terça-feira, 16 de junho de 2009

TEMPERATURA E TETRAPLEGIA

Com chegada do calor chega o sofrimento na maioria dos tetraplégicos com temperaturas altas e nossa dificuldade em controlar super aquecimento nossos corpos. Vamos esclarecer esse assunto um pouco mais:

Um corpo sem lesão medular é capaz de manter uma temperatura corporal constante, seja qual for a temperatura ambiente. Em um ambiente quente, o corpo envia um sinal para o cérebro através da medula espinhal, para informar o corpo do super aquecimento, o cérebro envia um sinal de volta para baixo da espinal medula e diz para esfriar o corpo por si mesmo, transpiramos o suor evapora e refresca a pele.

A maioria das pessoas com lesão medular completa, não transpira abaixo do nível da lesão e muitos nem sequer acima da lesão (embora possam transpirar devido a disreflexia autonômica). Com a perda da capacidade de transpirar torna-se necessário controlar nossas condições ambientais. Portanto, se estivermos sujeitos a uma temperatura alta, especialmente quando humidade é grande, a temperatura corporal começa a subir..Alguns dos sintomas de super aquecimento que eu sinto, são dor de cabeça, congestão nasal, sensação de desmaio, um enorme mal estar, fadiga e reduzida concentração. Se não for possível estar num lugar com ambiente controlado por um aparelho de ar condicionado, uma das melhores maneiras de uma pessoa com uma lesão medular arrefecer é ter uma toalha molhada fria envolta em torno da parte de trás do pescoço e substitui-la sempre que ficar quente. A pele também deve ser molhada para baixo lesão para permitir que a água evapore da pele e, consequentemente arrefecer o corpo em baixo. É um pouco como transpirar artificialmente. Também ajuda ter um spray com água e molharmos a cabeça e ombros várias vezes com água fria para arrefecermos corpo e beber bastantes líquidos frios (principalmente água), comer regularmente. Para a congestão nasal, eu uso um descongestionante nasal, e é surpreendente quão efectivo isto pode ser pelo resfriamento do corpo abaixo lesão.

27 comentários:

  1. oi me chamo sumika e estou com meu irmão de 14 anos passando por isso. Ele sofreu um trauma raqui medular, e estamos passando um sufoco. gostaria de informações sua dos acontecimentos. Obrigada
    sumikac@click21.com.br

    ResponderEliminar
  2. Olá me chamo Sales. Esta sensação térmica inconstante é comum. Pois eu sofri uma lesão a nível torax e sinto muito calor ou muito frio.O melhor a fazer é procurar um neurologista.

    ResponderEliminar
  3. É verdade Sales, infelizmente é bem comum.

    Eu próprio sofro imenso.

    ResponderEliminar
  4. Oi me chamo Ana Claudia, meu namorado esta tetraplegico ha 2 meses, possui movimentos incoordenados de MMSS apenas... esses sintomas de calor e tremores de frio sao exatamente os q vc descreveu... no começo fiquei desesperada, pois nao tinha esse conhecimento...
    Mtoooo obrigada pela informaçoes.... sucesso pra vc sempre

    ResponderEliminar
  5. Ana, as nossas dificuldades com temperaturas extremas são normais.
    Mas veja se temperatura corporal do seu namorado está normal.
    É que infecções, obstrução intestinal, etc. também podem causar esses sintomas.

    Em geral os suores frios dão-se com mais frequência nos primeiros 8 meses pós lesão. Podendo inclusive após isso deixarem de existir.

    Importante é ter seu namorado acompanhado por especialistas e desde que não tenha febre e nem pressão alta, tudo estará bem.

    Saúde e força para vc's.

    ResponderEliminar
  6. Um grande abraço amigo Jorge...eu é mais frio!Do calor gosto

    ResponderEliminar
  7. Pedro, eu é com frio e calor.
    Um sufoco! rs

    Fica bem e vai aparecendo.

