sábado, 9 de janeiro de 2010

HOSPITAL DE ABRANTES


Uns dia atrás tive um problema grave urinário e tive que ir pela primeira vez a umas urgências.

Depois de telefonicamente ter contactado meu médico particular e ter sido observado em casa por um enfermeiro foi-me aconselhado ligar urgentemente para o 112 porque teria que ir urgente ás urgências do Hospital de Abrantes. Fi-lo.
Doutora que me atendeu e após me ouvir reforçou a necessidade de me deslocar urgências. Deu-me número de telefone dos bombeiros voluntários de Abrantes.
Explicou-me também que INEM só nos socorre em caso de vida ou morte. Noutros casos, será sempre bombeiros.

Liguei para bombeiros e depois de explicar minha situação, primeira coisa que me dizem é que tenho que pagar o transporte.
Ainda pergunto se tinha que ser logo que chegassem a minha casa. Respondem que não, que depois receberia factura em casa.
Chegaram rápido á minha casa, transportaram-me até urgências. Lá fui atendido rapidamente e muito bem.

Fiz análises, detectaram uma grande infecção e medicaram-me.
Como sou segurado, e sabendo que teria que pagar transporte para casa outra vez caso chama-se bombeiros. Requisitei via telefone transporte á minha seguradora. Imediatamente chegou ambulância da Cruz Vermelha que me trouxe a casa a mando da seguradora.

Dias depois chega-me a casa factura para eu pagar do transporte da minha casa ás urgências do Hospital de Abrantes feito pelos bombeiros.

Sendo eu totalmente dependente, tinha que ser transportado em maca, porque na situação grave que estava não poderia sentar-me na cadeira de rodas e minha situação de saúde foi provado que era grave.
Situação que em principio seria o suficiente para que médico de serviço autoriza-se meu transporte e nesse caso em principio seria o Serviço Nacional de Saúde a suportar despesas de transporte e não eu.

QUESTÃO QUE PONHO AQUI E QUE ME REVOLTA, É PORQUE PESSOAS DEPENDENTES E NOS CASOS QUE SE PROVE A NECESSIDADE DA SUA IDA ÁS URGÊNCIAS, PORQUE TEMOS QUE PAGAR?
NÃO ACEITO.

Com factura na mão contactei bombeiros e quis saber o porquê de eu não ter direito a transporte, respondem que Câmara Municipal (bombeiros são municipais) é que tem a factura e só ela me poderá esclarecer.
Contacto câmara, respondem que não há excepções e que todos pagam. Não satisfeito quis ouvir opinião da Acção Social. Muito prestáveis, mas com muita falta de informação também.

Tento INEM, informam-me que não lhes cabe a eles resolverem esta situação. Viro-me para Hospital de Abrantes e tento saber porque nós dependentes e em situação provada da gravidade do nosso problema de saúde porque temos que pagar?
Moça administrativa responde-me: OLHE, ATÉ EU QUE VIM COM MINHA AVÓ SEM PODER SE MEXER SEMANA PASSADA ÁS URGÊNCIAS TIVE QUE PAGAR…
Bem elucidativo. Desisti de mais perguntas.

Resolvo enviar uma exposição do caso para: Presidência da República, INR, ERS, DGS, etc., a pedir esclarecimentos sobre episódio. Quero muito conhecer a lei que permite tais barbaridades. Recebi alguns dados. Mas nada esclarecedores. Cheguei á conclusão que lei é omissa e muito confusa.

Esta semana também recebo em minha casa a Assistente Social da minha área com exposição que enviei. Veio certificar-se da veracidade do facto e ouvir-me pessoalmente.
Pelo menos assunto está vivo. Veremos…

Como explico acima, eu sou segurado e minha seguradora cobre todas estas despesas. Inclusive a factura que paguei à câmara do transporte ás urgências, companhia devolveu-me o valor pago por mim.
Mas não é por eu não ter que pagar que ficarei calado. Acho uma tremenda injustiça e por isso continuarei a luta para que estes episódios não se repitam.

Até porque sempre pensei que toda a pessoa dependente que recorressem a umas urgências e provada a necessidade da mesma, esse transporte seria da responsabilidade SNS.

9 comentários:

  1. Ora vejam só! Além de inteligente, antenado e aguerrido vc tbém é modesto e tem um acentuado senso de humor, imprescindível em todas as situações de nossas vidas. Sob todos os aspectos penso q "rir ainda é o melhor remédio". Qto às roupas do post anterior certamente q te ficarão muito bem, tens vaidade sob medida, medida certa! Qto ao dodói, há de passar logo. Há grande poder em sua essência e isso é auto curativo. Até..

    ResponderEliminar
  2. Caro Eduardo, Obrigada eu, pelas colocações tão gentis. Menciono 4 verbos q usastes e q muito gosto pela singular beleza e força : Absorver, arrebatar, acreditar e AMAR...Assim não vale! rs Abraços !

    ResponderEliminar
  3. Temos que parar com esta troca de galhardetes.

    Além de não me sentir confortável não me quero habituar...Já viu se me torno convencido? Já tenho tantos defeitos...

    Dodói já passou. Obrigado. Mas não com o poder da minha essência. (bom nome comercial para um genérico qualquer)rsr Mérito do Srº antibiótico.

    Fique bem e continue assim bem disposto.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Eduardo,
    É sem dúvida nenhuma uma vergonha e estou solidária, continua a lutar, pois é assim que o nosso Pais funciona, falta de informação e jogo do empurra. Não desistas vai à luta que a solução há-de surgir!
    Cumprimentos,
    S

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Anónima, se ficarmos quietos é que nada mudará.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  6. Olá Eduardo, sabe o que lhe digo? Essas questões não merecem atenção por parte de quem as tutela,nem interessa aos canais televisivos debater questões tão profundas como estas, mas convenhamos quando que se consegue chegar a um orgão de comunicação social que encontre algum sensacionalismo, aparecem todas as respostas! Tente o Nós por cá ou outro canal, mas não desista, eu tenho um familiar nas mesmas condições e a passar as mesmas dificuldades. Com consideração e respeito. ARM

    ResponderEliminar
  7. ARM, eu entendo-o, só que quando se trata de exposição/órgãos de comunicação nem sempre lhes interessa a noticia, mas sim exporem o "coitadinho". Já recusei um programa de TV exactamente porque sei como funciona, e produtor não aceitou minhas regras.
    Eu esgotarei primeiro todas as possibilidades. Esta 3ª Feira dia 22 já tenho uma reunião confirmada com a Senhora Presidente da Câmara de Abrantes. Veremos...
    Obrigado pelo carinho e força.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  8. Sofre deficiente motor, sofre, porque neste país que se diz que está na cauda da europa, mais tem parecença com o terceiro mundo.
    Desse mal, e outros, me queixo eu em relação às minhas consultas e fisioterapia, para o fazer, pago e não bufo.
    É calamitoso a situação do deficiente em Portugal, e ainda apregoam melhorias no sector da saúde, onde está?

    Eduardo, tenha força e coragem, não desanime.

    Forte abraço desde Leiria.

    ResponderEliminar
  9. É Mghorta, parece que as dificuldades e barreiras são cada vez mais. Todos os dias mais e mais obstáculos a ultrapassar.

    Obrigado pela força e comentário.

    Fique bem.

    ResponderEliminar