o tempo? A lesão é recente, mas não é bom estar com tantos espasmos e tão fortes pois não?
    Mais uma vez obrigada por todo o contributo e esclarecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Júlia, é dificil opinar, de qualquer modo posso acrescentar que essa intensidade pode ser devido a algum problema como por exemplo: obstipação, infeção urinária, alguma dor...
      Se for o caso serão temporários, caso se mantenham convém consultar um fisiatra ou outro especialista.
      Já tentaram uma consulta num dos centros de reabilitação?
      Caso o deseje pode-me contatar através do e-mail: tetraplegicos@gmail.com
      Melhoras para o seu pai e um abraço solidário.

      Eliminar
  3. Olá Eduardo, como vai? Amigo, sou lesionado medular a 3 anos, ultimamente tenho tido muita espasticidade, tem afetado até meu sono, pois não consigo dormir, tenho que dobrar as pernas para aliviar, na cadeira de rodas tem hora que chego a quase cair. Estou na dosagem máxima de baclofeno, 2 comprimidos de 8/8 horas. Não sei mais o que faço, tem afetado minha rotina na faculdade e trabalho. Me dê uma luz por gentileza. Um forte abraço

    ResponderEliminar
  4. Ultimamente quase não durmo... Espasmos fortes...

    ResponderEliminar