    ResponderEliminar
  8. olá eduardo com o meu filho é a mesma coisa tanto sofre com frio como com calor ando sempre aflita com isso

    ResponderEliminar
  9. Geralmente acontece com a maioria. Eu fico sem reação com temperaturas extremas.
    Ar condicionado é melhor solução para mim. Aquecedores nunca resolveram.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  10. Olá meu nome é Rafael e fiquei tetraplégico vai fazer 2 anos dia 28/04 e eu tenho muito frio e suor quando pegam na minha mão é gelada como se tivesse tirado da geladeira a minha lesão c6 c7 será que um dia esse frio acabara ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael, se o frio acontece em dias de temperatura alta não é normal, eu só tenho frio nos dias frios. Suor esse acontece a qualquer altura. Veja com o seu médico o que se passa.
      Tive suores e frio continuo só nos primeiros meses após lesão, agora tenho esporadicamente, mas frio só no inverno.

      Eliminar
    2. Tambem tenho isso minha lesão e c6

      Eliminar
    3. Se Vc souber de alguma medicação me passa tenho esses mesmos sintomas

      Eliminar
  11. Sou tetraplégico a 10 anos e realmente isso é complicado.. A única coisa estranha é que eu suo de mais... principalmente quando urino.. e sei que dor ñ é.. porque quando sinto dor a reação vai p/ minha cabeça ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diego, urina normalmente ou esvazia a bexiga através de algália?
      Fique bem

      Eliminar
  12. Boa noite,eu estou lendo os comentarios de vcs e esta mr ajudando muito a entender,tenho um filho de 14 anos a 6 meses ele ficou trtraplegico e esta sendo muito dificil esse periodo de calor principalmente ppor nao termod condiçoes de ter um ar condicionado.eu queria saber se eu poderia colocar ele nums piscina pequena para ele se refrescar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que pode. Eu quando estou na rua refresco-me atirando água gelada para o pescoço e cabeça.
      Boa sorte.

      Eliminar
    2. Boa tarde, estou tetraplégica e me sinto muito mal com frio, mesmo. Com calor já não. Meu corpo responde muito bem, cada lesão é uma lesão! Sinto me ótima com calor. Já aconteceu, de umas quatro vezes, ter muito calor e por o ar condicionado, mas gostei! Caroline

      Eliminar
  13. Valeu pela dica do splay de água, vou carregar um para aliviar o calor do meu filho tetraplégico.No frio aprendi que cachecol ajuda a diminuir o frio intenso.

    ResponderEliminar
  14. Sou tetraplégico C5 e suo muito, sem infecção nenhuma, todos os exames de rotina normais.
    Acho que sou azarado mesmo gostaria de não suar.
    Alguém passa por isso?

    ResponderEliminar
  15. Meu nome e Gilvan.
    Estou tetraplégico já alguns anos e tenho suado por bastante tempo tanto faz no inverno ou verão, tenho suor no rosto, tanto que sempre tenho uma toalha para enxugar, minhas camisetas fica ensopadas e minhas mãos ficam geladas demais e também abaixo do joelho e pés, minha lesão e C5 parcial. Já fiz todos os tipos de exames e está tudo normal.
    O que eu acho mais estranho e que essa sudorese só acontece com eu sentado, e só deitar some a sudorese e mãos e pés voltam a ficar normal.
    Alguém pode me ajudar a resolver ou dar um caminho para eu seguir.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gilvan, será que não tem nenhuma região na nádega a criar ferida? Se quando se deita passa esse suor excessivo é porque o problema acontece quando está sentado. Pode estar a sofrer algum problema que lhe causa dores. Obstipação, problema numa articulação, almofada antiescaras inapropriada...
      Boa sorte

      Eliminar
  16. Ola meu nome e Clodoaldo,sou tetra,sinto MUITO calor mesmo me molhando o calor e de mais,não teria algum tipo de medicamento que pudesse amenizar isso?

    ResponderEliminar
  17. Me chamo leandro minha lesão e nivel c6 ha 9 anos e quando estou sentado e em poucos minuto ja estou todo suado e frio e muito ruim isso quem souber de alguma medicação etc chama no zap 031992434999 obrigado

    ResponderEliminar