quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E1 Ecodrive: Carro adaptado a utilizadores de cadeira de rodas


O E1 Ecodrive é um concept car eléctrico que foi desenvolvido por um grupo de designers Colombianos, liderado por Juan Mendoza. Este concept destaca-se pelo facto de este carro eléctrico estar a adaptado e poder ser conduzido por uma pessoa numa cadeira de rodas.

A ideia é proporcionar um meio de transporte o mais acessível possível, para que as pessoas com deficiências motoras o possam utilizar sem qualquer tipo de ajuda, nem para entrar nem para sair. Isto deve-se ao uso de uma engenhosa porta dianteira que faz lembrar a do BMW Isetta de outros tempos.

Os passageiros podem aceder a qualquer um dos quatro lugares através de uma porta lateral. Este tipo de veículo para já é apenas um estudo, mas que precisa obviamente de fundos e um construtor interessado no seu fabrico. Permitiria por exemplo funcionar como táxi, sendo o condutor uma pessoa com deficiências motoras, mas podendo assim exercer uma profissão que normalmente não poderia com um veículo normal.

Mais informação: Veículos Eléctricos

3 comentários:

  1. Caro Eduardo, uma ideia interessante. Para lá de conduzir ainda poderia exercer uma profissão. Mas quanto custará esta máquina se for posta em produção?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Terá sempre um preço incompatível com nossas miseras reformas.
    Em Portugal o Canta: http://tetraplegicos.blogspot.com/2010/02/canta-veiculo-conduzido-atraves-da.html é fornecido ao abrigo do SAPA. Qualquer pessoa que estude, trabalhe e ou viva isolada pode requisita-lo.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Eduardo pelo esclarecimento.

    Saudações

    ResponderEliminar