Não ocorrem muitas vezes, mas os acidentes vasculares cerebrais também atingem as crianças. Só no ano passado, em Portugal, terão ocorrido mais de 50 casos.
Noticia: Anditec Fonte: RTP1
Na próxima quarta-feira comemora-se o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) que é a causa de morte de três pessoas por hora, num total de 36 por cento da população portuguesa
De acordo com dados revelados pela agência Lusa, ocorrem em Portugal cerca de 400 acidentes vasculares cerebrais por dia, dos quais 20 por cento são mortais, o que equivale a três mortes por hora, e 60 por cento deixam as vítimas incapacitadas.
Pedro Monteiro, especialista dos Hospitais da Universidade de Coimbra afirma que devido “à enorme incidência de acidentes vasculares cerebrais e a elevada mortalidade e incapacidade que causam é garantidamente um problema de saúde pública” e sublinha que as campanhas de prevenção não estão a atingir o seu objectivo de reduzir a ocorrência dos AVC.
Associados a este problema estão factores como a hipertensão arterial e as arritmias cardíacas que, segundo Pedro Monteiro, podem provocar coágulos na corrente sanguínea que se poderão deslocar para as artérias do cérebro e provocar os AVC.
“Um simples electrocardiograma permite diagnosticar parte importante dessas arritmias” esclareceu Pedro Monteiro.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário